Motivação no trabalho

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Motivação no trabalho

6 formas de se manter motivado no trabalho

Algumas vezes nos sentimos desmotivados no trabalho, principalmente quando as tarefas são muitas, a remuneração é baixa, ou simplesmente porque nossa mente não está lidando 100% em alinhamento com nossos objetivos profissionais. Assim, nos sentimos péssimos, com vontade de desistir de tudo, e começamos a deixar nossas responsabilidades de lado, deixando o serviço incompleto e perdendo produtividade.

Tédio, letargia, preguiça – estes são sintomas de que você precisa de uma injeção motivacional no seu trabalho.

A ajuda de um psicólogo certamente será útil para ajudar a entender onde está sua carreira profissional, para onde ela está indo e para onde você entende que ela deveria ir.

Contudo, reunimos algumas dicas que ajudam muito a manter a motivação sempre elevada no trabalho.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

1- Faça pausas

O ideal é que a cada uma hora de trabalho você pause por 10 minutos. Pode parecer besteira, mas um descanso, por mínimo que seja, pode surtir muito efeito na sua produtividade e motivação. É importante, no entanto, aproveitar esses 10 minutos com sabedoria. Faça uma coisa diferente em cada pausa, experimente coisas novas – evite o ciclo facebook/twitter/whatsapp.

2- Leia algo interessante

Procure textos motivacionais, histórias que tenham um desfecho positivo ajudam muito. Ou então, procure um tema que atice sua curiosidade e busque por informações, por exemplo, trivias sobre seu filme favorito, uma receita de hamburger vegetariano, ou até mesmo descobrir a origem de uma palavra ou como é fabricado algum objeto. Não importa a leitura, e sim a distração que ela causa. Esta é uma das fórmulas para manter-se motivado no trabalho.

3- Limpe sua mesa

É considerado um alívio sintomático, ou seja, se você está desmotivado no trabalho, provavelmente sua área de trabalho já se transformou em uma completa bagunça. Ao passo que você dá uma geral na sua mesa e faz uma limpeza completa, tente limpar seus pensamentos negativos ou estressantes da mesma forma. Uma mesa livre é um convite à produtividade, pode acreditar.

4- Entenda seu valor

Outra forma de manter-se motivado no trabalho é saber o quanto o seu trabalho faz a diferença. Reconheça o seu impacto nos clientes, na empresa, no mundo. Se você não enxerga essa conexão, procure um pouco mais. Mantenha uma anotação sobre suas conquistas e tarefas executadas e volte a conferi-las de tempo em tempo e tente imaginar a sua importância para o funcionamento da sua empresa.

5- Varie as tarefas

Quando o trabalho é muito repetitivo, ele acaba não sendo tão estimulante. É por isso que ao invés de realizar apenas um tipo de tarefa por dia, aproveite sua capacidade para fazer um pouco de cada coisa a cada momento do seu dia: ações que necessitam de lógica, criatividade, interação – tente realizar uma mistura de ações que requerem focos variados. Quando partes diferentes do cérebro são estimuladas, sua motivação recebe uma recarga de energia.

6- Visite um especialista

Na correria do dia a dia, o nosso medo de perder o emprego supera toda e qualquer atitude para manter-se motivado. Em resumo, não temos tempo, precisamos realizar entregas e somos cheios de responsabilidade. É por isso que, se as dicas acima não funcionarem, a alternativa é buscar auxílio de um psicólogo com experiência em trabalho ou coaching.

Cada vez mais profissionais buscam por soluções profissionais para resolverem seus problemas motivacionais, e não há nada de errado nisso – pelo contrário, você estará recebendo uma ajuda válida para superar uma crise que talvez coloque seu emprego e carreira em risco.

Muitas vezes o problema não é com a empresa, com sua equipe, com o salário e muito menos com o cargo – pode ser que o problema venha de dentro de você. E é por isso que deve-se investigar a causa do desânimo no trabalho, os psicólogos farão de tudo para que você não sabote sua carreira por conta de um momento delicado porém simples de ser resolvido sem maiores estragos.

A falta de motivação é algo que ocorre de vez em quando em qualquer profissão e emprego. A maioria das pessoas se sentirá desmotivada em suas carreiras em algum momento da vida, isso é fato. O importante é descobrir, analisar e buscar uma solução adequada para o seu problema.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.