Atendimento Online

As sessões serão por Vídeo durante a quarentena

Saiba como funciona o atendimento psicológico a distância

Secretária das 7hs às 21hs. Ligue 11 4564-7707

Consultas das 7hs às 22hs

Valores - Horários Disponíveis - Os Psicólogos

Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Eu me sinto confuso! É só uma fase ou preciso de um psicólogo?

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Sinto-me confuso

Renato Russo já cantava em “Quase sem Querer” as palavras “tenho andado distraído, impaciente e indeciso. E ainda estou confuso…”. Isso significa que todos nós passamos por fases em que alguns sentimentos ruins parecem nos dominar e os momentos de bastante confusão em nossas vidas se tornam frequentes.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Isso é absolutamente normal e natural: você pode ficar confuso diante de uma decisão importante a ser tomada ou de um problema grave que ocorreu, por exemplo, e tem que resolver essas questões da melhor maneira, lidando com a correria do dia a dia.

No entanto, quando a pessoa se sente confusa na maior parte do tempo e isso começa a afetar o comportamento é aconselhável procurar a ajuda de um psicólogo. Assim, diminui-se o risco de ter que enfrentar um quadro de confusão mental mais sério.

Para quem anda confuso

O melhor é ficar atento ao que você entende por “estar confuso”. Seria a dificuldade de concatenar suas ideias ou de seguir alguma direção? É a dificuldade de tomar uma decisão importante? Ou você tem estado confuso a maior parte do tempo e com coisas simples que não seriam motivo para tal confusão?

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Se você concluir que se trata de uma confusão normal, corriqueira, talvez a conversa com um ente querido, um amigo, possa lhe ajudar a clarear as ideias e sair deste momento.

Porém, se você se sente incapaz de pensar de forma ágil e com clareza todo o tempo, talvez seja um sintoma de confusão mental. Observe se o fato de você se sentir desorientado, com dificuldade de tomar decisões e lembrar coisas simples tem sido uma constante.

A confusão mental pode estar relacionada a vários tipos de problemas ligados à saúde ou ao comportamento de risco, tais como:

  • Tumor no cérebro;
  • Concussão;
  • Febre;
  • Trauma ou lesão cefálica;
  • Doenças neurológicas;
  • Falta de sono;
  • Diabetes;
  • Distúrbios pulmonares;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Uso de medicamentos;
  • Ingestão de álcool.

Quando uma pessoa fica confusa por muito tempo, pode ser um sinal de demência, o que pode levar à perda da função cerebral. Existem alguns sintomas que podem indicar a confusão mental. Se eles surgirem o ideal é procurar por tratamento médico o quanto antes:

  • Parar para pensar enquanto fala e gaguejar com frequência;
  • Perder a consciência de tempo e espaço;
  • Esquecer porque está executando determinada tarefa;
  • Alteração de emoções e agitação repentinas;

Pode acontecer, inclusive, de a pessoa precisar de ajuda para realizar tarefas corriqueiras, que não tenha condições de fazer sozinha.

É hora de procurar um psicólogo

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Quando a confusão se torna recorrente e os sintomas citados acima aparecem com certa frequência, o melhor a fazer – o mais rápido possível – é procurar a ajuda de um psicólogo para evitar que o problema se torne ainda maior, podendo chegar à demência.

Quando for à consulta, é aconselhável que leve junto alguém do convívio ou anotações do que está ocorrendo para que possa ser relatado ao psicólogo sem correr o risco de esquecer alguma informação importante.

Através da terapia, o psicólogo poderá identificar o que vem causando a confusão, se está relacionada a alguma situação que o paciente está vivendo, como, por exemplo, algum tipo de trauma e pode ser temporária ou se se trata de algo mais grave e que necessitará talvez do encaminhamento a alguma outra especialidade médica.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Traumas psicológicos

    Traumas psicológicos
    Traumas psicológicos podem trazer consequências para a vida da pessoa. Mas é possível enfrentar essas consequências e a ajuda de um psicólogo é muito importante nesse momento
  • Veja como a baixa autoestima prejudica o trabalho e a vida pessoal

    Baixa Autoestima Prejudica no Trabalho e Vida Pessoal
    A baixa autoestima prejudica o trabalho e a vida pessoal, mas e possível fazer muitas coisas para elevar a autoestima com a ajuda de psicólogo e da psicoterapia.
  • 10 dicas que ajudam a combater o mau humor

    Dicas para mau humor
    Existem algumas dicas para combater o mau humor. No entanto, quando ele se tornar persistente, o ideal é consultar um psicólogo para descobrir e tratar a raiz do problema.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.