Oniomania – Compras Compulsivas
Você se acha com problemas relacionados a compras compulsivas?
Você já parou para pensar por que comprar? Alguns compram por necessidade, outros por diversão, moda, status e por causa dos apelos do mercado.
Porém, segundo psicólogos, existem aqueles que compram puramente pelo prazer de comprar, sem levar em consideração a utilidade ou necessidade do objeto/coisa. Estes são chamados como compradores compulsivos.
Compras compulsivas, ou oniomania, é caracterizado pelo desejo intenso, urgente e comportamentos excessivos relacionados ao comprar e ao gastar dinheiro, o que pode acarretar em diversas consequências, como problemas financeiros e jurídicos, sofrimento psíquico (ex.: depressão, culpa, ansiedade) e conflitos interpessoais.
Compradores compulsivos geralmente compram para se sentirem melhores e mais felizes, o ato de comprar vira um amortizador da ansiedade e depressão, por exemplo.
Este tipo de atitude comportamental e impulsiva afeta mais as mulheres do que os homens, e normalmente gasta-se muito dinheiro com coisas completamente desnecessárias. Ah, e quanto mais caro for o objeto, mais prazer é sentido!
Algumas perguntas podem ajudar na identificação da síndrome da oniomania. Veja abaixo:
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
- Você se preocupa excessivamente com o ato de comprar/gastar dinheiro?
- Você acaba comprando mais do que fora anteriormente programado?
- Você gasta muito tempo pensando/planejando/desejando comprar?
- Percebe que compra mais em épocas onde se sente mais triste ou ansioso?
- Tem dificuldade em resistir à compra de um objeto?
Caso você tenha se identificado com algumas dessas questões saiba que tem tratamento psicoterapêutico, os quais o ajudam a descobrir as causas e tratá-las.
Estudos recentes na área da psicologia mostram que a terapia cognitivo comportamental apresenta resultados eficientes e duradouros no tratamento de compras compulsivas e outras doenças.
Se você ou alguém que você conheça enfrenta esse tipo de problema, busque a ajuda de um psicólogo. A psicoterapia será fundamental.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Comportamento Impulsivo
As pessoas que costumam agir por impulso tendem a ser guiadas pela própria intuição em detrimento do pensamento racional que, em muitos casos (como em interações sociais), é imprescindível para cultivar boas relações.
5 situações que podem lhe causar sofrimento
Lidar com situações que causem sofrimento psicológico é fundamental para evitar transtornos como a depressão ou fobias sociais. Saiba como identificá-las
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Texto sobre Transtorno de Estresse Pós-Traumático da Psicóloga Ingrid Machado.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.