Como vencer o medo de falar em público

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia

Enquanto para alguns falar em público é uma tarefa fácil, empolgante e até prazerosa, para outros pode ser um grande desafio! A véspera do momento de encarar uma plateia para um discurso ou apresentação pode ser repleta de nervosismo, falta de apetite e dificuldade para dormir.

São sintomas de medo e ansiedade, mas que podem ser resolvidos com uma boa preparação e o auxílio de um psicólogo.

Ter a habilidade de falar em público pode ser necessário em diversas situações da vida profissional. Conduzir uma reunião, fazer a apresentação de um projeto ou discursar sobre uma situação faz parte do dia a dia de trabalho de algumas pessoas.

Há quem já nasça com um dom e uma facilidade para isso. Mas, na verdade, com treino e preparação, qualquer um pode desempenhar muito bem essa tarefa!

O que é preciso para falar bem em público?

Segurança. Essa é a chave para o sucesso de uma apresentação ou discurso! Quem assiste tem que se sentir convencido, acreditar que você realmente sabe muito bem do que está falando e confiar. Para chegar nesse resultado, você tem que dominar o assunto e estar bem treinado para aquele momento.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Quem tem dificuldade para falar em público, geralmente não possui autoconhecimento suficiente. Isso pode ser trabalhado em terapia, com a ajuda de um psicólogo que ofereça métodos para que o paciente passe a se conhecer melhor, entender seus anseios, talentos e personalidade.

Outras vezes pode ser que a dificuldade de falar em público seja porque não possui conhecimento sobre o assunto que vai falar, tem dificuldade didática ou não está acostumado com essa situação.

Se esse for o seu caso, prepare-se! Pense bem sobre os assuntos que vai falar e como abordará cada tópico. Depois, treine seu discurso! Pode ser em frente ao espelho, para você se observar (a maneira que fala, postura e gestos) ou para familiares, amigos ou colegas de confiança. E treine várias vezes, para que você sinta cada vez mais seguro!

5 Dicas para um bom discurso

1 – Prepare um apoio

Uma maneira de se sentir menos nervoso é saber que você pode contar com uma “cola”. Pode ser uma apresentação em power point ou até mesmo uma anotação com os principais tópicos da sua fala. Assim, você pode ir consultando durante a apresentação.

2 – Memorização

Durante os seus treinos, leia cada slide e depois, sem olhar, tente se lembrar o que estava escrito. É uma ótima maneira de memorizar as frases para não ter que ficar olhando o tempo todo.

3 – Pense no privilégio

Não é todo dia que muitas pessoas param para ouvir o que você tem a dizer, não é mesmo? Por isso, pense como essa oportunidade é boa para você! Fique feliz com esse momento!

4 – Aparência

Para a apresentação, escolha uma roupa adequada ao ambiente, mas que também não chame muita atenção. Prefira cores neutras e tecidos não muito justos. Lembre-se de que a sua aparência não pode chamar mais atenção do que o que você tem a dizer.

5 – Estabeleça um contato

Para a plateia se sentir envolvida com a sua fala, estabeleça uma relação através do olhar. Não tenha medo de olhar para os rostos que te assistem, tanto os que estão mais perto, como os que estão mais longe! É uma maneira de cativar a atenção e ainda perceber como está sendo a reação do público.

Se mesmo com todas essas dicas, você ainda acha que falar em público é um grande desafio, pode ser que a ajuda de um psicólogo seja muito boa para você. O profissional pode auxiliá-lo a ganhar confiança, segurança e se sentir pronto para o discurso!

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.