TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
Entenda o que é e como tratá-lo
Segundo psicólogos, transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade que é caracterizado quando a pessoa sofre de repetidas obsessões e/ou compulsões que afetam as funções sociais, educacionais ou profissionais do próprio individuo, seja pelo tempo dispendido com os sintomas ou pela aflição ou medo da própria pessoa.
Uma obsessão é definida como um pensamento ou impulso recorrente que causa ansiedade elevada, ainda que a pessoa tenha consciência que esses pensamentos e impulsos sejam irracionais.
Uma compulsão é um comportamento, ou ritual, que a pessoa com transtorno obsessivo compulsivo exerce repetidamente, seja devido às próprias obsessões ou devido a rígidas regras que a própria pessoa estabelece.
Por exemplo, uma obsessão por ter as mãos demasiadamente limpas pode resultar numa compulsão por lavar as mãos a todo momento.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
Outras compulsões comuns no transtorno obsessivo compulsivo são organização minuciosa e repetida de objetos, checar múltiplas vezes se fechou a porta ou se pegou seu celular, contar/calcular geometricamente as coisas ao seu redor por múltiplas vezes etc – importante não confundir hábitos com compulsões.
Quando os sintomas começarem a interferirem no seu dia a dia, seja no trabalho, na vida social ou nos seus relacionamentos, então talvez seja hora para considerar uma avaliação e/ou tratamento.
Se você tem Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) o seu tratamento dependerá do grau do seus sintomas. O impacto do TOC na vida da pessoa dependerá:
- Intensidade do comportamento;
- Tempo dispendido com o comportamento compulsivo;
- Frequência que ocorre.
Tratamento para Transtorno obsessivo compulsivo
O tratamento mais comum para o TOC inclui:
- Psicoterapia, para mudar a forma que seu pensamento se comporta e reduzir a ansiedade – geralmente se indica a Terapia Comportamental ou Terapia Cognitivo Comportamental: alguns psicólogos do consultório atuam nessa abordagem.
- Medicação, a fim de controlar os sintomas: prescrito por um médico psiquiatra (se você não tem ou não conhece nenhum psiquiatra, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum).
Você tem alguma dúvida? Entre em contato comigo.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Sexualidade
A sexualidade tornou-se um tema banal por causa da mídia e redes sociais. Mas ainda é um problema para diversos indivíduos. Acesse e saiba mais
Mania de perseguição
A intensidade da mania de perseguição pode variar muito para cada pessoa, mas os sintomas são similares, como suor, tremor e um medo incontrolável.
Qual é o seu limite
Você já se perguntou qual é o seu limite ? O psicólogo é o profissional que pode orientá-lo na busca pelo autoconhecimento e no entendimento dos seus limites.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.