Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Positividade: como tornar a sua vida mais positiva

Positividade: como tornar a sua vida mais positiva

Para você, o copo está sempre meio cheio ou meio vazio? A sua resposta para essa pergunta simples reflete com que postura você enxerga o mundo. Os pessimistas enxergam o copo como meio vazio enquanto os otimistas dizem que ele está meio cheio.

Além disso, a sua resposta pode revelar como anda a sua vida. A positividade tende a atrair mais oportunidades, relacionamentos saudáveis e acontecimentos bons.

Mesmo quando as coisas estão ruins, as pessoas otimistas conseguem enxergar a luz no fim do túnel. Elas encontram um modo de superar as adversidades e, ainda, fortalecer o seu bem-estar emocional.

Positividade não significa ignorar as situações desagradáveis da vida ou nunca mais encontrá-las, dizem psicólogos. É a capacidade de lidar com o ruim, o negativo e o dolorido de um jeito mais produtivo, reduzindo o seu sofrimento.

Importância da positividade

Imagine uma vida em preto e branco.

Ela é maçante e estressante, além de parecer atrair somente acontecimentos ruins. O seu trabalho não é nada agradável, assim como os seus relacionamentos. Quem está ao seu redor parece ter como objetivo tirá-lo do sério todos os dias com conflitos pouco importantes.

Você não tem vontade de fazer nada diferente porque, ao seu ver, tudo parece igual ou é muito difícil. Por conta dessa apatia generalizada, você também sofre de dores de cabeça frequentes e sensação de mal-estar, como se o seu corpo não lhe escutasse. Essa coisa de felicidade não é para todo mundo, especialmente para você.

Não é um exercício de imaginação legal, não é?

Essa é a vida de quem somente cultiva a negatividade. Coisas maravilhosas podem ir ao seu encontro, como uma promoção ou um novo relacionamento, mas esses indivíduos não conseguem aproveitá-las. O apego ao pessimismo os torna cegos para tudo o que é bom.

A positividade é um dos ingredientes necessários para uma vida colorida, instigante e, acima de tudo, saudável. Com uma mentalidade positiva, você consegue manter a calma e ficar em paz mesmo quando o caos toma conta de tudo à sua volta. Isso nada tem a ver com mágica, mas sim com inteligência emocional.

Desafios para ter uma vida positiva

A construção de uma vida mais positiva requer algumas mudanças. A primeira tem a ver com os seus pensamentos. Pensamentos negativos desencadeiam emoções igualmente negativas. Elas afetam o humor, a tomada de decisão, o modo como você encara a vida e sua autoestima.

O estado de humor pessimista também faz com que as suas reações aos acontecimentos sejam exageradas. Impaciente, você se zanga quando algum imprevisto surge para “arruinar” o seu dia. Além de impaciência, você também sente raiva e frustração.

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Letícia






Não quero informar nome ou e-mail





Já os pensamentos positivos estimulam emoções boas, o que facilita ver a vida e a si mesmo com um olhar compassivo. A positividade também tem influência em sua disposição para ter um dia produtivo.

Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é modificar o seu jeito de pensar. A questão é que essa mudança não é nada fácil de fazer. Pessoas pessimistas estão viciadas em pensamentos desagradáveis, por isso, possuem dificuldade de ver a vida por outro ângulo. Assim, passam a considerar essa façanha como impossível e desistem após poucas tentativas.

Outro empecilho para essa mudança é o cansaço mental. Se você frequenta um ambiente estressante, de estudo ou familiar, provavelmente se sente esgotado assim que se distancia dele.

A negatividade presente nos locais onde passamos grande parte do dia também influencia o nosso humor. É por isso que devemos tentar nos rodear de pessoas agradáveis e frequentar ambientes alto-astral, mas nem sempre isso é possível. O ambiente estressante pode ser a sua casa ou o ambiente de trabalho, por exemplo.

Nesses casos, é ainda mais necessário desenvolver uma mentalidade positiva. Você não pode mudar o seu entorno, mas pode modificar a forma como interage com ele.

Como ter uma vida mais positiva?

Embora mudar a forma como você se relacionada com o mundo e as pessoas não é nada simples, tampouco é algo impossível. Você pode começar hoje a trazer mais positividade para a sua vida! O primeiro passo é fazer uma avaliação do seu modo de vida e de quem você é para determinar o que precisa modificado e o que lhe agrada.

