Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Problemas na adolescência e a ajuda necessária dos pais

Problemas na adolescência: como ajudar seus filhos a lidar com eles

Os pais têm papel fundamental na formação de jovens, identificando os problemas na adolescência e fornecendo as melhores orientações para uma vida saudável.

A fase que separa as crianças dos adultos é uma das mais difíceis para o ser humano. São inúmeras descobertas, cobranças e necessidades de autoafirmação, que, às vezes, desencadeiam problemas na adolescência.

Para contribuir para a melhor formação, cabe aos adultos estarem atentos a estes problemas e ajudarem seus filhos a lidar com eles. Mais importante ainda é fornecer as melhores informações para a formação do caráter e discernimento dos adolescentes, para que eles possam também tomar as decisões mais acertadas.

Como forma de contribuir neste processo, preparamos este artigo com algumas dicas que poderão ser fundamentais. Leia agora mesmo!

Dicas de como lidar com problemas na adolescência

Gerencie o estresse

Cobranças na escola, eventos sociais, atividades extracurriculares: tudo isso cria um ambiente estressante na mente dos adolescentes, que nem todos sabem como lidar. Segundos psicólogos, muitos deles vinham de uma vida muito dependente dos pais e, a medida que a cobrança vai se intensificando, somada a falta de gestão de tempo por parte deles, tudo se torna ainda pior.

Valor Consulta Psicóloga Karla






Não quero informar nome ou e-mail





Para evitar que isto torne-se um problema sério na vida dos adolescentes, cabe aos pais ajudarem a seus filhos a compreenderem suas responsabilidades e a lidar corretamente com as cobranças, sem que isto afete suas vidas pessoais. Afinal de contas, a vida adulta e profissional é marcada pela cobrança e os profissionais mais resilientes são os que mais se destacam no mundo corporativo.

Leia também>>> Qual o melhor momento para buscar terapia

Apresente modelos positivos

Uma das melhores formas de moldar o caráter dos jovens é pelo exemplo. Por isso, insista para que ele procure modelos positivos para estilo de vida. Infelizmente, com a Internet, o que mais surgiram são exemplos de pessoas que acabam distorcendo os reais valores que a vida exige. E o resultado pode ser desastroso para os nossos jovens.

Para evitar que nossos adolescentes sigam por este mau caminho, é hora de apresentarmos a eles melhores exemplos, para que deem a melhor orientação para o seu futuro. Isso, por si só, já ajuda a resolver muitos problemas na adolescência.

Uso de entorpecentes

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Nossos jovens têm buscado cada vez mais a autoafirmação e isto está diretamente ligado ao uso de álcool e outras drogas. Esta busca por entorpecentes, sejam eles lícitos ou ilícitos, deve-se também aos maus exemplos que eles têm seguido ou assistido.

Cada vez mais este grave problema tem afetado nossos jovens e, como adultos, temos papel fundamental em auxiliá-los a buscar solução. Por mais que seja assunto debatido exaustivamente, cabe a nós mostrarmos a eles os males que o álcool e as drogas causam no organismo, e que podem desencadear problemas ainda maiores. Se necessário, a ajuda profissional de um psicólogo pode ser usada.

Bullying

Ao contrário do que muita gente diz, o bullying segue como um grande problema. E para quem sofre com isto acaba desenvolvendo uma série de distúrbios que podem prejudicar de forma permanente a vida dos jovens.

Muitos pais, às vezes, não conseguem enxergar estes problemas em seus filhos, e na maioria das vezes, os jovens também acabam não relatando aos pais que sofrem com o bullying – que nem sempre é físico, podendo ser psicológico e, mais atualmente, o cyberbullying.

Devemos estar atentos a isto, se não pelo fato de nossos adolescentes estarem se suicidando nos piores casos.

Atividade sexual

A cobrança dos amigos pela afirmação sexual é outro fator que pode desencadear problemas e transtornos em nossos jovens. Cada vez mais, há essa necessidade de autoafirmação, de parecer “descolado” e querer pertencer a um grupo.

Como adultos, devemos dar todo o suporte aos adolescentes, conversar abertamente sobre sexualidade e mostrar que isto não pode ser uma cobrança da sociedade, mas, um fator que terá o momento certo para ocorrer, e que será da melhor forma possível.

Soluções para os problemas na adolescência

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Como é possível perceber, são vários os dilemas, dificuldades e necessidades que afetam os adolescentes. Com a falta de diálogo, atenção e informações, alguns problemas podem ser potencializados e se transformar em sérios transtornos físicos e psicológicos, sendo necessário auxílio de um psicólogo para o tratamento.

Por isso, os adultos têm papel fundamental na busca por soluções e de servir de amparo para os adolescentes, fornecendo as melhores informações e contribuindo para que suas decisões sejam sempre acertadas. Haverá muitos erros, mas eles devem contribuir para o fortalecimento pessoal dos jovens.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Adolescência tardia: o medo de se tornar adulto

    Adolescência Tardia
    Lidar com a adolescência tardia é uma tarefa que querer muita energia, pois de acordo com psicólogos essa fase pode durar anos.
  • Depressão em adolescentes

    Depressão em Adolescentes
    Depressão em adolescentes é comum. A adolescência é uma fase complicada, de muitas descobertas. É comum adolescentes apresentarem mudanças comportamentais
  • Terapia para Adolescentes

    Terapia para Adolescentes
    Terapia para adolescentes pode ser muito importante em alguns casos. Adolescência é uma fase delicada, de transição e novas descobertas. Entenda.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *