Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Segundo os psicólogos, uma das recomendações para termos uma vida saudável é dormir cerca de oito horas toda noite.
Mas será que dormir e descansar são a mesma coisa? Quantas vezes, por mais tempo que dormimos, acordamos com a sensação de cansaço?
O fato de não conseguirmos desligar de nossas preocupações diárias interfere em nosso sono.
Quando os nossos problemas se agravam e ficamos dominados pelo estresse, se torna mais clara a percepção de que dormir x descansar são ações bem diferentes. Nesse momento, o ideal é procurar um psicólogo.
Quem não consegue descansar enquanto dorme, além de acordar cansado e com a sensação de que dormiu nada, ainda começa o dia irritado e mal humorado.
É uma situação que precisamos compreender e, nesses casos, é necessário buscar uma solução.
Dormir vs Descansar
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Apesar de não serem exatamente a mesma coisa, dormir e descansar são necessários para estar bem disposto e atento durante o dia.
Dormir é fundamental para repor as energias e manter o organismo saudável e funcionando perfeitamente, além de garantir a manutenção do peso e uma pele mais bonita.
O ideal é cada um identificar a quantidade de horas de sono necessárias para acordar disposto no dia seguinte, apesar da convenção de que se deva dormir de sete a oito horas por noite.
Também é muito importante descansar tanto o corpo quanto a mente, no sentido de relaxar e de tentar deixar a rotina mais leve.
Além de garantir uma noite tranquila de sono, descansar nos livra do estresse, da ansiedade e até mesmo de alguns sintomas da depressão.
Podemos tirar um tempo de descanso até mesmo durante o dia, nem que seja na hora do almoço.
Dicas para ajudar você a ter um sono tranquilo
- Mantenha o quarto escuro e confortável, com temperatura ideal e sem qualquer tipo de aparelho ligado;
- Escolha um bom colchão e travesseiros confortáveis. Eles são fundamentais;
- Não durma com o estômago cheio e nem tome café ou outras bebidas estimulantes antes de ir pra cama;
- Não acesse computador ou smartphone na cama;
- Não pratique exercícios físicos muito perto da hora de ir dormir;
- Tome um chá ou leite morno com mel para relaxar;
- Tome uma ducha quente. A água quente alivia a tensão muscular e deixa o corpo mais relaxado;
- Leia trechos de algum livro minutos antes de ir deitar;
- Medite ou respire profundamente. Isso o tranquilizará para dormir;
- Acorde devagar, sem susto e, se possível, sem aquele despertador repetindo o toque várias vezes;
- Se espreguice na hora que acordar. Alongue-se e medite como será o dia;
- Não se conecte a equipamentos eletrônicos logo cedo;
- Ao acordar, tome um bom e tranquilo café da manhã;
- Mantenha uma rotina de horário para dormir e acordar;
Aprendendo com o psicólogo
Se estas dicas não ajudarem e você perceber que a situação vem se tornando repetitiva, não deixe esta realidade prejudicar as suas atividades diárias e sua saúde. O mais indicado é procurar a ajuda de um psicólogo para entender o que está acontecendo contigo.
O psicólogo poderá avaliar se existe alguma emoção, preocupação ou comportamento que estejam interferindo no seu descanso. O profissional irá propor um plano de ação para corrigir o desconforto.
A terapia pode ser até mesmo breve, dependendo do caso, mas certamente ajudará a tornar as suas noites mais tranquilas, promovendo o descanso necessário para garantir o bem-estar diário.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Hábitos que aumentam o risco de depressão
Certos hábitos aumentam o risco de depressão, bem como agravam sintomas depressivos de quem já sofre da doença. Por isso, é necessário conceder uma atenção especial para o que [...]
- Qualidade de Vida no Trabalho: como conciliar?
O trabalho faz parte das nossas vidas e ocupa grande tempo do nosso dia. É por isso que passar por dificuldades no ambiente de trabalho afeta drasticamente a qualidade [...]
- Por que ligamos para a opinião dos outros?
Você se importa com a opinião dos outros? O que impede as pessoas de fazer o que desejam, como terminar um casamento ruim após anos de convivência ou sair [...]
Autor: psicologa Amanda Hyppolito Gasparini Carbinatto - CRP 06/149634Formação: A psicóloga Amanda Carbinatto é graduada em psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCRS e Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui ainda formação em Avaliação Psicológica...