  • O seu trabalho traz satisfação?
  • Os seus relacionamentos lhe fazem feliz?
  • A sua família lhe apoia ou lhe causa dúvidas e emoções ruins?
  • Você está correndo atrás de seus objetivos de vida? Se não, o que o impede de fazer isso?
  • O seu relacionamento amoroso é agradável e lhe deixa contente?
  • Você gosta do lugar onde mora?
  • Se pudesse modificar o que lhe incomoda em sua vida neste momento, quais mudanças você faria?
  • Qual é a qualidade de seus pensamentos e emoções? São normalmente bons ou ruins?

Essas perguntas vão ajudá-lo a refletir sobre a qualidade da sua vida e como a sua mentalidade influencia em cada fator que a compõe. Se a maioria das suas respostas tiver caráter negativo, está na hora de fazer mudanças para que, no futuro, você possa dar respostas positivas a todas às perguntas.

Enumeramos formas de trazer positividade para a sua vida abaixo.

1.     Seja compassivo consigo mesmo

Você errou? Fracassou em um empreendimento? Magoou alguém? Foi demitido? Tudo bem! Essas experiências são dolorosas, mas todo mundo passa por elas. Elas não são um atestado permanente de incompetência, como muitos pensam.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando experimentar uma delas, se permita ficar triste ou com raiva por um breve período. Embora desagradável, essa fase é necessária para a digestão das emoções.

Depois, abrace a si mesmo. Se console da mesma forma que consolaria um amigo desanimado. Afinal, você pode aprender com os seus erros e melhorar a sua situação!

A empreitada pode ser longa e um tanto difícil. Você pode se sentir envergonhado, temoroso e incapaz. Mas persista apesar disso, modificando os xingamentos e autocríticas constantes em seu diálogo interno por elogios e palavras de apoio. Deste modo, é uma questão de tempo para que você volte a se sentir bem consigo mesmo. 

2.     Seja otimista em relação ao futuro

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

As pessoas costumam ter medo de esperar pelo melhor. Elas não querem se decepcionar caso a realidade não corresponda às suas expectativas. Por isso, a maioria ou não esperada nada, ou espera só o que é ruim para se preparar caso isso aconteça.

Mas não há nada de errado em sonhar, sabia? Na verdade, é muito saudável sonhar, ter esperança de um futuro melhor e esperar sempre coisas boas. Você não deve se perder em devaneios utópicos, é claro. Os seus sonhos devem ter conexão com a realidade para que não gerem expectativas absurdas.

Experimente ser otimista acerca do seu futuro. Não precisa ser um futuro muito distante, como daqui a 10 anos. Você pode tentar ser otimista em relação à próxima hora, ao próximo dia e à próxima semana. Comece devagar para que consiga mudar o seu jeito de pensar.

3.     Deixe o passado ir embora

A negatividade no presente muitas vezes tem a ver com acontecimentos que já se foram, mas você não consegue se desapegar deles. O que lhe machucou no passado ainda o fere, então você teme encontrar a mesma situação.

Compreenda que eventos passados devem ser deixados de lado uma vez que já não existem mais. Você pode olhar para eles com o objetivo de aprender com os seus erros e as circunstâncias dessas situações, minimizando o sofrimento futuro. Mas não deve revivê-los incessantemente em sua mente.

Já passou. Você fez o seu melhor. Você sofreu. Você chorou. Você aproveitou. Hoje, você é uma pessoa diferente de quem era anos atrás. Agir como se você ainda fosse a mesma pessoa não faz sentido, não é mesmo? Traga o seu foco para o presente e aproveite o que a vida tem a lhe oferecer hoje.

4.     Exercite o pensamento positivo

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

O pensamento positivo é um hábito. Para que ele se torne natural para você, é preciso praticá-lo constantemente. Quando pensamentos negativos vierem à mente, converse com eles.

Pergunte “por que pensei nisso?”, “quais as chances de isso acontecer?”, “não é melhor perguntar antes de acreditar em uma conclusão precipitada?” e “não é bom pensar desse jeito”.

A cada novo confronto, eles perderão a intensidade. Dessa maneira, você conseguirá mudar o foco do negativo para o positivo e estimular pensamentos agradáveis, como “eu consigo resolver os meus problemas com facilidade”, “sempre há uma resposta” e “não há mal em esperar pelo melhor!”.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *