5 dicas para fortalecer a mente e trabalhar melhor

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia

Para fortalecer a mente e torná-la potente, você precisa exercitá-la. Aqui vão algumas dicas valiosas.

Fortalecer a mente e trabalhar melhor

O nosso cérebro é como uma máquina. Ele trabalha bem desde que todas as suas funções estejam em dia. É comum nos defrontarmos com super estímulos diários que visam chamar a atenção dos nossos sentidos. Mas, segundo os psicólogos, nem todos eles são saudáveis. Veremos a seguir quais são as dicas para fortalecer a mente de forma ideal.

Como vimos, o nosso cérebro é adaptável, mas ele precisa de estímulos para continuar exercendo sua melhor função: coordenação. Para isto, os caminhos ideais para fortalecer a mente passam por alguns tipos de atitudes e de práticas.

5 dicas para fortalecer a mente

1. Estimule os hemisférios

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Nosso cérebro possui dois hemisférios: um associado à lógica e raciocínio e outro ligado à criatividade. Os processos neurais acontecem em ambos, mas, é comum que as pessoas apresentem mais atividade em um do que no outro.

O hemisfério esquerdo pode ser estimulado por meio de exercícios lógicos de matemática, de memorização de números, aprender línguas novas. Tudo isso, além de fortalecer a mente, ainda revigora o sistema imunológico.

O hemisfério direito é responsável pela relação “emocional” das situações e pela criatividade. A visão mais intuitiva da realidade pode ser estimulada por meio de aspectos que alimentam a nossa imaginação como, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical, pintar etc.

Novas habilidades propiciam reforço neural fantástico! A ideia é criar alternativas ao padrão rotineiro de pensar, observar e agir. Inventar hobbies novos é uma ótima opção.

2. Memorização

Pratique a memorização como se fosse um exercício aeróbico. Escolha trechos ou passagens de livros de assuntos que lhe interessa e vá aprimorando a memorização.

>>> Leia também: Como aumentar o poder de decisão .

A repetição ajuda a fortalecer a mente e, consequentemente, a memória em geral. Utilize letras de música, na sua língua e estrangeiras, recorde o nome das pessoas que você encontra, faça leituras de livros mentalmente e depois tente reproduzir em voz alta. Esses exercícios são excelentes para a saúde do cérebro, retardando males e doenças degenerativas.

3. Poder da visualização

As imagens criadas na mente favorecem à imaginação fluir. Para garantir que uma visualização ocorra de forma correta, disciplina sua mente com as seguintes etapas:

1. Observe e analise o objeto de que se deseja visualizar.

2. Reproduza, de olhos fechados, a mesma imagem em sua mente – com cores, detalhes, sons, etc.

O efeito da visualização é muito importante não apenas para o seu cérebro, mas também para as situações da vida diária.

4. Alimentação e exercícios físicos

A qualidade da alimentação interfere bastante no metabolismo e funcionamento do cérebro. Além dos exercícios mentais, fortalecer a mente com atividades físicas também é importante.

Os benefícios dos esportes regulam o sistema cardiovascular, respiratório e hormonal. As relações de saúde com uma vida sedentária são relevantes para o bom ou mau funcionamento.

A prática de instrumentos musicais como a bateria e percussão são muito interessantes para a coordenação motora, reflexividade, memória, relação cérebro e corpo. Essa energia dos exercícios físicos, promovem um bem-estar geral para uma mente mais tranquila e serena.

5. Descanso e meditação

De nada adianta se exercitar, praticar o bom funcionamento do cérebro se nessa rotina não existe espaço para um descanso. E isso não necessariamente significa dormir. O repouso e a meditação, através de práticas que exigem concentração, silêncio e serenidade, são tão ou mais benéficas do que os exercícios.

Em nosso mundo, cada vez mais informacional e de alta pressão, uma mente forte precisa de foco e descanso. Um sono saudável sem interrupções ajuda a regular as glândulas cerebrais responsáveis pelos hormônios. Evite estimulantes à noite como cigarro, café, eletrônicos etc. Não sobrecarregue seu cérebro e a sua mente!

Para evitar o estresse e a ansiedade, busque práticas como a meditação, excelentes para reduzir a frequência cerebral e estimular de forma saudável as células do cérebro. A meditação é aconselhada pelos melhores especialistas da neurologia. Existem muitos manuais e livros que ensinam as formas corretas de meditação.

Consulte um especialista da saúde mental e invista num tratamento interdisciplinar, como a nutrição e fisioterapia, por exemplo. Eles poderão ajudar você a otimizar melhor o seu dia a dia.

Gostou deste texto? Então você pode se interessar por esse aqui também: Como manter o foco no que realmente importa?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Você tem falado sobre os seus sentimentos?

    Falar sobre os seus sentimentos
    Você tem falado sobre os seus sentimentos? A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado.
  • Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?

    Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?
    Dentre tantas técnicas, abordagens e opções de consultórios e clínicas, como saber qual psicólogo é ideal para o meu caso? Uma dúvida bastante comum quando alguém decide procurar um profissional é se todos os psicólogos são capazes de atender a todas as demandas.
  • Afinal existe uma fórmula para o sucesso profissional?

    Psicólogo e a formula para o sucesso profissional
    Conheça competências que podem ser desenvolvidas como fórmula para o sucesso profissional, conforme texto elaborado por um psicólogo

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.