Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Segundo psicólogos, hoje em dia podemos trabalhar menos e aumentar a produtividade, saiba como!
No modelo de trabalho e mercado atuais, o ideal para a maioria das empresas é aumentar a produtividade de seus colaboradores para que suas organizações possam trazer benefícios para todos.
Por este motivo, mesmo que não haja receitas mágicas e definitivas para aumentar a produtividade da empresa, existem muitas formas inteligentes, ferramentas especiais e métodos próprios da psicologia para atingir este fim.
Apresentamos um dos métodos que muitas empresas vêm se baseando nas últimas décadas.
Trata-se das relações comportamentais entre gerenciamento do tempo, assistência psicológica e condições de trabalho. Gostaria de conhecer mais? Leia nosso texto!
Novas formas de aumentar a produtividade
Hoje existem evidências de que o caminho mais inteligente para aumentar a produtividade é diminuir a sua carga horária. Atualmente pode-se falar de níveis ou tipos de escalas de gerenciamento dentro das empresas.
Muitas empresas seguem ainda o padrão clássico: preservar a carga horária de trabalhos, com menos empregados e mais tarefas.
Mas há empresas que são menos controladoras. Nelas, os colaboradores normalmente são responsáveis de suas obrigações e responsabilidades, permitindo replanejar a sua atuação.
Podemos citar grandes empresas como a Google, Twitter, Netflix, entre outras, que seguem essa linha de mais autonomia e flexibilidade.
Saiba como aumentar a produtividade
Percebemos em nosso cotidiano que, quando fazemos tarefas que gostamos muito, as realizamos com mais eficiência.
Existem estudos que demonstram que a liderança e a produtividade são transformacionais.
A partir destas mudanças, na forma de perceber o próprio trabalho, são criados novos estilos de trabalho menos rígidos e mais eficientes.
Confira mais algumas vantagens de diminuir a carga horária dos funcionários.
1. Relevância da motivação
O colaborador que trabalha menos horas terá mais disposição para trabalhar, e por consequência, mais motivação.
Ele passará a atender melhor o cliente, e, consequentemente, um funcionário que está motivado e com maior disposição, que não possui uma sobrecarga, estará muito mais apto a ofertar a seu cliente um ótimo atendimento.
O cliente será tão beneficiado quanto ele neste sentido. Devemos lembrar que a motivação é um dos pilares do gerenciamento interno de produção.
2. Diminuição de problemas
Verificou-se que, quanto mais tempo de trabalho realizado maior será o nível de estresse, ansiedade e depressão. Estudos demonstram que uma carga horária de 6 horas já melhora o bem-estar dos colaboradores. Fontes: Estresse como preditor da Síndrome de Burnout e Fique atento: é preciso falar sobre o esgotamento profissional
3. Menos ausências
O fato de trabalhar menos também reduz as possibilidades do colaborador ficar doente, e, por consequência, de se ausentar do trabalho.
As faltas no trabalho terminam por causar um custo muito alto para o empregador.
4. Maior conforto
Reduzindo a carga horária, é possível falar do conforto. Isso não somente melhora a qualidade de vida e bem-estar do colaborador como também afeta diretamente os resultados da empresa.
5. Melhoria na relação entre trabalho e família
Trabalhando menos horas é possível aumentar a produtividade e para ter mais tempo e horas de passar com a família, e seus momentos de ócio.
Realizando um trabalho de seis horas, por exemplo, a pessoa pode maximizar a conciliação da vida laboral com a familiar, tornando-as mais felizes.
6. Possibilidade para a capacitação
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Hoje se espera mais especialização nos diversos campos de atuação profissional. Ao reduzir a carga horária de seu funcionário, você propicia mais tempo para que ele possa estudar e se especializar.
Isto é benéfico principalmente para a empresa, que se manterá atualizada através de seus funcionários qualificados.
Quando os colaboradores podem trabalhar menos horas por dia, vimos que é possível conquistar uma maior produtividade, tendendo a aprender mais sobre as metas e objetivos que a empresa exige.
Com esse novo estilo de responsabilidades, os colaboradores podem se sentir melhores, com suas necessidades mais presentes, atendidas pelas empresas.
Com esta dupla via de acertos, tanto empregador quanto empregado estarão comprometidos em assumir as metas e objetivos da empresa.
É importante lembrar que em casos de estresse ou até mesmo sintomas de depressão, é fundamental buscar a ajuda de um psicólogo para dar início a um processo terapêutico.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Psicólogo dá 9 dicas para parar de fumar
Parar de fumar é muito difícil para muitas pessoas. Isso porque o cigarro acusa dependência química, psicológica e também social. Tudo o que está relacionado ao cigarro, torna o [...]
- 7 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalho
Ter uma boa comunicação no trabalho pode ser o que o fará atingir as suas metas. Leia o artigo e confira essas dicas incríveis. Assim como para os relacionamentos, [...]
- 7 perguntas sobre a motivação para ajudá-lo a se manter motivado
A motivação pessoal pode ser um mistério para muitas pessoas, especialmente as que não conseguem se motivar facilmente. Existem muitos mecanismos psicológicos por trás dessa capacidade. Neste post, vamos [...]
Autor: psicologa Amanda Hyppolito Gasparini Carbinatto - CRP 06/149634Formação: A psicóloga Amanda Carbinatto é graduada em psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCRS e Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui ainda formação em Avaliação Psicológica...