Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O que é alguém emocionalmente forte? Conheça 12 sinais

O que é alguém emocionalmente forte? Conheça 12 sinais

Você sabe o que significa ser alguém emocionalmente forte?

Especialmente nos últimos anos, as pessoas passaram a compreender a importância de investir em si mesmas em vez de focar apenas no mundo exterior – carreira, finanças, relacionamentos e objetivos de vida.

Descobriu-se, então, que as emoções e os pensamentos influenciam as nossas vidas de modo significativo. Os psicólogos já sabiam disso há anos. As pessoas no geral, contudo, ainda tinham problemas para compreender esse conceito.

Para encontrarmos a felicidade no dia a dia, criarmos laços afetivos saudáveis e atingirmos os nossos objetivos, devemos conceder atenção especial ao nosso bem-estar emocional. A força emocional é construída a partir da aquisição dessa consciência. 

O que é alguém “emocionalmente forte”?

A palavra “forte” está normalmente associada a invencibilidade, frieza, coragem, entusiasmo e determinação. Embora alguns desses atributos tenham sim relação com a força, o conceito de alguém indestrutível, incansável e desconectado de suas emoções não tem nenhuma.

Ser emocionalmente forte não significa descartar as suas emoções, nunca sofrer, não demonstrar fraqueza, ser incapaz de cometer erros e nunca exibir sinais de vulnerabilidade, como às vezes se costuma pensar.

Esse ideal de força é, na verdade, prejudicial. Ele incentiva as pessoas a se comportarem de uma forma inapropriada e incondizente com a natureza humana. Não é raro quem tenta viver seguindo essas definições de “força emocional” acabar sofrendo e desenvolver conflitos internos.

Por exemplo, uma pessoa que é condicionada a nunca demonstrar fraqueza na frente dos outros faz de tudo para esconder a sua vulnerabilidade. Ela engole o choro, não toca em assuntos difíceis, se isola quando está triste ou irritado e tem dificuldade para desabafar.

Em dado momento, ela começa a se sentir distante de si mesma, mas já não sabe como se reconectar com as suas emoções. Ao contrário do que pensa, esse distanciamento emocional é propício para o surgimento da ansiedade, depressão e outras condições psicológicas.

Ser uma pessoa emocionalmente forte implica justamente em não temer situações de vulnerabilidade. É abraçar as suas fraquezas, inseguranças, medos e apreensões, se dispondo a conviver com elas e trabalhá-las para que não se tornem empecilhos.

Sinais de força emocional

Você é uma pessoa emocionalmente forte? Se você não sabe como responder essa pergunta, veja os 12 sinais abaixo que indicam força emocional.

1.     Você equilibra as emoções e a razão

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Letícia






Não quero informar nome ou e-mail





Você consegue fazer bom uso das suas emoções e da razão para tomar decisões e encarar situações difíceis. O excesso de emoção pode ser tão danoso quanto o excesso de razão. 

Uma pessoa que pensa somente com as suas emoções tem dificuldade para ser disciplinada e encontrar a motivação. Já uma pessoa lógica pode tomar decisões sem considerar aspectos emocionais, causando sofrimento a si mesma e aos demais. Portanto, é essencial encontrar o equilíbrio entre esses elementos.

2.     Você confia em si mesmo

Você pode não ter as respostas para todos os problemas, mas confia em si mesmo o suficiente para tentar encontrá-las.

Dessa forma, você consegue resolver problemas com facilidade, tomar decisões que visam o seu bem-estar e buscar novas experiências para enriquecer a sua vida sem medo de fracassar.

3.     Você consegue se adaptar às situações

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

A capacidade de adaptação é outro sinal de força emocional. É normal ficar desorientado diante de uma nova situação por algum tempo. No entanto, à medida que os dias passam, é preciso começar a se adaptar às novas circunstâncias.

Caso contrário, o estresse e ansiedade podem dominá-lo. Se você tem facilidade para se sentir confortável com novas situações, certamente é uma pessoa emocionalmente mais forte.

4.     Você aprende com seus erros

Errar é humano, já diz o ditado popular. É impossível não cometer erros e fracassar ao longo da vida. A postura de sempre tentar acertar e fazer o que é correto deve vir acompanhada da noção de que nem sempre isso acontece.

Deste modo, você conseguirá avaliar os seus erros e aprender com eles para ter experiências melhores no futuro.

5.     Você enfrenta os seus medos com calma

Você tem muitos medos, assim como qualquer outra pessoa, mas sabe que é necessário enfrentá-los. Quem fica à mercê dos medos tem dificuldade para aproveitar todos os aspectos positivos da vida.

Então, você faz questão de superar seus medos e inseguranças com uma postura tranquila e aberta para o aprendizado.

6.     Você celebra o sucesso alheio

O sucesso do outro não significa que você não é bom o suficiente nem que está fadado a fracassar repetidamente. Na verdade, o sucesso do outro é uma fonte de inspiração a qual você aproveita para se aperfeiçoar e conquistar o próprio sucesso.

