Oniomania – Compras Compulsivas

Compra Compulsiva

Você se acha com problemas relacionados a compras compulsivas?

Você já parou para pensar por que comprar? Alguns compram por necessidade, outros por diversão, moda, status e por causa dos apelos do mercado. Porém, existem aqueles que compram puramente pelo prazer de comprar, sem levar em consideração a utilidade ou necessidade do objeto/coisa. Estes são chamados como compradores compulsivos.

Compras compulsivas, ou oniomania, é caracterizado pelo desejo intenso, urgente e comportamentos excessivos relacionados ao comprar e ao gastar dinheiro, o que pode acarretar em diversas consequências, como problemas financeiros e jurídicos, sofrimento psíquico (ex.: depressão, culpa, ansiedade) e conflitos interpessoais.

Compradores compulsivos geralmente compram para se sentirem melhores e mais felizes, o ato de comprar vira um amortizador da ansiedade e depressão, por exemplo. Este tipo de atitude comportamental e impulsiva afeta mais as mulheres do que os homens, e normalmente gasta-se muito dinheiro com coisas completamente desnecessárias. Ah, e quanto mais caro for o objeto, mais prazer é sentido!

Algumas perguntas podem ajudar na identificação da síndrome da oniomania. Veja abaixo:

  • Você se preocupa excessivamente com o ato de comprar/gastar dinheiro?
  • Você acaba comprando mais do que fora anteriormente programado?
  • Você gasta muito tempo pensando/planejando/desejando comprar?
  • Percebe que compra mais em épocas onde se sente mais triste ou ansioso?
  • Tem dificuldade em resistir à compra de um objeto?

Caso você tenha se identificado com algumas dessas questões saiba que tem tratamento psicoterapêutico, os quais o ajudam a descobrir as causas e tratá-las. Estudos recentes na área da psicologia mostram que a terapia cognitivo comportamental apresenta resultados eficientes e duradouros no tratamento de compras compulsivas e outras doenças.

Links úteis:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.