
Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Melissa Almeida dos Santos - Psicólogo CRP 06/145112

A ansiedade é uma emoção que faz parte da vida de todos nós. Afinal, ela é um instinto que protege as pessoas dos riscos, alertando-as diante de uma ameaça real.
No entanto, quando em excesso, ela pode ser prejudicial, indicando a presença de algum transtorno de ansiedade. Nesses casos, é indispensável procurar ajuda profissional.
Mas como saber se você está com algum transtorno de ansiedade? Quais sinais indicam que algo não vai bem? Continue a leitura deste artigo para conferir os principais sinais!
O que é transtorno de ansiedade?
Transtorno de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada pelo medo, preocupação e ansiedade excessivos que interferem nas atividades diárias.
Nesse sentido, a pessoa pode ficar ansiosa constantemente, mesmo quando não existe uma ameaça ou problema real. A partir disso, sintomas físicos, comportamentais e emocionais podem surgir de forma intensa, como dores estomacais, falta de ar, insônia e angústia, por exemplo.
Convém mencionar, antes de seguirmos, que existem diferentes tipos de transtorno de ansiedade, sendo os principais:
- Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): um dos transtornos de ansiedade mais comuns, caracterizado pela preocupação excessiva combinado com estresse recorrente.
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC): pensamentos obsessivos que levam a atitudes compulsivas, como verificar várias vezes se a porta está trancada.
- Transtorno de ansiedade social: também conhecida como fobia social, refere-se à ansiedade diante de situações sociais e relacionamentos interpessoais.
- Síndrome do pânico: crises intensas e inesperadas de medo e mal-estar generalizado diante de situações futuras.
- Agorafobia: medo de situações e lugares que possam causar “aprisionamento”, como estar dentro de um elevador, por exemplo.
Como saber se estou com algum transtorno de ansiedade?
Para saber se você está com algum transtorno de ansiedade, é necessário se atentar para os sinais que o seu corpo e a sua mente podem estar dando.
Por isso, trouxemos, a seguir, alguns pontos para você observar:
1. Mudanças de humor repentinas e/ou irritabilidade
Se você tem se sentido irritado com uma certa frequência e/ou percebe que o seu humor muda de repente, sem uma explicação clara, então pode ser que você esteja com algum transtorno de humor.
Nesse sentido, repare se você está vivenciando uma situação de muita pressão ou estresse. Afinal, esses contextos podem fazer com que o humor oscile frequentemente.
2. Alterações no sono
Também é bastante comum a pessoa ansiosa sofrer com alguma alteração no sono, especialmente a insônia, uma vez que a mente está em estado de hiperexcitação e, portanto, não consegue “desligar” para relaxar.
Além da dificuldade para iniciar o sono, o indivíduo pode sofrer com despertares noturnos frequentes ou acordar muito antes do horário previsto. Tudo por causa da hiperatividade do cérebro com os pensamentos intermitentes de preocupação.
3. Sensação de falta de ar
Essa é uma das sensações físicas mais presentes nos transtornos de ansiedade: a sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar. Nesses casos, a causa do problema não é fisiológica tampouco está atrelada ao aparelho respiratório. A causa sempre é emocional.
Vale destacar que, em caso de falta de ar, é indispensável procurar um médico para fazer exames e, assim, descartar causas físicas antes. Não tome nenhuma conclusão sem a orientação de um profissional.
4. Medo excessivo sem uma justificativa aparente
Um outro sinal que pode indicar a existência de um transtorno de ansiedade é sentir um medo constante sem que haja uma justificativa aparente para isso, além de enxergar perigo em situações que não necessariamente sejam, de fato, perigosas.
Em muitos pacientes, esse sintoma é tão grave que os impede de realizar atividades diárias básicas, como ir a um supermercado, por exemplo. Daí a importância de buscar ajuda imediata de um psicólogo, porque, ainda que não seja um transtorno de ansiedade, com certeza é algo que precisa ser tratado.
5. Pensamentos obsessivos
Os pensamentos obsessivos são aqueles que invadem a mente e voltam repetidas vezes ainda que você não queira. É comum tentar desviar o foco, mas, volta e meia, se deparar novamente com eles.
Assim como o medo excessivo, eles também afetam o desenvolvimento de atividades básicas e prejudicam o desempenho no trabalho, nos estudos e nas tarefas domésticas. É válido dizer que eles são muito comuns no TOC, mas também podem surgir em outros transtornos de ansiedade devido à inquietação mental da pessoa.
6. Alterações no apetite
A ansiedade intensa também pode afetar a relação com a comida. Algumas pessoas podem comer de forma compulsiva, enquanto outras podem apresentar dificuldades para se alimentar. Nos dois casos, haverá um ganho ou uma perda de peso perceptível e não intencional, o que deve acender o alerta.
Convém mencionar, mais uma vez, que esse sintoma não deve ser analisado isoladamente, uma vez que a perda ou ganho de peso podem estar associadas a condições fisiológicas. Apenas um profissional poderá fazer a análise e diagnóstico precisos.
7. Palpitações e dores no peito
Em alguns transtornos, como a síndrome do pânico ou o TAG, a pessoa pode sentir dores no peito e/ou uma espécie de taquicardia, em que o coração bate em ritmo acelerado. Isso acontece porque, em situações de medo ou estresse, o corpo libera adrenalina, substância que afeta o ritmo cardíaco.
Descartando-se, portanto, uma causa fisiológica, as palpitações e dores no peito podem sim estarem associadas aos transtornos de ansiedade.
8. Sensação de desrealização e despersonalização
Um outro sintoma comum dos transtornos de ansiedade é a sensação de desrealização e despersonalização. Na desrealização, a pessoa percebe o mundo de uma forma distorcida e irreal. Já na despersonalização, a sensação é de distanciamento de si mesmo, como se estivesse fora do seu próprio corpo.
Ambos casos existem intervenção imediata, pois o indivíduo pode cometer atitudes graves contra si ou contra terceiros por causa do que acha que vê. Portanto, se você sentir isso, corra para a emergência.
Outros sintomas dos transtornos de ansiedade

