Melhore seu sono com essas 5 dicas para evitar insônia

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Melhore seu Sono

Como evitar a insônia e ter qualidade de vida?

A insônia é um assunto cada vez mais rotineiro. O número de pessoas que reclamam sobre a qualidade ou falta de sono é crescente. Os psicólogos conhecem as causas, e muitas podem ser atribuídas a fatores neurológicos ou emocionais. Porém, muitos problemas relacionados ao sono pode ser reparados com algumas mudanças no estilo de vida.

A vida moderna nos trouxe diversas facilidade e preocupações extras, que impactam diretamente na qualidade do sono. O estresse, problemas no trabalho, sobrecarga de informações devido aos meios digitais entre outros podem estar prejudicando seu sono.

Os distúrbios do sono reduzem nossa concentração e trazem diversos transtornos para a vida pessoal e profissional, interferindo diretamente na sua qualidade de vida. Você leva muito tempo para pegar no sono? Tem acordado cansado e sente seu corpo sem energia? Acorda diversas vezes durante a noite? Tem passado noites em claro? Temos algumas recomendações que podem contribuir para uma boa noite de sono.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

1) Estresse e preocupações provocam insônia

O senso comum e os antigos sabem que a insônia está relacionada com estresse, preocupações e tomadas de decisão. Por isso a primeira dica é: Não leve seus problemas para a cama.

Qualquer questão seja ela pessoal ou profissional pode ser resolvidas no dia seguinte. E com certeza o momento de dormir não é adequado para encontrar as soluções desses conflitos. Desligar-se dessas questões na hora de dormir, é muito importante para a qualidade do sono.

2) Deixe o trabalho no trabalho

A insônia pode ser causada por situações de conflito no trabalho, desafios perturbadores, sobrecarga de trabalho etc. Todos esses problemas não apenas prejudicam o seu sono como reduz seu desempenho profissional. Então, ao invés de levar todo esse estresse para a sua vida particular, deixe-o no local em que deve ficar:no trabalho.

Não leve nada para casa e permita-se restringir assuntos profissionais aos horários comerciais. Assim, você estará mais concentrado durante o dia, e terá momentos para relaxar e se desligar dessas preocupações. Isso irá reduzir a insônia, melhorar sua qualidade de vida e relacionamento com as pessoas de seu convívio.

>>> Leia também: Trabalho e qualidade de vida

3) Crie um ritual para fugir da insônia

Crie um ritual de tranquilidade para melhorar seu sono e reduzir os problemas com insônia. A insônia pode estar relacionada com a ansiedade. Tome um banho antes de dormir e use roupas confortáveis. Tome um chá relaxante ou leite morno. Procure ter cobertas e lençóis sempre limpos e perfumados. Reduza a quantidade de luz e aparelhos eletrônicos no quarto.

Evite atividades que despertem sua atenção. Escute uma música tranquila, faça uma meditação ou utilize recursos como a respiração guiada. O oxigênio ajuda a reduzir a adrenalina e contribui para o relaxamento. Busque dormir e acordar no mesmo horário. Crie seu ritual, ele indicará ao seu cérebro e seu corpo que chegou a hora de dormir.

4) Faça exercícios físicos

Exercícios físicos contribuem com a qualidade de vida e ajudam a evitar a insônia. Quando fazemos exercícios físicos, o corpo libera serotonina, endorfina e dopamina. Esses hormônios auxiliam no relaxamento e sensações de prazer, contribuindo diretamente na qualidade do sono. Apesar de extremamente benéfico para a qualidade do sono, exercícios físicos devem ser evitados próximo ao horário de descanso. Elas estimulam e aquecem o corpo e você precisará de mais tempo para relaxar.

5) Investigue as causas da insônia

Nem sempre as causas de insônia estão relacionadas com hábitos e estilo de vida. Alguns transtornos neurológicos podem estar relacionados com seu caso. Também é importante saber que situações de crises relacionadas a fatores psicológicos e emocionais podem afetar o sono. Se você passou por algum trauma ou perda recente de um ente querido, é completamente justificável e compreensível que isso afete seu sono e surjam problemas com insônia. Conhecer as causas relacionadas à perda de sono é importante para sua saúde e bem-estar.

Se a insônia persistir, procure ajuda. Um psicólogo ou profissional habilitado poderá avaliar seu caso, investigando o que está tirando seu sono e orientar em casos que fogem do nosso controle

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: Tomando decisões

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.