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Mindfulness – A Atenção Plena

Mindfulness - A Atenção Plena

Entenda como a atenção plena pode favorecer a vida profissional.

O “mindfulness” hoje é considerado pelos psicólogos como uma boa estratégia de sucesso não apenas para melhorar a saúde, mas também a vida profissional.

O mindfulness ou “atenção plena”, em inglês, consiste em aprender um conjunto de técnicas que, basicamente, aumentam a concentração, a satisfação e até o desempenho e a motivação da vida como um todo.

As técnicas de mindfulness são ferramentas-chave para conquistarmos liderança, sermos responsáveis, cumpridores de metas e vencedores de obstáculos pessoais/profissionais.

A psicoterapia é o método mais fácil para desenvolver as habilidades de mindfulness.

Usando a Mindfulness

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Letícia






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A atenção plena é uma prática que faz uso contínuo da realidade, encaminhada a centralizar a nossa mente dentro da experiência do que acontece no momento presente.

Colocar toda a atenção naquilo que está ao nosso redor, ou seja, estar presente 100% no aqui e agora.

Pode parecer, a primeira instância, algo sem muita complexidade ou transcendência.

Mas, ao contrário do que parece, a atenção plena é muito praticada por sistemas orientais de meditação e possui muitos graus de complexidade e resultados impressionantes.

A atenção plena traz efeitos diretos sobre o bem-estar e o desenvolvimento dos recursos internos que a pessoa dispõe.

Com ela, as habilidades internas de cada indivíduo podem produzir mudanças e transformações positivas em sua vida, nas suas atitudes cotidianas e condutas comportamentais.

Consequências positivas da atenção plena

Como vimos, a atenção plena cria um tipo de auto-discernimento, empatia e autoconhecimento que enriquece a vida pessoal e a profissional. Nos benefícios no trabalho, por exemplo, podemos citar:

As consequências positivas da atenção plena são confirmadas pelos neurocientistas que demonstram as ações no cérebro humano, com a sua prática continuada associando no desenvolvimento das áreas cerebrais.

Na vida pessoal e profissional, temos ainda os seguintes benefícios:

Inteligência emocional

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A capacidade de normalizar as emoções, equilibrando aquilo que parecia ser impossível, ajudando na tomada de boas decisões e resolução de conflitos cotidianos.

A atenção plena oferece exercícios e práticas sistemáticas do cérebro para experimentar com vigilância das emoções sem escapismos.

Assertividade

A atenção plena garante a neutralização de comportamentos mais depressivos e negativos. Com isso, diminui os comportamentos mais reativos, dando assim, um grande passo às respostas conscientes e assertivas.

Aqui, o trabalho em equipe deixará de ser conflitivo, pois cada um assumirá e desenvolverá a sua gestão emocional com maior empatia e autorresponsabilidade.

Clareza mental

Na atual dinâmica do cotidiano profissional, a dispersão e a falta de concentração geram consequências desastrosas para o trabalho. A falta de clareza mental repercute negativamente na gestão profissional.

A atenção plena ajuda a dar uma normalizada no que realmente importa para ter uma mente serena.

Resiliência

A realidade baseia-se nas contínuas mudanças e o fato de estar sob a atenção plena destas transformações, nos ajuda a aprender e vivenciar os altos e baixos de forma positiva.

Com isso, as incertezas limitantes podem ser desfeitas com uma prática de mindfulness. Focar a mente em novos propósitos ajuda a administrar questões que requerem motivação.

Criatividade

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A criatividade tem origem na mente silenciosa. Com o exercício da atenção plena conseguimos treinar a mente para alcançar estados de serenidade e silêncio mental que fomentam a criatividade.

Em resumo, as técnicas da atenção plena ajudam muito a aumentar a produtividade de quem a pratica, principalmente voltada ao trabalho.

O ambiente que exige atenção plena nas reuniões, compromissos, tarefas, tantas situações que podem tornar alguém improdutivo, também afetam diretamente a saúde.

Como praticar a atenção plena

Isso pode ser conquistado mediante uma mudança positiva de hábitos. Não há necessidade de mudar radicalmente a rotina. Tudo pode começar com 2 minutos ao acordar e ao deitar-se.

Não há necessidade de fazer grandes rituais para a meditação, como mudar a decoração, ter estátuas budistas ou usar outras ferramentas como incenso etc. Basta manter um compromisso e a disciplina mental por um curto período de tempo.

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Com estas práticas diárias, imperceptíveis no cronograma de atividades, já podem alterar alguns hábitos no princípio. A ideia é que, pouco a pouco, os hábitos se consolidam e vão modificando outros com o passar do tempo, até que pode-se tomar as rédeas de si mesmo.

Use menos as notificações de seus aplicativos e redes sociais, reutilize o tempo para planejar a sua jornada de trabalho no dia.

Respeite os horários de sono, alimentação e lazer. Estas necessidades dos eletrônicos são construídas, não são naturais. Tudo requer programação mental do tempo.

Se o método te interessa, busque a ajuda de um psicólogo e comece imediatamente a colocar em prática todas as estratégias do mindfulness e desfrute do seu bem-estar.

Mais produtividade no trabalho significa ter mais tempo livre e, consequentemente, mais satisfação na vida. Gostou deste artigo sobre atenção plena e mindfulness? Então vai se interessar por esse também: Como manter o foco no que realmente importa.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

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