Papel do Psicólogo no desenvolvimento do trabalho em equipe

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Papel do Psicólogo no desenvolvimento do trabalho em equipe

Como desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe?

Trabalho em equipe é a palavra no que se refere às dinâmicas de grupo nas seleções de emprego. Além disso, ele é necessário para outras questões relacionadas ao trabalho e ao relacionamento com família e amigos. Trabalhar em conjunto com outras pessoas nem sempre é tarefa fácil; uma pessoa pensa diferente da outra e reage de forma distinta em cada situação. É por isso que essa habilidade deve ser desenvolvida desde a infância e deve continuar sendo aprimorada.

No colégio

As crianças devem ser estimuladas a interagir com colegas desde cedo. No colégio e na interação com outras pessoas da família, as crianças devem ser ensinadas a dividir brinquedos e esperar por aqueles colegas que têm mais dificuldade, para que as tarefas possam ser feitas em conjunto. Além disso, estimular a prática de esportes de time, como o futebol ou o basquete e também jogar jogos de tabuleiro ajuda a criança a desenvolver paciência com as outras pessoas.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Durante uma brincadeira simples de bola, ou de carrinho, elas aprendem a negociar para ver quem vai jogar por primeiro, e também a dividir seus brinquedos e a escutar as ideias das outras crianças.

Nas seleções de emprego

Dinâmicas de grupo são cada vez mais frequentes durante as seleções de emprego. Os recrutadores buscam, através das atividades realizadas, entender como o candidato lida em situações em que é necessário interagir com o grupo e há uma sensação de competição. É possível perceber se a pessoa é persuasiva, se aceita as ideias dos outros e como reage a adversidades. Empresas buscam pessoas que possam conviver bem com seus colegas de trabalho.

Como um psicólogo pode ajudar

Algumas pessoas são naturalmente mais tímidas que outras. Isso acontece por elas crescerem em uma família mais introvertida ou por terem algum trauma de infância, na qual passaram por alguma dificuldade em uma situação social. Psicólogos conhecem táticas que ajudam as pessoas a se desinibirem e perderem a vergonha de falar com colegas de trabalho, família e até desconhecidos.

O papel do psicólogo durante as entrevistas de emprego é de analisar alguns traços de comportamento dos candidatos. Mas, além disso, um psicólogo pode ajudar você a se preparar para uma entrevista ou dinâmica de grupo. Com um acompanhamento frequente é possível notar grandes melhorias nessas situações.

Melhore suas habilidades para trabalhar em grupo

  • Seja você mesmo (não fique tentando imitar outras pessoas do grupo);
  • Cumpra o que você promete (tanto no trabalho quanto na escola é importante criar confiança com as pessoas do seu grupo, isso só ocorre quando você realiza exatamente o que promete);
  • Seja flexível (nem sempre a sua ideia é melhor, nessas horas é importante escutar a opinião dos outros e chegar a uma conclusão em conjunto);
  • Divida tarefas (é possível que cada pessoa se responsabilize por algo do trabalho e que faça sua parte bem feita, o resultado final pode ser surpreendente).

O trabalho em grupo é essencial para uma vida em sociedade. Uma vez que se aprende os benefícios de trabalhar conjuntamente, atividades da rotina, como fazer uma apresentação para uma aula de história, podem se tornar mais simples. Mas para isso é necessário estar aberto a dividir tarefas com outras pessoas e não fazer tudo por conta própria.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.