Qual a Função do Psicólogo

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Qual a Função do Psicólogo

Psicólogos comportamentais e cognitivos comportamentais são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas.

Eles ajudam as pessoas a superarem e gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos entre dezenas de outros, além de ajudar aquelas pessoas que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento.

Entre todas as funções e atividades exercidas por psicólogos, a Psicologia Clínica é bem clássica e por isso muito conhecida.

Psicologia Clínica é comumente praticada em um consultório, uma vez que tem ambiente adequado para a prática da psicoterapia (ambiente agradável, acusticamente isolado etc). Mas pode também ser praticada em hospitais e até na residência do paciente, caso o paciente não tenha condições de se locomover até o consultório.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Então qual a função do psicólogo? A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc). O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções. Deve discutir a forma pela qual o individuo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.

Geralmente os psicólogos se baseiam em uma abordagem, e eventualmente em mais de uma, para utilizar clinicamente nas sessões de psicoterapia. A abordagem, nesse caso, seria o uso clínico do conhecimento obtido pela psicologia em cada linha de estudo/raciocínio.

As abordagens mais comuns da psicologia são:

Terapia Cognitiva

Pensamento e sua dinâmica.

Premissa básica: Examina o pensamento humano e o comportamento em termos de como nós interpretamos, processamos e lembramos das situações. As regras que nós usamos para ver o mundo são importantes para entender o porquê pensamos e agimos da forma que fazemos. De maneira geral, comportamento humano não pode ser compreendido sem examinar como a pessoa adquiri, armazena e processa as informações.

Terapia Comportamental

Efeitos social/ambiente no comportamento do ser humano.

Explica o comportamento humano em termos condicionais, ou seja, busca compreender a função que mantém o padrão comportamental daquele sujeito (adequados ou inadequados) e após essa análise funcional, utiliza procedimentos como forma de aprimorar e modelar novos comportamentos.

Psicanalítica/Psicodinâmica

Inconsciente como determinante do comportamento.

Acredita que o inconsciente – parte da nossa mente que nós não temos controle ou acesso racionalmente – controla a maior parte de nossos pensamentos e ações. O inconsciente vem desde a infância e governa a personalidade.

Quem leu esse texto também se interessou por: 

 

Psicólogas do Consultório

Psicóloga Ingrid Machado

Psicóloga Ingrid Machado

Psicóloga Leticia Merschmann

Psicóloga Leticia Merschmann

Psicóloga Natacha Barbosa

Psicóloga Natacha Barbosa

Outros textos que podem lhe interessar



  • Aceitação de si mesmo

    Conhece seus pontos fortes e fracos?



  • Impaciência

    O que fazer se sou impaciente e como lidar com os impacientes



  • Segurança e Autoestima

    Como aumentar minha segurança e autoestima?

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
Google+ por Thaiana Brotto

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.