Como escolher um psicólogo?

Como Escolher o Psicólogo

Escolher o psicólogo certo para você envolve diversos fatores.

Todos nós passamos por momentos na vida em que a carga parece ser muito pesada e precisamos de ajuda para administrar nossos sentimentos. Problemas conjugais e de relacionamento, desentendimentos com a família, a morte de alguém próximo e a perda do emprego são algumas destas situações. Podemos, também, estar sofrendo com a depressão, a ansiedade e o uso de drogas. Para nos auxiliar em todos esses casos e em muitos outros que envolvem nossa saúde mental, o melhor caminho é a buscar pelo auxílio de um psicólogo, que é o profissional capacitado para nos conduzir a uma vida emocional mais equilibrada.

Como saber se necessito de terapia?

  • Se você tiver alguns dos sintomas a seguir, é aconselhável procurar por um psicólogo:
  • Sensação de tristeza e desamparo por ver que não consegue resolver os seus problemas mesmo com a ajuda dos parentes e amigos;
  • Dificuldade em realizar as tarefas diárias;
  • Falta de concentração no trabalho;
  • Desempenho ruim, prejudicando o seu rendimento;
  • Vive excessivamente preocupado, com pensamentos negativos e recorrentes;
  • Está consumindo excessivamente álcool e/ou outras drogas;
  • Períodos de agressividade;
  • Medos exagerados;
  • Ataques de pânico;

Quais os papeis do psicólogo e da terapia?

Psicólogos são profissionais altamente capacitados nas áreas do comportamento humano, avaliação da saúde mental, diagnóstico e tratamento de alterações comportamentais. Os psicólogos, através da terapia, trabalham a mudança de emoções e atitudes dos pacientes para levá-los a padrões de vida mais saudáveis.

Métodos certificados auxiliam as pessoas na mudança de atitude, emoções e pensamento. A psicoterapia é um trabalho conjunto entre paciente e psicólogo, em que é construído um ambiente de liberdade, confiança, confidencialidade e apoio, para que preocupações e sentimentos sejam expostos livremente.

Por isso, a escolha do psicólogo é algo tão importante: além de escolher alguém capacitado, deve haver sintonia e confiança entre o profissional e o paciente, para que haja um bom relacionamento e a pessoa que enfrenta o tratamento possa se sentir mais confortável.

Questões que podem ajudar na escolha de um psicólogo

Na conversa de introdução, o paciente pode levantar as seguintes questões para avaliar o psicólogo:

  • Se ele é licenciado;
  • Há quantos anos exerce a profissão;
  • Se já trabalhou especificamente com o problema que você está sentindo;
  • Qual a área de especialização;
  • Que tipo de tratamento utiliza e qual a eficácia;
  • Valores e tempo de consultas;

Psicólogas que atendem no Consultório

Psicóloga Ingrid Machado

Psicóloga Ingrid Machado

Psicóloga Leticia Merschmann

Psicóloga Leticia Merschmann

Psicóloga Natacha Barbosa

Psicóloga Natacha Barbosa

Como dever ser a capacitação do psicólogo?

Além da graduação na faculdade de psicologia, o psicólogo normalmente passa mais alguns anos entre treinamento, pesquisa, especialização e pós-graduação. Tudo isso para estar devidamente capacitado e apto para exercer a profissão. Para adquirir conhecimento prático, o psicólogo passa por um período de estágio clínico em hospitais ou clínicas especializadas para, somente depois disto, atuar de forma particular.

A busca por saúde mental, emocional e física passa pelo auxílio psicológico. A psicoterapia atua de modo eficaz na redução da depressão, estresse, ansiedade e outros sintomas relacionados à saúde mental.

Resultados do tratamento

O estabelecimento de metas no início do tratamento ajuda a delimitar como será realizada a psicoterapia e quais resultados esperar. Evidências comprovam que pessoas que passam por um tratamento com psicólogo apresentam visível melhora no comportamento e emoções após as sessões de psicoterapia.

Essas são algumas formas de condução na escolha de um psicólogo. Para saber mais, o depoimento de alguém que já passou por um processo de psicoterapia pode clarear algumas dúvidas e ajudar na escolha do profissional.