Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Vitória Appoloni Correia - Psicólogo CRP 06/143864
A apneia do sono é uma doença crônica, que consiste na obstrução total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, impedindo que o oxigênio chegue até os pulmões.
É um problema médico grave, mas que pode ser tratado por um especialista e um psicólogo.
O sono é uma necessidade fisiológica do seu humano, essencial para o bem-estar físico e mental. Quem não consegue dormir ou não tem uma noite de sono agradável, fica cansado, irritado e incapaz de realizar determinadas tarefas.
Essa falta de repouso pode gerar diversos transtornos psicológicos, como depressão, exaustão, ansiedade e deficiência escolar.
A apneia é uma perturbação do sono que pode ter causas físicas e psicológicas.
Ela pode ser causada por fatores anatômicos das vias aéreas, como quando os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenoides são grandes, ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.
O excesso de peso também pode acarretar na apneia, pois o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta.
Como diagnosticar a apneia do sono?
É muito comum que quem tenha o problema não perceba a sua dificuldade de respirar durante a noite. São as outras pessoas que reparam os sintomas: ronco alto e interrompido, agitação e engasgos.
Quem sofre com a doença, costuma perceber outras alterações, que acontecem durante o dia devido à noite mal dormida. São elas: sonolência, fadiga, dor de cabeça, irritabilidade, apatia, depressão, perda de memória, impotência sexual ou dificuldade de concentração.
A apneia do sono pode ser diagnosticada através de um exame chamado Polissonografia, que é realizado enquanto a pessoa dorme, geralmente em um laboratório especialista em sono.
O paciente dorme com sensores que registram a passagem de ar pelo nariz e boca, a oxigenação sanguínea e a frequência cardíaca.
Tratamento para a apneia
Tudo depende da gravidade do caso. Em situações de apneia do sono leve, dormir de lado, evitar álcool e perder peso pode ajudar. Dentistas também podem oferecer dispositivos orais que avançam a mandíbula, facilitando a respiração durante a noite.
Em casos mais graves, o uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) é recomendado.
Ele é um aparelho que previne a obstrução da garganta, através de um pequeno compressor silencioso e de alta tecnologia, que se conecta a uma máscara usada no nariz e boca.
Apesar de parecer incômodo, depois de alguns dias, os pacientes se acostumam e se adaptam a ele.
Uma cirurgia de nariz ou garganta também pode ser recomendada, dependendo da situação do paciente.
Como um psicólogo pode ajudar?
A apneia é um distúrbio do sono com muitas consequências emocionais. Ela pode acarretar em ansiedade, nervosismo, estresse, depressão ou medo.
Por isso, além do tratamento clinico, o acompanhamento de um psicólogo pode ser muito benéfico para ajudar esses e outros problemas.
Quem sofre da apneia do sono está preso em um círculo vicioso. Fica estressado porque não dorme bem e aí não dorme bem porque está estressado, e quem não consegue desligar os seus pensamentos e preocupações tende a não ter uma boa noite de sono.
Para quebrar esse ciclo, é preciso conciliar tratamento físico e psicológico. Só assim os resultados serão satisfatórios! A terapia é uma excelente ferramenta.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Felicidade na vida: 6 segredos para ter maisPara se ter felicidade na vida é preciso adotar uma série de pequenos hábitos que irão ajudá-lo nisso. Leia o texto e veja como. Nós somos programados para sobreviver. [...]
- Os 7 distúrbios do sono mais comuns e como lidar com eles!Segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono. Nesse cenário, apesar de um dos mais conhecidos ser a insônia, saiba que existem [...]
- Como lidar com a descoberta de uma doença?A descoberta de uma doença, como um câncer, ou mesmo algo mais simples, como uma hipertensão, pode ser uma novidade traumática para algumas pessoas. Afinal, nem todos reagem da [...]
Autor: psicologa Vitória Appoloni Correia - CRP 06/143864Formação: Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, atua com TCC - Terapia Comportamental e é pós-graduada em Sexualidade Humana e Sexologia, atua em seu consultório particular com demandas de ansiedade, relacionamentos, depressão, terapia de casal e vida profissional...