Newsletter
Assine Aqui

10 dicas para melhorar sua autoimagem

10 dicas para melhorar sua autoimagem

A autoimagem pode aumentar e diminuir nossa autoestima. Ela pode, inclusive, ser força motriz de nossos hábitos e até mesmo impulsos.

A autoimagem é, basicamente, o que você conhece de si mesmo. E ela é grande responsável por aumentar ou diminuir a nossa autoestima. São vários os pontos que a autoimagem trabalha, tanto psicológicos como físicos. Por isso, a nossa imagem pessoal depende muito da forma como nos enxergarmos.

Segundo psicólogos, criar uma autoimagem positiva, que respeite sua personalidade e suas habilidades não se trata de futilidade ou mesmo vaidade pura. A imagem está ligada ao que pensam sobre nós. 

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

O primeiro contato é através da imagem e associam nosso visual ao que interpretam de modo subjetivo a nosso respeito.

Somos conservadores? Somos criativos? Somos ousados? Somos descontraídos? A imagem dará indícios sobre esses aspectos. Sem contar que a higiene e cuidado pessoal demonstram o quanto você se valoriza e tem amor-próprio. 

Uma pessoa que está descontente com a vida , deixa isso transparecer através de sua imagem.

É algo inconsciente, mas é fácil entender que uma pessoa insatisfeita cuidará menos do corpo, da saúde, da imagem, do que alguém de bem com a vida, bem-sucedido e com futuro promissor. 

Isso pode ser um divisor de águas. E também pode trazer a tona alguns distúrbios psicológicos tais como  alimentares e de imagem, associados a depressão, por exemplo.

Confira nossas dicas para melhorar sua autoimagem. Caso perceba que algum transtorno psicológico pode estar prejudicando sua vida e imagem, procure ajuda de um psicólogo que irá identificar e diagnosticar seu quadro, orientando como lidar com esses distúrbios.

1) Perca o medo do espelho

Olhe-se no espelho e seja crítico, veja o que pode mudar e como pode melhorar sua autoimagem.

Seja sincero. Nem tudo tem solução imediata, mas muitas coisas você pode fazer para ter um visual mais bacana. Faça isso e estará pronto para a jornada de se sentir mais interessante e bonita. 

2) Faça uma lista de cuidados para você

Faça uma lista com o que você pode melhorar.

Comece pelo que for mais fácil, depois passe para questões como perder peso ou ganhar massa muscular, pois isso depende de mudanças de hábito e os resultados aparecem a médio prazo.

3) Autoimagem e uma vida saudável

Mude sua alimentação e tenha hábitos saudáveis. Tenha uma boa noite de sono, buscando dormir 8h e acorde mais cedo.

Dê prioridade para o café da manhã, faça refeições leves e balanceadas, se achar necessário, faça uso de suplementos alimentares para dar aquela turbinada no sistema imunológico e repor vitaminas.

4) Troque alimentos ricos em açúcar e gordura por alimentos ricos em energia

Troque aquela sobremesa cheia de açúcar e gordura por uma fruta. Já experimentou ou conhece os benefícios do abacate?

Ele é bom para tudo, além de que tem gordura boa e pode ajudar a substituir o mal pelo bom colesterol. São essas pequenas mudanças que farão diferença no teu dia-a-dia e são fáceis de assimilar. 

5) Faça exercícios físicos

Valor Consulta Psicóloga Karla






Não quero informar nome ou e-mail





Aqui está algo mais complexo, mas fazer exercícios físicos pode ajudar a ter uma vida mais saudável e evitar depressão. Por isso tente mudar pequenos hábitos na sua rotina para se movimentar mais.

Dance, troque o elevador pela escada, caminhe duas paradas até o ponto de ônibus, use uma bicicleta.

Vale tudo para aumentar a sua atividade física. Movimentar-se, além de manter o corpo em boa forma, ajuda a tonificar músculos, ter mais bem-estar e melhorar a qualidade do sono. Pense nisso. 

>>>> Leia também: Excesso de Sono.

6) Substitua maus hábitos por saudáveis

Substituir hábitos é algo muito difícil, por isso escolha um hábito de cada vez para ter sucesso. Se você tem o hábito de dormir tarde e assistir muita TV, troque pela leitura de um livro e tente dormir cada semana 20 minutos mais cedo.

Vale para qualquer hábito que você queira mudar. Com certeza, ao se adaptar ao novo hábito, terá mais qualidade de vida e também mais autoestima por ter conseguido.

7) Respeite sua personalidade

Não adianta tentar ser alguém que não combina com você. Para cuidar de você e sua autoimagem, é preciso respeitar sua personalidade.

Você não vai conseguir simplesmente passar por uma transformação e voltar do final de semana como acontece nos cinemas. Mas pode sim, com pequenas mudanças valorizar sua imagem. 

8) Crie um estilo

Crie um estilo confortável e que tenha a ver com você. Se gosta de cores discretas, mantenha a paleta de cores, e mude alguns itens como acessórios e calçados. Acessórios costumam deixar o visual mais sofisticado, desde que não haja exagero.

9) Renove o guarda-roupas

Separe o que não usa mais, e aquilo que você acaba usando sempre. Tente substituir algumas peças coringa por itens mais arrojados. Não precisa mudar tudo de uma vez., nem fazer compras compulsivas. Vá trocando uma ou duas peças por mês e logo terá um guarda-roupas novo e mais interessante do que o seu antigo.

10) Atenção aos detalhes

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Cuide dos detalhes. Unhas bem feitas, cabelo bem cortado, sapatos engraxados, meias limpas e combinando com a roupa, cintos que dão um toque no visual, colares para disfarçar o que você não gosta, roupas sem bolinhas e bem perfumadas.

Tudo isso irá compor um look mais convincente e te dará a você a autoimagem de alguém com autoconfiança e bem-sucedida. 

Você viu como, com algumas dicas, é possível ter uma autoimagem mais positiva? E, por consequência, ter uma autoestima melhor. O autocuidado é essencial para o bem-estar, sucesso na carreira e relacionamentos edificantes.

Interessou-se pelo tema 10 dicas para melhorar sua autoimagem: Se veja bonita? Então você pode se interessar por esse também: Necessidade em ser notado X timidez.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como aumentar minha segurança e autoestima

    Como aumentar minha segurança e autoestima
    Vejas as dicas de como você pode aumentar sua segurança e autoestima, com o texto da psicóloga do consultório de psicologia Psicólogos Berrini
  • Aceitação de si mesmo

    Aceitação de si mesmo
    Você conhece os seus pontos fortes? Sabe como lidar com os seus pontos fracos? Conhecer a si mesmo é uma das maneiras mais eficientes de evitar frustrações
  • Por que Fazer Terapia?

    Porque fazer terapia
    Muitas pessoas não dão uma chance a terapia por desacreditar ou desconhece-la. Mas ela é apenas a aplicação de uma ciência, a psicologia. Leia mais.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *