Como lidar com as mudanças?

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Como lidar com as mudanças

Na nossa vida ocorrem mudanças a todo momento. Desde muito cedo aprendemos a nos adaptar a novos ambientes e situações: escola nova, novos amiguinhos, a chegada de um irmão, a morte de um ente querido, a descoberta da paixão – e também da desilusão amorosa. Enfim, no decorrer de nossa trajetória muitas alterações de rota acontecem e todas elas são necessárias para o nosso crescimento. Sabemos, porém, que todo movimento inesperado gera desconforto. Algumas pessoas não sabem como lidar com as mudanças e isso acaba se tornando um transtorno, necessitando da ajuda de um psicólogo.

Muitas vezes estamos de tal forma presos a uma zona de conforto que, mesmo se a situação que nos encontramos não seja satisfatória, temos medo de nos movermos em direção à uma mudança, seja ela no trabalho, em casa, na escola ou num relacionamento. O medo do novo nos paralisa e faz com que continuemos na mesmice.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Mas é necessário reconhecer que muitas mudanças nos são impostas e não temos como fugir delas. Por isso, o melhor é saber como lidar com as alterações e tirar, de cada situação, o melhor proveito possível. O ideal é enxergar a mudança como uma oportunidade de crescimento e autoconhecimento.

Como lidar com as mudanças?

Esteja preparado para a mudança encarando as situações inesperadas, sem se recusar a aprender a lição que o momento quer nos ensinar. O importante é saber como lidar com a nova fase e entender quando ela é inevitável.

Perceba os sinais de uma mudança eminente. De nada adianta fingir que não vê o que está diante de você. Problemas de saúde de algum familiar, reestruturação na empresa onde trabalha e comentários sobre a necessidade de mudar algo em si mesmo. Todos são sinais de que algo pode acontecer e alterar a sua rotina. Se estiver atento aos sinais poderá se preparar para reagir melhor à mudança e pensar em maneiras de como administrá-las com o menor sofrimento possível.

Analise a situação e veja o que de pior pode lhe acontecer com um cenário diferente ao seu redor. Com esta informação você poderá trabalhar sua mente para estar preparado para a mudança e também traçar estratégias para amenizar o impacto e evitar que o pior venha realmente a acontecer.

Só podemos controlar a nós mesmos

Lembre-se que não temos controle sobre tudo na vida, mas podemos controlar a nós mesmos. A mudança pode virar a nossa vida de cabeça para baixo, mas como reagimos e lidamos com ela é que faz a diferença. Colocar a culpa nos outros ou tentar controlar aquilo que está fora de nosso alcance não ajudará em nada.

A mudança desestabiliza a nossa vida e, por isso, ela pode ser considerada um choque. Todos os hábitos podem vir a ser questionados diante da interferência de uma rotina diferente. Por isso, é necessário calma e coragem para enfrentar o medo do desconhecido e aprender a lidar com as alterações do nosso cotidiano, incorporando novos padrões de vida.

Toda mudança traz uma oportunidade, seja de rever padrões que não servem mais para sua vida, para perceber que as escolhas que faz não são as melhores ou para reexaminar o seu estilo de vida. Embora seja difícil, a mudança pode trazer um bem, que é a chance de você se conhecer melhor e descobrir a sua capacidade de lidar com obstáculos que pareciam intransponíveis.

Auxílio do psicólogo

Algumas mudanças são mesmo demasiadamente difíceis e você pode não conseguir enfrentá-las sozinho. Seja porque não possui estrutura psicológica para isso, seja porque não sabe quais ferramentas usar em seu favor. Como dissemos, o medo do desconhecido pode paralisar.

A procura por um psicólogo num momento de mudança profunda pode ajudá-lo a lidar com o processo de modo mais fácil. Através do diálogo, o psicólogo poderá identificar o que está causando a dificuldade em lidar com as alterações na sua rotina e procurar desenvolver em você habilidades de enfrentamento e aceitação com o diferente.

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.