Como um psicólogo pode ajudar na apneia do sono?

Apneia do sono

A apneia do sono é uma doença crônica, que consiste na obstrução total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, impedindo que o oxigênio chegue até os pulmões. É um problema médico grave, mas que pode ser tratado por um especialista e um psicólogo.

O sono é uma necessidade fisiológica do seu humano, essencial para o bem-estar físico e mental. Quem não consegue dormir ou não tem uma noite de sono agradável, fica cansado, irritado e incapaz de realizar determinadas tarefas. Essa falta de repouso pode gerar diversos transtornos psicológicos, como depressão, exaustão, ansiedade e deficiência escolar.

A apneia é uma perturbação do sono que pode ter causas físicas e psicológicas. Ela pode ser causada por fatores anatômicos das vias aéreas, como quando os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenoides são grandes, ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta. O excesso de peso também pode acarretar na apneia, pois o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta.

Como diagnosticar a apneia do sono?

É muito comum que quem tenha o problema não perceba a sua dificuldade de respirar durante a noite. São as outras pessoas que reparam os sintomas: ronco alto e interrompido, agitação e engasgos. Quem sofre com a doença, costuma perceber outras alterações, que acontecem durante o dia devido à noite mal dormida. São elas: sonolência, fadiga, dor de cabeça, irritabilidade, apatia, depressão, perda de memória, impotência sexual ou dificuldade de concentração.

A apneia do sono pode ser diagnosticada através de um exame chamado Polissonografia, que é realizado enquanto a pessoa dorme, geralmente em um laboratório especialista em sono. O paciente dorme com sensores que registram a passagem de ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea e a frequência cardíaca.

Tratamento para a apneia

Tudo depende da gravidade do caso. Em situações de apneia do sono leve, dormir de lado, evitar álcool e perder peso pode ajudar. Dentistas também podem oferecer dispositivos orais que avançam a mandíbula, facilitando a respiração durante a noite.

Em casos mais graves, o uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) é recomendado. Ele é um aparelho que previne a obstrução da garganta, através de um pequeno compressor silencioso e de alta tecnologia, que se conecta a uma máscara usada no nariz e boca. Apesar de parecer incômodo, depois de alguns dias, os pacientes se acostumam e se adaptam a ele.

Uma cirurgia de nariz ou garganta também pode ser recomendada, dependendo da situação do paciente.

Como um psicólogo pode ajudar?

A apneia é um distúrbio do sono com muitas consequências emocionais. Ela pode acarretar em ansiedade, nervosismo, stress, depressão ou medo. Por isso, além do tratamento clinico, o acompanhamento de um psicólogo pode ser muito benéfico para ajudar esses e outros problemas.

Quem sofre da apneia do sono está preso em um círculo vicioso. Fica estressado porque não dorme bem e aí não dorme bem porque está estressado, e quem não consegue desligar os seus pensamentos e preocupações tende a não ter uma boa noite de sono. Para quebrar esse ciclo, é preciso conciliar tratamento físico e psicológico. Só assim os resultados serão satisfatórios!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Terapia para Adolescentes

    Terapia para Adolescentes
    Terapia para adolescentes pode ser muito importante em alguns casos. Adolescência é uma fase delicada, de transição e novas descobertas. Entenda.
  • Autoestima

    Autoestima
    Muito se fala da importância de uma autestima elevada, mas o que é autoestima de fato? Acesse, saiba o que é, como aumenta-la e tire suas dúvidas
  • Worklover

    Worklover
    Worklover pode ser entendido como aquelas pessoas que adoram trabalhar. Trabalho em excesso versus via pessoal. Onde deveria terminar um e começar o outro.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.