Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Mudanças: encare positivamente!

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Encare Mudanças de Forma Positiva

Segundo os psicólogos, o receio da mudança vem do medo que as pessoas sentem de tudo que é desconhecido ou incerto. Em fases de transições profissionais, início ou fim de relacionamentos, mudanças de cidade ou alterações na rotina, é normal que o medo da mudança tome conta de nós.

Mas o que fazer nesses momentos? Tudo começa adotando uma postura positiva!

As mudanças nos ensinam que nada nas nossas vidas é definitivo. Através delas, é possível aprender, crescer, conhecer coisas novas e, o mais importante, aprender a lidar com as adversidades.

Valor Consulta Psicóloga Janaina






Não quero informar nome ou e-mail





São também uma chance de autoconhecimento e descoberta, pois com as alterações no nosso entorno, conseguimos perceber o que de fato forma o que somos, a nossa personalidade e objetivos.

Ao recebermos a notícia de uma grande mudança, é comum que tenhamos dificuldade em assimilar. Afinal, adaptar-se ao novo exige certo tempo. Nesse momento, faz parte a resistência emocional, insegurança e dificuldades de ação.

Por mais que o medo seja um sentimento que venha com bastante força, lembre-se sempre que as mudanças são chances. Chances de recomeços, de novas ideias e também oportunidades. Ter isso em mente é o passo inicial para viver as aventuras das mudanças e abrir-se para as possibilidades.

Como ter uma postura positiva diante de mudanças?

1 – Aceitação

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Dependendo do que aconteceu, a mudança não foi uma escolha, mas assim uma consequência de algo que não estava sob o seu controle.

Nesse caso, antes de tudo é preciso ter a aceitação e compreensão da mudança. Ficar questionando ou se lamentando não mudará a situação e nem lhe ajudará a lidar com ela.

2 – Solucione os problemas

Se você está infeliz com a mudança por conta dos problemas que ela traz, pense em formas de solucioná-los. Ocupe sua mente pensando em respostas e saídas para as situações que lhe causam desconforto.

Tendo essas soluções estabelecidas, fica mais fácil lidar com a mudança.

3 – Procure novidades boas

Todas as mudanças trazem a oportunidade de novas iniciativas, hábitos e costumes. O que de bom você pode fazer a partir dessa mudança? Que atividades que te trazem prazer você pode incluir no seu dia a dia?

Pense nisso e escolha novas tarefas que lhe tragam empolgação e motivação.

4 – Divida seus sentimentos

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

De nada adianta ficar guardando a mágoa e medo dentro de você. Procure alguém que confia e converse abertamente sobre essa mudança, quais as consequências dela e as dificuldades que você está vivendo.

É interessante procurar por alguém que já tenha passado por uma situação semelhante. Outra opção é buscar um psicólogo: ele é o profissional certo para ouvir os seus questionamentos e lhe ajudar a lidar com a mudança na sua vida através de um processo terapêutico.

Mudanças podem ser evoluções! Por isso, assuma uma postura positiva e encare de frente as novas situações que estão por vir.

Se você começar a enxergá-la com outros olhos, percebendo os pontos positivos e as oportunidades de crescimento pessoal ou profissional, terá muito mais chances de tirar todos os proveitos dessa transição.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Aprenda a aceitar as mudanças na sua vida

    Aprenda a aceitar as mudanças na sua vida
    Aprender a aceitar as mudanças na sua vida ou a lidar com mudanças nem sempre é fácil. Buscar ajuda de um psicólogo pode ser uma saída muito interessante
  • Relacionamento entre mãe e filha: 6 conflitos comuns

    Conflitos mãe e filha
    A difícil tarefa de manter saudável o relacionamento entre mãe e filha, um tema que é recorrente em consultórios de psicologia de acordo com o psicólogo
  • Avaliando amizades

    Avaliando amizades
    Dizem que os amigos são a família que a gente escolhe. Mas será que sempre sabemos escolhê-los bem ? Veja a visão de um psicólogo sobre o tema amizades.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.