TOC – Transtorno obsessivo compulsivo

Categoria dos serviços da psicóloga: tcc,terapia cognitivo comportamental
TOC – Transtorno obsessivo compulsivo

Entenda o que é e como tratá-lo

Transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade que é caracterizado quando a pessoa sofre de repetidas obsessões e/ou compulsões que afetam as funções sociais, educacionais ou profissionais do próprio individuo, seja pelo tempo dispendido com os sintomas ou pela aflição ou medo da própria pessoa.

Uma obsessão é definida como um pensamento ou impulso recorrente que causa ansiedade elevada, ainda que a pessoa tenha consciência que esses pensamentos e impulsos sejam irracionais.

Uma compulsão é um comportamento, ou ritual, que a pessoa com Transtorno obsessivo compulsivo exerce repetidamente, seja devido às próprias obsessões ou devido a rígidas regras que a própria pessoa estabelece. Por exemplo, uma obsessão por ter as mãos demasiadamente limpas pode resultar numa compulsão por lavar as mãos a todo momento.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para atendimento de terapia cognitivo comportamental? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Outras compulsões comuns no Transtorno obsessivo compulsivo são organização minuciosa e repetida de objetos, checar múltiplas vezes se fechou a porta ou se pegou seu celular, contar/calcular geometricamente as coisas ao seu redor por múltiplas vezes etc – importante não confundir hábitos com compulsões

Quando os sintomas começarem a interferirem no seu dia a dia, seja no trabalho, na vida social ou nos seus relacionamentos, então talvez seja hora para considerar uma avaliação e/ou tratamento.

Se você tem Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) o seu tratamento dependerá do grau do seus sintomas. O impacto do TOC na vida da pessoa dependerá:

• intensidade do comportamento;
  • tempo dispendido com o comportamento compulsivo;
  • frequência que ocorre.

Tratamento para Transtorno obsessivo compulsivo

O tratamento mais comum para o TOC inclui:

• Psicoterapia, para mudar a forma que seu pensamento se comporta e reduzir a ansiedade – geralmente se indica a terapia Comportamental ou Cognitiva: alguns psicólogos do consultório atuam nessa abordagem, conheça-os clicando em psicologos;
  • Medicação, a fim de controlar os sintomas: prescrito por um médico psiquiatra (se você não tem ou não conhece nenhum psiquiatra, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum).

Você tem alguma dúvida? Entre em contato comigo.

Outros textos que podem lhe interessar

• Bullying

Como Acontece e Como Evitar

• Você se sente confuso?

O que fazer quando se sentir confuso

• Assertividade

Por que devo ser assertivo?

Google+ por Thaiana Brotto