Como escolher um psicólogo?

Como escolher o melhor psicólogo para você

Dicas rápidas de como escolher o psicólogo

Todos nós passamos por momentos na vida em que a carga parece ser muito pesada. E porque não buscar a ajuda de um profissional para nos ajudar a administrar nossos sentimentos e nossas emoções?!

Problemas conjugais e de relacionamento, desentendimentos com a família, problemas com os direcionamentos que a carreira está tomando, ansiedade, depressão e relacionamento interpessoal são algumas destas situações.

Para nos auxiliar em todos esses casos e em muitos outros que envolvem nossa bem-estar emocional, o melhor caminho é a buscar pelo auxílio de um psicólogo, que é o profissional capacitado para nos conduzir à uma vida emocional mais equilibrada.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Como saber se necessito de terapia?

Se você tiver alguns dos sintomas a seguir, é aconselhável procurar a ajuda de psicólogo:

  • Sensação de tristeza e desamparo por ver que não consegue resolver os seus problemas mesmo com a ajuda dos parentes e amigos;
  • Dificuldade em realizar as tarefas diárias;
  • Falta de concentração no trabalho;
  • Desempenho ruim, prejudicando o seu rendimento;
  • Vive excessivamente preocupado, com pensamentos negativos e recorrentes;
  • Está consumindo excessivamente álcool e/ou outras drogas;
  • Períodos de agressividade;
  • Medos exagerados;
  • Ataques de pânico;

Qual o papel do psicólogo e da terapia?

Psicólogos são profissionais altamente capacitados nas áreas do comportamento humano, avaliação da saúde mental, diagnóstico e tratamento de alterações comportamentais. Os psicólogos, através da terapia, trabalham a mudança de emoções e atitudes dos pacientes para levá-los a padrões de vida mais saudáveis.

Métodos certificados auxiliam as pessoas na mudança de atitude, emoções e pensamento. A psicoterapia é um trabalho conjunto entre paciente e psicólogo, em que é construído um ambiente de liberdade, confiança, confidencialidade e apoio, para que preocupações e sentimentos sejam expostos livremente.

Por isso, a escolha do psicólogo é algo tão importante: além de escolher alguém capacitado, deve haver sintonia e confiança entre o profissional e o paciente, para que haja um bom relacionamento e a pessoa que enfrenta o tratamento possa se sentir mais confortável.

Questões que podem ajudar na escolha de um psicólogo

Na conversa de introdução, o paciente pode levantar as seguintes questões para avaliar o psicólogo:

  • Há quantos anos exerce a profissão;
  • Se já trabalhou especificamente com o problema que você está sentindo;
  • Qual a área de especialização;
  • Que tipo de tratamento utiliza e qual a eficácia;
  • Valores e tempo de consultas;

Conheça nossa equipe de psicólogos

Luiza Cordaro

CRP 136271

Psicóloga Luiza Cordaro

É Pós-Graduanda pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, atua como Analista do Comportamento pela Metodologia das Terapias baseadas em evidências como FAP, TCC e DBT. E tem aprimoramento em atendimentos de casais pelo INPASEX…

Ingrid Machado

CRP 98165

Psicóloga Ingrid Machado

Formação em Terapia Cognitivo-comportamental – TCC e é pós graduanda em Terapia Comportamental …

Leticia Merschmann

CRP 114273

Psicóloga Leticia Merschmann

Atua com Terapia Cognitivo-comportamental e é pós graduanda em Neuropsicologia e Psicanálise. Realiza atendimento a Adultos e Terapia de Casal …

Ana Lessa

CRP 136271

Psicóloga Ana Lessa

Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC, Especialista em Terapia Familiar e de Casal, Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental Profiler pela Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humano…

Carolina Carmignani

CRP 36041

Psicóloga Carolina Carmignani

Possui mestrado na área de Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em teoria, técnica e estratégias especiais dentro da psicanálise, além de formada em Neurolinguística …

Como dever ser a capacitação do psicólogo?

Além da graduação na faculdade de psicologia, o psicólogo normalmente passa mais alguns anos entre treinamento, pesquisa, especialização e pós-graduação. Tudo isso para estar devidamente capacitado e apto para exercer a profissão. Para adquirir conhecimento prático, o psicólogo passa por um período de estágio clínico em hospitais ou clínicas especializadas para, somente depois disto, atuar de forma particular.

A busca por saúde mental, emocional e física passa pelo auxílio psicológico. A psicoterapia atua de modo eficaz na redução da depressão, estresse, ansiedade e outros sintomas relacionados à saúde mental.

Resultados do tratamento

O estabelecimento de metas no início do tratamento ajuda a delimitar como será realizada a psicoterapia e quais resultados esperar. Evidências comprovam que pessoas que passam por um tratamento com psicólogo apresentam visível melhora no comportamento e emoções após as sessões de psicoterapia.

Essas são algumas formas de condução na escolha de um psicólogo. Para saber mais, o depoimento de alguém que já passou por um processo de psicoterapia pode clarear algumas dúvidas e ajudar na escolha do profissional.