Como lidar com as mudanças?
Na nossa vida ocorrem mudanças a todo momento. Desde muito cedo aprendemos a nos adaptar a novos ambientes e situações: escola nova, novos amiguinhos, a chegada de um irmão, a morte de um ente querido, a descoberta da paixão – e também da desilusão amorosa.
Enfim, no decorrer de nossa trajetória muitas alterações de rota acontecem e todas elas são necessárias para o nosso crescimento. Sabemos, porém, que todo movimento inesperado gera desconforto.
Algumas pessoas não sabem como lidar com as mudanças e isso acaba se tornando um transtorno, necessitando da ajuda de um psicólogo.
Muitas vezes estamos de tal forma presos a uma zona de conforto que, mesmo se a situação que nos encontramos não seja satisfatória, temos medo de nos movermos em direção à uma mudança, seja ela no trabalho, em casa, na escola ou num relacionamento. O medo do novo nos paralisa e faz com que continuemos na mesmice.
Mas é necessário reconhecer que muitas mudanças nos são impostas e não temos como fugir delas.
Como lidar com as mudanças?
Por isso, o melhor é saber como lidar com as alterações e tirar, de cada situação, o melhor proveito possível. O ideal é enxergar a mudança como uma oportunidade de crescimento e autoconhecimento.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
Esteja preparado para a mudança encarando as situações inesperadas, sem se recusar a aprender a lição que o momento quer nos ensinar. O importante é saber como lidar com a nova fase e entender quando ela é inevitável.
Perceba os sinais de uma mudança eminente. De nada adianta fingir que não vê o que está diante de você. Problemas de saúde de algum familiar, reestruturação na empresa onde trabalha e comentários sobre a necessidade de mudar algo em si mesmo.
Todos são sinais de que algo pode acontecer e alterar a sua rotina. Se estiver atento aos sinais poderá se preparar para reagir melhor à mudança e pensar em maneiras de como administrá-las com o menor sofrimento possível.
Analise a situação e veja o que de pior pode lhe acontecer com um cenário diferente ao seu redor. Com esta informação você poderá trabalhar sua mente para estar preparado para a mudança e também traçar estratégias para amenizar o impacto e evitar que o pior venha realmente a acontecer.
Só podemos controlar a nós mesmos
Lembre-se que não temos controle sobre tudo na vida, mas podemos controlar a nós mesmos. A mudança pode virar a nossa vida de cabeça para baixo, mas como reagimos e lidamos com ela é que faz a diferença.
Colocar a culpa nos outros ou tentar controlar aquilo que está fora de nosso alcance não ajudará em nada.
A mudança desestabiliza a nossa vida e, por isso, ela pode ser considerada um choque. Todos os hábitos podem vir a ser questionados diante da interferência de uma rotina diferente.
Por isso, é necessário calma e coragem para enfrentar o medo do desconhecido e aprender a lidar com as alterações do nosso cotidiano, incorporando novos padrões de vida.
Toda mudança traz uma oportunidade, seja de rever padrões que não servem mais para sua vida, para perceber que as escolhas que faz não são as melhores ou para reexaminar o seu estilo de vida.
Embora seja difícil, a mudança pode trazer um bem, que é a chance de você se conhecer melhor e descobrir a sua capacidade de lidar com obstáculos que pareciam intransponíveis.
Auxílio do psicólogo
Algumas mudanças são mesmo demasiadamente difíceis e você pode não conseguir enfrentá-las sozinho. Seja porque não possui estrutura psicológica para isso, seja porque não sabe quais ferramentas usar em seu favor.
Como dissemos, o medo do desconhecido pode paralisar.
A procura por um psicólogo num momento de mudança profunda pode ajudá-lo a lidar com o processo de modo mais fácil.
Através da psicoterapia, o psicólogo poderá identificar o que está causando a dificuldade em lidar com as alterações na sua rotina e procurar desenvolver em você habilidades de enfrentamento e aceitação com o diferente.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Parente com esquizofrenia: aprenda a lidar
Entenda o que você precisa saber para lidar com um parente com esquizofrenia.
Conheça 5 formas de autossabotagem e como lidar com ela
A autossabotagem é um ataque dirigido à própria pessoa. Conheça mais sobre a autossabotagem. . Clínica de Psicologia em São Paulo (11) 4564-7707
Terapia entre amigos
Entenda os valores da amizade e como ela nos ajuda no dia a dia. Entenda quando se faz necessário a ajuda de um profissional psicólogo.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.