Como você tem cuidado da sua saúde mental?

Como você tem cuidado da sua saúde mental?

Apesar de estudos mostrarem que não usamos a capacidade total do nosso cérebro, parece que estamos sempre com nossa mente cheia e cansada com o estresse e a ansiedade causados pelas muitas atividades diárias, demandas no trabalho e preocupações de modo geral. Toda essa carga prejudica nossa saúde mental. É sempre importante lembrar que não apenas o corpo precisa estar saudável, mas a mente também. Se não tomarmos providências simples, consultar um psicólogo será necessário para nos ajudar.

Já ouvimos várias vezes a ideia de manter uma mente sã em um corpo são. Não se trata apenas de um conceito. O nosso corpo é uma máquina e precisa estar perfeitamente ajustado para funcionar bem. Precisamos que o conjunto formado por físico, mente, emoções e espírito esteja em equilíbrio para sentirmos bem-estar e termos qualidade de vida.

Cuidando da saúde mental

Por saúde mental entendemos o equilíbrio entre emoções e ações. Existe uma relação muito próxima entre o que sentimos e como agimos. Não é possível que alguém com problemas emocionais tenha sempre atitudes saudáveis, e vice-versa. Uma forma de garantir a saúde mental é ter um comportamento preventivo, a partir de algumas atitudes simples, tais como:

  • Pensamento positivo – Não é apenas um clichê de autoajuda. Normalmente exteriorizamos o que pensamos. Quando conseguimos manter nossa mente em uma posição positiva, vemos as coisas de um modo mais fácil e acreditamos que tudo é possível e que encontraremos uma solução.
  • Atividade prazerosa – Fazer o que se gosta traz um benefício enorme para a saúde mental, mesmo que seja no trabalho. Se você gosta do que faz, o peso será menor e as atividades serão realizadas com menos estresse. Importante, também, fazermos atividades fora do horário de serviço ou de estudo que nos tragam prazer. Pode ser um hobby, exercícios físicos, leitura ou qualquer outra coisa que nos traga satisfação.
  • O centro das atenções – Além de fazer o que gostamos, é necessário separarmos um tempo para nós, para nos conectarmos internamente, para cuidar da parte espiritual e física. Temos que nos lembrar de como o equilíbrio do conjunto é importante. É fundamental reservar um tempo para alinhar mente, emoções, físico e espírito para nos sentirmos plenos e felizes.
  • Calor humano – Fugir do isolamento e estar próximo de pessoas que gostamos mantém nossa mente saudável. Ter relacionamentos pessoais de qualidade proporciona bem-estar.
  • Sonhar e ter objetivos – Uma mente ocupada com sonhos e objetivos está focada em metas e não tem tempo para pensamentos negativos. O vislumbre de nosso sonho ou objetivo alcançado traz bem-estar e motiva nossa mente a pensar positivamente.
  • Interesses em comum – Participar de um grupo, associar-se a um clube e compartilhar interesses proporciona a sensação de pertencimento e faz bem para a saúde mental. Contribuir com a comunidade, seja em um trabalho de voluntariado ou somente ajudar um vizinho, faz com que nos sintamos bem em participar da vida do próximo e traz um benefício maior para nós mesmos.

Essas são apenas algumas das muitas atitudes que podemos ter para cuidar da nossa saúde mental. Temos que descobrir o que nos traz satisfação. Quando não conseguimos sozinhos, o ideal é procurar ajuda profissional.

O papel do psicólogo

Algumas pessoas estão com o nível de estresse tão elevado que chegam a um estágio em que se transforma em distúrbio. Nesse momento, já não conseguem mais sair da situação sozinhas. A ajuda de um psicólogo, nesses casos, é fundamental. Existem várias correntes na Psicologia que podem ser aplicadas no tratamento para alcançar a melhora da saúde mental.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

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