Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Sessões Tradicionais e Estruturadas de Psicoterapia

Sessão Estruturada de Psicoterapia

Entenda as diferenças

As sessões de psicoterapia geralmente são conduzidas pelo formato de Sessões Tradicionais, cujos detalhes seguem mais abaixo. Há, no entanto, alguns psicólogos que trabalham também com Sessões Estruturadas.

Seja qual for o formato das sessões de psicoterapia o objetivo do paciente geralmente é o mesmo.

Com a ajuda do psicólogo, o paciente busca entender suas dores, angústias, aflições, sentimentos e comportamentos para, então, aprender a lidar, gerenciar ou promover mudanças em si a fim de que a queixa trazida à sessão seja aliviada ou até mesmo eliminada.

É um processo de entendimento da queixa e busca da solução/alívio.

1. SESSÕES TRADICIONAIS

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





No caso das Sessões Tradicionais, esse processo ocorre na medida em que as sessões se desenvolvem.

Alguns pacientes preferem dividir suas queixas e pensamentos com o psicólogo pela forma tradicional, aberta e sem um planejamento prévio para se buscar as soluções/alívio para suas queixas.

Nesse caso, o psicólogo deve oferecer ao paciente espaço para explorar quais forem suas queixas e pensamentos naquele momento, guiando-o para encontrar as alternativas no caso a caso.

2. SESSÕES ESTRUTURADAS

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

No caso de Sessões Estruturadas o processo muda, ainda que o objetivo seja o mesmo.

Alguns pacientes entendem que as soluções/alívios para suas queixas são mais fáceis de serem conquistadas através de um planejamento psicoterapêutico, que é o que chamamos de Sessões Estruturadas de Psicoterapia.

Após o entendimento do psicólogo a respeito da queixa trazida pelo paciente, o psicólogo elaborará um planejamento de aproximadamente 20 sessões, constando as ações a serem trabalhadas pelo psicólogo e paciente.

Portanto, o paciente saberá exatamente o que será abordado em cada sessão de psicoterapia.

Esse planejamento é discutido e acompanhado pelo paciente e psicólogo, sendo que frequentemente as ações estabelecidas são revisitadas e o planejamento como um todo é reavaliado.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.