Newsletter Gratuita
Assine Aqui

5 dicas para fortalecer a mente e trabalhar melhor

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia

Para fortalecer a mente e torná-la potente, você precisa exercitá-la. Aqui vão algumas dicas valiosas.

Fortalecer a mente e trabalhar melhor

O nosso cérebro é como uma máquina. Ele trabalha bem desde que todas as suas funções estejam em dia. É comum nos defrontarmos com super estímulos diários que visam chamar a atenção dos nossos sentidos.

Mas, segundo os psicólogos, nem todos eles são saudáveis. Veremos a seguir quais são as dicas para fortalecer a mente de forma ideal.

Como vimos, o nosso cérebro é adaptável, mas ele precisa de estímulos para continuar exercendo sua melhor função: coordenação. Para isto, os caminhos ideais para fortalecer a mente passam por alguns tipos de atitudes e de práticas.

5 dicas para fortalecer a mente

1. Estimule os hemisférios

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Nosso cérebro possui dois hemisférios: um associado à lógica e raciocínio e outro ligado à criatividade. Os processos neurais acontecem em ambos, mas, é comum que as pessoas apresentem mais atividade em um do que no outro.

O hemisfério esquerdo pode ser estimulado por meio de exercícios lógicos de matemática, de memorização de números, aprender línguas novas. Tudo isso, além de fortalecer a mente, ainda revigora o sistema imunológico.

O hemisfério direito é responsável pela relação “emocional” das situações e pela criatividade. A visão mais intuitiva da realidade pode ser estimulada por meio de aspectos que alimentam a nossa imaginação como, por exemplo, aprender a tocar um instrumento musical, pintar etc.

Novas habilidades propiciam reforço neural fantástico! A ideia é criar alternativas ao padrão rotineiro de pensar, observar e agir. Reinventar o seu bem-estar. Inventar hobbies novos é uma ótima opção.

2. Memorização

Pratique a memorização como se fosse um exercício aeróbico. Escolha trechos ou passagens de livros de assuntos que lhe interessa e vá aprimorando a memorização.

>>> Leia também: Como aumentar o poder de decisão.

A repetição ajuda a fortalecer a mente e, consequentemente, a memória em geral. Utilize letras de música, na sua língua e estrangeiras, recorde o nome das pessoas que você encontra, faça leituras de livros mentalmente e depois tente reproduzir em voz alta.

Esses exercícios são excelentes para a saúde do cérebro, retardando males e doenças degenerativas.

3. Poder da visualização

As imagens criadas na mente favorecem à imaginação fluir. Para garantir que uma visualização ocorra de forma correta, disciplina sua mente com as seguintes etapas:

1. Observe e analise o objeto de que se deseja visualizar.

2. Reproduza, de olhos fechados, a mesma imagem em sua mente – com cores, detalhes, sons, etc.

O efeito da visualização é muito importante não apenas para o seu cérebro, mas também para as situações da vida diária.

4. Alimentação e exercícios físicos

A qualidade da alimentação interfere bastante no metabolismo e funcionamento do cérebro. Além dos exercícios mentais, fortalecer a mente com atividades físicas também é importante.

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





Os benefícios dos esportes regulam o sistema cardiovascular, respiratório e hormonal. As relações de saúde com uma vida sedentária são relevantes para o bom ou mau funcionamento.

A prática de instrumentos musicais como a bateria e percussão são muito interessantes para a coordenação motora, reflexividade, memória, relação cérebro e corpo. Essa energia dos exercícios físicos, promovem um bem-estar geral para uma mente mais tranquila e serena.

5. Descanso e meditação

De nada adianta se exercitar, praticar o bom funcionamento do cérebro se nessa rotina não existe espaço para um descanso. E isso não necessariamente significa dormir.

O repouso e a meditação, através de práticas que exigem concentração, silêncio e serenidade, são tão ou mais benéficas do que os exercícios.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Em nosso mundo, cada vez mais informacional e de alta pressão, uma mente forte precisa de foco e descanso. Um sono saudável sem interrupções ajuda a regular as glândulas cerebrais responsáveis pelos hormônios.

Evite estimulantes à noite como cigarro, café, eletrônicos etc. Não sobrecarregue seu cérebro e a sua mente!

Para evitar o estresse e a ansiedade, e até mesmo a depressão, busque práticas como a meditação, excelentes para reduzir a frequência cerebral e estimular de forma saudável as células do cérebro.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A meditação é aconselhada pelos melhores especialistas da neurologia. Existem muitos manuais e livros que ensinam as formas corretas de meditação.

Busque a ajuda de um psicólogo para dar início a uma psicoterapia e invista também num tratamento interdisciplinar, como a nutrição e fisioterapia, por exemplo. Eles poderão ajudar você a otimizar melhor o seu dia a dia.

Gostou deste texto? Então você pode se interessar por esse aqui também: Como manter o foco no que realmente importa?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Diferença Entre Psicólogo e Psiquiatra

    Psicologo ou Psiquiatra
    Devo escolher um psicólgo ou psiquiatra? Conheças similaridades entre psicólogo e psiquiatra e veja quando você deve escolher um ou outro
  • Traumas psicológicos

    Traumas psicológicos
    Traumas psicológicos podem trazer consequências para a vida da pessoa. Mas é possível enfrentar essas consequências e a ajuda de um psicólogo é muito importante nesse momento
  • Como conviver com uma pessoa controladora

    Conviver com uma pessoa controladora
    Pessoas controladoras são fáceis de identificar. Elas necessitam de outras para agir desta forma, para que seu domínio sobre elas faça algum sentido. Para o psicólogo, entender o mecanismo mental de uma pessoa controladora é fundamental afim de estabelecer um diagnóstico preciso.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.