Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Na física existe um termo chamado resiliência, ou seja, um material que tem a capacidade de se recuperar ou voltar para o seu estado natural depois de uma deformação.
Hoje, psicólogos usam o mesmo termo para se referir às pessoas que se recuperam de algum trauma.
Alguns também se referem à resiliência como a capacidade de se antecipar a algum problema ou oportunidade, ou seja, a capacidade de promover as realizações necessárias para alcançar algum propósito, usando três componentes: antecipar, projetar e executar.
Por que algumas pessoas são resilientes e outras não?
Infelizmente, devido ao momento que o nosso país esta passando, nem todos os nossos planos acontecem da forma que planejamos, e com isso muitas pessoas acabam por perder o foco ou desistir dos seus projetos
Quem tem resiliência entende que esse momento de turbulência não pode ferir ou derrubar, mas sim ajudar a tornar mais forte, e que os acontecimentos são desafios que precisam ser superados, uma verdadeira oportunidade de crescimento e fortalecimento.
As dificuldades são uma oportunidade para exercitar cinco elementos:
- Proatividade;
- Positividade;
- Flexibilidade;
- Foco;
- Organização.
Muitas pessoas não são naturalmente resilientes e precisam desenvolver tal habilidade: elas precisam ficar mais fortes a cada situação difícil que passam.
Já que todos nós passamos por dificuldades, não há ninguém no mundo que não passe por algum tipo de trauma.
Há pessoas que conseguem superar mais rapidamente as diversidades, as dores e o sofrimento, porém as que têm baixa resiliência são facilmente abaladas por qualquer problema. Elas ficam transtornadas quando enfrentam pequenos obstáculos.
Não há necessidade de ter uma super resiliência, mas se ela esta muito baixa há a necessidade de aumentá-la para ser uma pessoa mais resistente às frustrações, ajudando a relevar os problemas diários.
Isso ajuda a melhorar o bem-estar e a sua qualidade de vida. Com isso, também há a melhora no desempenho em todas as áreas da vida, pessoal e profissional.
Como se tornar mais resiliente?
As pessoas resilientes sabem que a vida não é fácil, e que os desafios sempre aparecem, ou seja, o Sol nasce para todos, e a tempestade também cai para todos.
Todos os problemas servem de aprendizado, por isso preste atenção em algumas dicas para melhorar a sua resiliência:
- Seja mais flexível;
- Tenha mais recursos para enfrentar os problemas;
- Não fuja do problema, encare-o;
- Se pergunte o que você pode aprender com essa situação de dificuldade;
- Peça apoio de uma pessoa próxima ou a ajuda de um psicólogo de sua confiança;
- Faça sempre aquilo que você gosta;
- Tenha hábitos saudáveis;
- Lembre-se de que tudo é passageiro.
O que as pessoas resilientes têm de diferente?
Uma das frases das pessoas relientes é: o problema não é o problema, o problema é a minha atitude diante do problema.
Elas até sentem medo, insegurança, raiva, etc; mas não ficam só nisso, tomam alguma atitude diante da situação, seja ela qual for, pedir ajuda ou pesquisar uma saída. Elas canalizam a sua energia na solução do problema.
A resiliência é importante para todos os seres humanos, pois todos passam por situações delicadas e que exigem de nós sabedoria e autonomia para lidar com elas. Se você percebe dificuldade em ser resiliente, busque a ajuda de um psicólogo.
A psicoterapia é fundamental para fortalecer o nosso autoconhecimento e autoestima.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- [Vídeo] Como manter o Foco no que Realmente Importa?
https://youtu.be/9cjZh_J6FiI Vídeo sobre Como manter o Foco no que Realmente Importa?
- Frustração
É impossível passar pela vida sem ter a sua parcela de frustrações. Apesar de ser algo bastante comum, pode ser doloroso e até mesmo incapacitante para algumas pessoas. Os [...]
- Razão vs. Emoção: uma falsa batalha
As emoções são o que nos fazem humanos. E quando somos tomados por um sentimento forte, ele parece ocupar todos os espaços de nosso ser Mas, quando esse sentimento [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Brotto é psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogos Berrini. Thaiana é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524.
Prá quem é ciumento o sofrimento é certo. Tem que se tratar.