5 dicas para melhorar o casamento

Categoria dos serviços da psicóloga: terapia de casal, relacionamento conjugal, relacionamentos, casamento, divórcio
5 dicas para melhorar o casamento

Como encontrar o caminho feliz seguindo dicas para melhorar o casamento

Todo casamento tem seus ideais. Independente se for anos de relacionamento ou recém-casados, muitas vezes, alguns sinais de personalidade e discordâncias podem afetar o casal. Segundo os psicólogos, tais conflitos ocorrem em uma numa relação e situações de pequenos desencontros podem se tornar em algo mais sério.

Em geral, “discussões típicas de casais” realçam alguns aspectos que costumam trazer à tona certas nuances e emoções. A falta de comunicação interna, são a gota final para o desabrochar de conflitos. Seja por falta de saber se expressar, ou de demonstrar aquilo que está ou acredita ser errado, a pessoa tende a se defender de forma agressiva.

Saber ouvir e saber falar, são coisas importantes e ambas representam problemas nos relacionamentos. Aqui seguem, portanto, algumas dicas para melhorar o casamento.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de relacionamentos ou terapia de casal? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

5 dicas para melhorar o casamento

Empatia dentro de uma relação é tão importante quanto apenas gostar da pessoa, da mesma forma de respeito e sinceridade. Sem ela, os mal-entendidos serão constantes e, consequentemente, as brigas.

Diante desses problemas, as reclamações dentro de uma terapia de casal, de acordo com os especialistas, costumam geralmente ser:

1. Comunicação

Não há necessidade de ter capacidades fantásticas de comunicação! O primeiro passo é sentar e colocar de uma forma tranquila, sem apresentar antecipadamente soluções criadas. Uma conversa onde ambos possam se ouvir já por si, resulta em abertura e respeito.

A compreensão e a tranquilidade das argumentações devem fluir sem alteração de tom ou de tentativas de manipulação em relação à outra pessoa. Prestar atenção às falas, aos gestos, aos seus pensamentos na hora de expor as ideias requer muita paciência.

>>> Leia também: Casar é um exercício de paciência.

Por vezes, falamos coisas em horas inadequadas, por mais que estas sejam para você importantes. Façam juntos uma autocrítica. Não alimente rancores, eles não levam a nada, ou melhor, levam para a desunião. Fortalecer a comunicação e uma das mais importantes dicas para melhorar o casamento.

2. Dedicação de tempo

Diariamente dedique-se para ter um contato vivo e possível com a pessoa amada a fim de reconhecer que aquele dia não passou em branco. A ideia de que algo sempre estará mudando, é uma ótima sensação de que a rotina e monotonia não se aproxima.

Melhorar a vida de casal através do prazer compartilhado – mesmo nas coisas mais diárias, como mandar recados, aguardar na saída do trabalho, estudar assuntos juntos, cuidar dos filhos, arrumar a casa, etc. – são as melhores demonstrações de carinho e de respeito. Essa é uma das melhores dicas para melhorar o casamento.

3. Lazer

Um casamento onde só se trabalha e cuida de casa, sem espaço para o lazer e o prazer para si, tende, segundo os psicólogos, a esfriar. Aproveite a companhia do cônjuge para rever coisas que se praticava no início do namoro.

Se o histórico do passado não ajudar muito, então seja criativo e inove! Pense em viagens, conversas à beira-mar, programe uma volta no parque, divirtam-se! Aproveite e pratique mais essas dicas para melhorar o casamento.

4. Viva o amor

Um amor entre um casal deve pertencer à esfera mais nobre da vida. Porém ele não será “eterno” se não for alimentado com frequência. Faça escolhas para a sua vida com o objetivo de fortalecer a parceria. Por isso amar é uma das dicas para melhorar o casamento.

Existem níveis de individualidade que devem ser respeitadas, no entanto, uma relação dentro de casa envolve cumplicidade e partilha. Programar o destino juntos, é traçar um caminho à frente que revela uma união que merece ser estimulada.

5. Assertividade

Se passam por nuvens pesadas, enxergue a vida como algo cíclico. As tempestades sempre passam e um casamento deve ser como uma história real, não virtual. Isto significa que o casal enfrentará os altos e baixos de uma relação comum. Optar pelo comportamento assertivo é uma das melhores dicas para melhorar o casamento.

Um casamento feliz

Os fatores que mais desunem um casamento são a insensibilidade frente ao outro, o medo do fracasso e a falta de comunicação. A pessoa que já tenha pré-disposição à problemas emocionais ou psicológicos, seja por trauma pessoal, relações anteriores complicadas, interferências externas etc., terão maior dificuldade em construir ou lidar com estas realidades.

Um casamento feliz encontra um equilíbrio que fique entre o fazer, o dividir e o amar, pode ser considerado como o casamento perfeito. Dividir tarefas, domésticas ou planejamentos, são os passos mais certeiros para enxergar a relação por outros olhos.

Isto por que, na própria divisão de tarefas, incide a maior parte dos problemas. A maioria dos casais poderiam compartilhar mais se soubessem o quão importante é a dinâmica da doação.

Se você achar que o seu casamento pode começar a mudar para melhor, não perda seu tempo. A consulta de terapia de casal também funciona muito bem para os cônjuges que desejarem encontrar mais qualidade de vida em sua relação.

Gostou destas dicas para melhorar o casamento? Então você pode se interessar por esse artigo também: A importância do casal ter planos em comum.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.