Como um psicólogo pode ajudar com a insônia?

Categoria dos serviços da psicóloga: ansiedade
Como um psicólogo pode ajudar com a insônia

A insônia é um mal pelo qual vários de nós passamos na vida. As noites em claro – seja porque não conseguimos dormir nunca ou porque acordamos no meio da noite e não conseguimos retornar ao sono – afetam o bem-estar de várias maneiras: quem tem insônia chega cansado no trabalho, não consegue estudar porque perde a concentração, tem problemas de memória e fica consideravelmente mais mal-humorado.

Por isso, se você está passando por essa situação, é essencial que busque um tratamento. Você sabia que um psicólogo pode ajudá-lo?

O que gera a insônia?

A insônia pode ser causada por muitos fatores. Um deles é a aquisição de maus hábitos relacionados ao sono: dormir com claridade ou barulho, dormir muito tarde para acordar cedo, não ter uma rotina noturna adequada. Ela também pode estar relacionada a outros hábitos, como a alimentação inadequada, a falta de exercícios e o estresse constante.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de ansiedade? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Além disso, esse problema acomete em pacientes que têm depressão, e muitos sofrem do contrário, a hipersonia, quando se dorme muito mais do que o normal. Pesquisas sugerem que pessoas que sofrem de insônia têm dez vezes mais chances de terem depressão, e a insônia pode ser tanto uma causa quanto uma consequência da doença.

Outro problema que pode causar insônia é a ansiedade. Tanto em relação a outras atividades, como ficar ansioso com uma prova, ou com relação ao sono, como ficar ansioso porque não vai dormir o número suficiente de horas pode levar a uma noite em claro. É importante identificar a causa de sua ansiedade para saber como eliminá-la.

Um psicólogo pode ajudar?

Seja qual for a causa da insônia, um psicólogo pode ajudar a tratá-la. Em primeiro lugar, o profissional vai ajudar o paciente a descobrir o que está causando a insônia, e só então, junto a ele, vai procurar uma solução. Se o problema for causado por maus hábitos, ele pode ajudar o paciente a mudar seu comportamento para melhorar a qualidade do sono.

Psicólogos são também licenciados para tratar de indivíduos que sofrem de ansiedade e depressão, procurando a melhor maneira de cuidar da saúde do paciente e eliminar a insônia pela raiz. De acordo com pesquisas, procurar ajuda psicológica é mais eficiente do que tomar pílulas para dormir como forma de tratamento para insônia.

O que será trabalhado na terapia?

Na terapia, você vai conversar com seu psicólogo sobre sua saúde física e emocional, seus problemas, crenças e hábitos. A partir disso, ele pode começar a identificar o que está causando o estresse, a ansiedade ou o que mais estiver interferindo no sono.

Ele também pode pedir que você escreva um diário de sono, descrevendo sua rotina e comportamentos noturnos. A partir disso, vai identificar padrões que possam estar interferindo e ensinar algumas técnicas de relaxamento, como exercícios de alongamento e respiração, que vão ajudá-lo a ficar mais tranquilo para dormir a noite toda.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.