Além dos sintomas que mencionamos anteriormente, uma pessoa com TAG, síndrome do pânico, agorafobia, TOC ou fobia social pode apresentar outros sintomas, como:
- Dores de cabeça frequentes
- Fala acelerada
- Agitação de pernas e braços
- Tensão muscular
- Vertigem e tontura
- Problemas gastrointestinais
- Enjoo e vômito
- Sudorese excessiva
- Calafrios
- Cansaço excessivo
O que fazer se eu estiver com esses sintomas?
Como mencionamos, esses sintomas não precisam aparecer ao mesmo tempo para você procurar ajuda, mas também não surgem de forma isolada, isto é, sempre estão associados. Portanto, se você sentir dois ou mais deles, procure um profissional da área da saúde o quanto antes.
Ele fará uma anamnese detalhada e te pedirá exames para descartar possíveis causas fisiológicas. Se diagnosticado um transtorno de ansiedade, te encaminhará para o psicólogo e/ou psiquiatra para a realização do tratamento adequado, que consiste em psicoterapia e, a depender do caso, em uso de medicamentos.
Lembre-se de que o cuidado com a saúde mental é o primeiro passo para garantir qualidade e bem-estar. Por isso, não hesite em procurar ajuda psicológica se sentir que algo não vai bem!
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Ansiedade generalizada: entenda o que é e como tratá-lo
A ansiedade generalizada é um dos distúrbios psicológicos associados à ansiedade. Você conhece todos os seus sintomas?
- Ansiedade social: o que é e como conviver com ela
A ansiedade social é um grande problema da sociedade atual. Aprenda mais sobre essa condição de saúde mental neste post.
- Ansiedade: o que é, principais sintomas e como controlar
Saiba o que é a ansiedade, sua relação com a preocupação, como identificar seus sintomas e como controlar uma crise de ansiedade.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- E-book grátis: Ansiedade – 20 estratégias para você controlá-la
Aprenda a controlar a ansiedade com essas 20 Estratégias Práticas e Eficientes. Baixe agora e compartilhe. É grátis e você não precisa fazer nenhum cadastro e nem informar seu e-mail. [...]
- Estresse: conheça os sinais, sintomas e aprenda a lidar
A vida moderna é cheia de frustrações, prazos e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um modo de vida. Você pode notar sintomas [...]
- Conheça 9 hábitos que estão associados à ansiedade
Você conhece os hábitos associados à ansiedade? Ansiedade é uma emoção provocada por fatores que achamos estressantes e cada pessoa tem uma percepção diferente sobre isso. Por exemplo, falar [...]

Autor: psicologa Melissa Almeida dos Santos - CRP 06/145112Formação: Formação em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental pelo CETCC e formação em Psicologia Organizacional pela PUC-SP. Tem expertise em questões como relacionamentos, ansiedade, conflitos profissionais e de carreira, estresse, conflitos familiares, depressão etc...
