Assim, sempre que alguém vence na vida, você desfruta da mesma sensação de realização e fica feliz por ele.

7.     Você foca em si mesmo

Enquanto a maioria das pessoas gasta energia se concentrando na vida alheia e em problemas que não pode resolver, você foca em si mesmo.

Quais habilidades você pode desenvolver? Como você pode melhorar o seu jeito de ser? Como você pode adquirir mais conhecimento? A sua felicidade é a sua prioridade.

8.     Você vê os problemas como oportunidade para crescer

Os problemas fazem parte da vida. Eles são pontes para o crescimento pessoal e, embora sejam experiências desagradáveis e até mesmo dolorosas, conseguimos lidar melhor com eles quando os aceitamos.

A cada novo impasse, você enxerga uma oportunidade de crescimento e de aquisição de conhecimento. Assim, o medo de encontrar situações difíceis deixa de existir. Na verdade, essas situações passam a ser bem-vindas.

9.     Você tem autoestima alta

Pessoas emocionalmente fortes reconhecem o seu valor, as suas qualidades e as suas realizações.

Sendo assim, você sabe que é imperfeito, mas não luta contra isso. Prefere concentrar a sua atenção no que há de bom em você. Dessa maneira, consegue fazer bom uso de seus atributos positivos enquanto navega pela vida.

10. Você é bondoso

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A bondade é muitas vezes vista como fraqueza, pois se associa força com violência, agressividade e abrasividade. Mas a verdade é que a bondade é uma virtude das pessoas emocionalmente fortes.

É preciso muita inteligência emocional para escolher permanecer bom mesmo após passar por adversidades e se decepcionar com o próximo e/ou as situações da vida.

11.  Você pede ajuda quando necessário

Você não tem nenhum problema em pedir ajuda de pessoas mais experientes e habilidosas quando necessário.

Afinal, você não é dono de todo conhecimento do mundo! Você tenta resolver seus problemas sozinho até onde consegue e, quando precisa, pede ajuda para não forçar os seus limites.

12. Você aceita a sua vulnerabilidade

Vulnerabilidade não é um sinal de fraqueza. Você entende isso bem e não tem dificuldades em mostrar o seu lado vulnerável para os outros. Você sabe quem você é, assim como tem consciência de suas qualidades, personalidade e feitos.

Da mesma forma, sabe do que é capaz e até onde consegue aguentar uma situação estressante. Os outros não sabem disso. As opiniões deles são baseadas em observações e pré-conceitos. Então, qual é a razão para temer expor o seu suposto lado mais fraco? Nenhuma!

Como se tornar alguém emocionalmente forte?

A força emocional é construída dia após dia. Ao contrário do que a maioria dos indivíduos acredita, ela não vem do berço.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

É verdade que algumas pessoas possuem mais das características mencionadas anteriormente do que outras, mas ainda podem aprimorar a sua força emocional ao fortalecer esses atributos ou desenvolver outros.

Sendo assim, ser uma pessoa emocionalmente forte significa estar sempre buscando maneiras de se autoconhecer e de se melhorar. Esse processo pode ser feito diariamente pelo restante da vida, sem pressa e sem cobranças.

Cada pessoa tem o seu próprio ritmo de aprendizado e de mudança de comportamento, então não se culpe por “não ser tão bom quanto o outro”. 

Para desenvolver a sua força emocional, você precisa passar por um processo de autoaceitação. Se você não gosta de si mesmo, é impossível aprender a conviver tanto com suas falhas quanto forças.

Em seguida, deve focar no autoconhecimento. Ele desperta a consciência das pessoas, a qual fica dormente em razão da correria do cotidiano e do comodismo.

Deixamos de perceber coisas sobre nós por estarmos focados somente em fatores externos, como compromissos, trabalho e relacionamentos.

A terapia é um caminho para se tornar uma pessoa emocionalmente forte, pois naturalmente desenvolve o autoconhecimento e ajuda os pacientes a se aceitarem como são. O acompanhamento psicológico fornece os recursos e os caminhos para desenvolver a força emocional.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

4 comentários em “O que é alguém emocionalmente forte? Conheça 12 sinais

  1. Ola
    A leitura desse texto e video me fez entender que nao sou a unica e nao estou sozinha em ter momentos de vulnerabilidades. Consegui perceber ate mesmo alguns pontos fortes em mim mesmo em ser forte emocionalmente.
    Talvez por eu ter sido ja tao criticada em opinioes alheias me fez eu me enibir quando antes eu era bem desinibida,fazia amizades facilmente, era aceita mais facilmente tambem. Hoje meio que encaro as amizades passageiras e nao duradouras como antes. tambem tenho muita dificuldade de me impor e de dizer nao, apesar de ter melhorado muito o dizer nao para os outros.

    • O processo de autoconhecimento é fundamental para entendermos os nossos comportamentos, pensamentos e emoções. Obrigada pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *