Newsletter Gratuita
Assine Aqui

TOC – Transtorno obsessivo compulsivo

Categoria dos serviços da psicóloga: tcc,terapia cognitivo comportamental
Tratamento para TOC – Transtorno obsessivo compulsivo

Entenda o que é e como tratá-lo

Segundo psicólogos, transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade que é caracterizado quando a pessoa sofre de repetidas obsessões e/ou compulsões que afetam as funções sociais, educacionais ou profissionais do próprio individuo, seja pelo tempo dispendido com os sintomas ou pela aflição ou medo da própria pessoa.

Uma obsessão é definida como um pensamento ou impulso recorrente que causa ansiedade elevada, ainda que a pessoa tenha consciência que esses pensamentos e impulsos sejam irracionais.

Valor Consulta Psicóloga Janaina






Não quero informar nome ou e-mail





Uma compulsão é um comportamento, ou ritual, que a pessoa com transtorno obsessivo compulsivo exerce repetidamente, seja devido às próprias obsessões ou devido a rígidas regras que a própria pessoa estabelece.

Por exemplo, uma obsessão por ter as mãos demasiadamente limpas pode resultar numa compulsão por lavar as mãos a todo momento.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Outras compulsões comuns no transtorno obsessivo compulsivo são organização minuciosa e repetida de objetos, checar múltiplas vezes se fechou a porta ou se pegou seu celular, contar/calcular geometricamente as coisas ao seu redor por múltiplas vezes etc – importante não confundir hábitos com compulsões.

Quando os sintomas começarem a interferirem no seu dia a dia, seja no trabalho, na vida social ou nos seus relacionamentos, então talvez seja hora para considerar uma avaliação e/ou tratamento.

Se você tem Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) o seu tratamento dependerá do grau do seus sintomas. O impacto do TOC na vida da pessoa dependerá:

  • Intensidade do comportamento;
  • Tempo dispendido com o comportamento compulsivo;
  • Frequência que ocorre.

Tratamento para Transtorno obsessivo compulsivo

O tratamento mais comum para o TOC inclui:

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Você tem alguma dúvida? Entre em contato comigo.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Qual é o seu limite

    Qual é o seu limite
    Você já se perguntou qual é o seu limite ? O psicólogo é o profissional que pode orientá-lo na busca pelo autoconhecimento e no entendimento dos seus limites.
  • Estresse é um problema?

    Estresse é um problema
    Estresse é a resposta do seu organismo a qualquer situação de perigo, pressão ou ameaça.  Entenda os sintomas físicos, cognitivos e comportamentais do estresse
  • O que fazer quando me sinto confuso

    Quando me sinto confuso
    É bastante comum em alguns momentos de nossas vidas nos sentirmos confusos, não sabendo se tomamos essa ou aquela decisão, as coisas parecem um pouco perdidas e às vezes achamos que não vamos conseguir sair daquele momento...

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.