Psicossomatização

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia

O que é?

Psicossomatizar é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive.

Como isso acontece?

É normal ouvirmos “nossa, aquela moça emagreceu muito depois que separou do marido”, ou “isso que você está sentindo são coisas da sua cabeça”. Ou seja, psicossomatizar é ter reações depois de ter vivenciado alguma situação que lhe causou forte emoção.

Um exemplo simples é quando você tem uma surpresa muito boa, seu coração dispara você fica vermelho e em alguns momentos até sua de tanta emoção. Isso já deve ter acontecido com você. Ou quando você recebe uma notícia não muito boa na hora que você está almoçando, e, de repente, a fome passa e você coloca aquele prato saboroso de comida de lado. Repito, isso já deve ter acontecido com você – e não só com você.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

O objetivo deste texto é deixar claro para o leitor que, às vezes, algum sintoma que surgiu em você, como palpitações e até mesmo alergias na pele, espinhas, etc.; podem ter sido causadas por alguma situação em que você viveu uma forte emoção, e neste contexto se enquadra: alegria, tristeza, estresse, angústia, entre outras emoções que vivenciamos todos os dias e em alguns momentos com maior intensidade.

Portanto, é sempre importante levar em consideração como está o nosso equilíbrio mental, porque às vezes colocamos muita intensidade numa situação simplesmente por estarmos sobre o efeito de outras emoções, como por exemplo: você está ansioso(a) para chegar a sua casa, sai do trabalho e se depara com aquele trânsito caótico – o que pode desencadear? Certamente, um estresse daqueles! Este estresse pode desencadear uma dor de cabeça e assim torna-se um ciclo vicioso.

Então, não podemos deixar de lado nossa saúde e equilíbrio mental. Isso tem muito a dizer sobre como estamos levando nossa vida, nosso dia a dia, e muito tem a ver com a forma que estamos lidando com as situações ao nosso redor.

Psicossomatizar é mais comum do que imaginamos

Psicossomatizar é algo mais comum e mais presente em nossas vidas do que podemos imaginar. Então, quando você procurar um dermatologista porque percebeu que “de alguns dias pra cá essas espinhas surgiram no seu rosto e não há remédio que melhore”, pode significar que você tem se estressado bastante…

É claro que não podemos descartar outras hipóteses e um exame específico poderá responder se você, de fato, não está com algum problema na pele, mas vale ressaltar que problemas psicossomáticos não constam em exames. Ou seja, caso você faça aquela bateria de exames que seu médico pediu e todos eles estão em “perfeito estado”, vale a alerta de procurar por um psicólogo, para esclarecer suas dúvidas e encontrar a raiz do seu problema.

Links e Informações Úteis:

 

 

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Culpa

    O sentimento de Culpa muitas vezes tira a nossa sensação de bem estar. O que devemos fazer quando carregamos o sentimento de culpa por muito tempo.
  • Qual a Função do Psicólogo?

    O papel do psicologo é ajudar seu paciente a superar qualquer dificuldade em sua vida da melhor forma possivel.Conheça todos os tipos de terapia, leia mais.
  • Por que Fazer Terapia?

    Porque fazer terapia
    Muitas pessoas não dão uma chance a terapia por desacreditar ou desconhece-la. Mas ela é apenas a aplicação de uma ciência, a psicologia. Leia mais.

Autora: Psicóloga Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.