Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
A música tem o poder de mexer com a nossa mente. Através dela, é possível ter relaxamento, melhorias emocionais, calma e ânimo.
Mas afinal o que a música tem a ver com psicologia?
Tudo depende da música escolhida para o momento. Além disso, as canções podem ser utilizadas por psicólogos como forma auxiliar à terapia.
Assim como o sexo e o chocolate, a música ativa uma parte do nosso cérebro que é responsável pela sensação de prazer. Ela libera dopamina e causa bem-estar, por isso vem sendo muito usada em tratamentos médicos e psicológicos.
Afinal, a música funciona como um remédio e ainda é algo totalmente natural e acessível a todos.
Nosso cérebro responde de forma automática às ondas sonoras, seguindo o ritmo do som. Se for uma música alegre, é comum sentirmos a necessidade de balançar o corpo e nos sentimos mais animado.
Se a música possui um compasso mais lento, temos a sensação de paz e desativação. Isso acontece porque as batidas do nosso coração tendem a sincronizar com o ritmo do som.
Terapia da música
Devido ao poder terapêutico das canções, surgiu a musicoterapia. Nessa técnica, psicólogos usam músicas, sons e movimentos para a terapia.
Essa prática já é utilizada em diversos centros de reabilitação, clínicas e hospitais de todo o Brasil.
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
A musicoterapia é uma forma de tratamento muito individualizada. Afinal, não existe uma receita pré-determinada para o sucesso dessa terapia.
São o psicólogo e o paciente que, em conjunto, escolhem as músicas que vão ser usadas, de acordo com as experiências, gostos e repertório pessoal de cada um.
Músicas que remetem a lembranças e acontecimentos específicos podem ser usadas para alívio de saudades, superação de traumas ou recuperação de memórias.
Quem sofre de stress também pode se beneficiar muito da musicoterapia, justamente porque a técnica consegue ampliar os níveis de serotonina e endorfina, causando alívio da ansiedade, angústia, depressão e insônia.
Um estudo apresentado pela American Society of Hypertension-ASH, mostrou que a música tem o poder de diminuir a pressão arterial e o ritmo cardíaco do ouvinte, trazendo muitos benefícios aos hipertensos e doentes cardiovasculares.
Benefícios da música para a saúde
- Induz ao movimento: é uma reação natural do seu humano se mexer no ritmo da música, por isso ouvir sons incentiva a prática de exercícios físicos!
- Comunicação: a música possui ritmo e nuance diferente de fala e é capaz de estimular formas diferentes de organização das ideias na mente.
- Vínculos afetivos: através da memória, conseguimos relacionar músicas com momentos que passamos, pessoas que conhecemos e experiências que vivemos.
- Diminui as dores: a música é capaz de distrair e tirar a atenção de dores crônicas, aliviando os sintomas.
- Relaxamento: alívio do stress e sensação de tranquilidade podem ser sentidos ao ouvir uma música bonita, inspiradora e com um ritmo moderado.
- Autoconhecimento: ao ouvir música, a pessoa consegue acessar diferentes áreas do cérebro e descobrir emoções, sentimentos e sensações próprias.
Se você sente necessidade em melhorar a sua qualidade de vida e fortalecer o seu bem-estar, busque a ajuda de um psicólogo.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Ser o melhor em tudo: você não é perfeito!
Sabe aquele velho conselho “o importante é competir”? Parece ser levado muito a sério ultimamente. Vivemos num intenso clima de competição em todas as áreas de nossa vida, seja [...]
- Como acalmar a ansiedade? Confira 8 dicas práticas
Você sabe como acalmar a ansiedade? A ansiedade é um sentimento comum e natural dos seres humanos. Sem ela, não teríamos como nos precaver diante de situações perigosas e [...]
- Meditação: o que é e como dar início a prática?
A meditação tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Os benefícios de silenciar a mente estão sendo compreendidos e vivenciados por um número maior de pessoas. A prática [...]
Autor: psicologa Tamiris Mariana Silva Lax - CRP 06/169225Formação: A psicóloga Tamiris Lax atua em seus atendimentos com a abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e ABA (Análise do Comportamento Aplicada). É especialista em Perícia Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.