Newsletter
Assine Aqui

Como o mundo digital afeta a mente

Categoria dos serviços da psicóloga: depressão
Como o Mundo Digital nos afeta

O mundo digital afeta a mente de tal forma que não nos damos conta disso. Gostaria de saber mais? Leia o texto

Diariamente somos bombardeados por um excesso de informações. Atualmente, a sociedade humana tem experimentado um novo paradigma da tecnologia digital, em que está conectada de forma permanente. Gostaria de saber como o mundo digital afeta a mente e a nossa saúde psicológica? Então leia o texto.

Acordamos e, muitas vezes, antes mesmo de tomar o café, acessamos a internet para interagirmos com nossos aplicativos, redes sociais etc. As ferramentas de busca como o Google hoje são essenciais em nosso dia a dia.

Mas, a tecnologia é ruim? O mundo digital afeta a mente? Sabemos que informação e tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Desde a invenção da impressão, do rádio, da televisão e da internet, a tecnologia e informação já não apenas fazem parte da nossa vida como também a transforma.

O lado bom da tecnologia

O mundo digital trouxe muitas vantagens para a nova sociedade conectada. Uma rede gigantesca onde se misturam o real e o virtual. Todos os dias, bilhões de terabytes crescem em expansão pelos seus navegadores.

O seu acesso, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais fácil e popular, levando bilhões de pessoas a serem influenciadas pelo seu poder de atração. O fenômeno dessa globalização digital afeta a mente das pessoas criando uma nova forma de interação social e cultural.

Temos que entender que o uso de tecnologia é algo inerente a nossa espécie. Desde os primórdios inventamos ferramentas que são uma extensão de nós mesmos. A roda amplia nossa capacidade de locomoção. O fogo possibilita ampliar nossa visão, capacidade de aquecimento e produção de energia. E o mundo digital pode ser considerado uma extensão de nossa mente e intelecto.

Ele é um ótimo apoio inclusive para o trabalho intelectual. Graças a poderosos computadores com grande capacidade de processamento de dados, podemos fazer análises automáticas que levariam meses, e até mesmo anos em algumas horas. Isso nos libera do trabalho repetitivo para o trabalho fino, que é criar.

Usada de forma correta, a tecnologia é uma grande aliada em nossa vida cotidiana. Podemos agendar lembretes, automatizar tarefas repetitivas, aprender e nos instruir. A internet é um grande portal de aprendizado, com muitos cursos e produção intensa de informações.

Resumidamente, o mundo digital possibilita ampliar a nossa capacidade intelectual, nossa capacidade de trabalho, nossas interações, aprendizado etc. É fantástico, não é mesmo?

Como o mundo digital afeta a mente?

É indiscutível que a tecnologia digital veio para ficar e promover mais praticidade e conforto em nossa forma de comunicação. A internet, principalmente, vem modificando a si mesma e por consequência, a sociedade.

Quem já não utiliza mais dinheiro vivo para fazer suas compras? Ou não faz uso de aplicativos para mobilidade urbana? Quem nunca buscou uma receita ou dúvida no chamado “oráculo” do Google? Hoje, poucas são as pessoas que não fazem uso de qualquer tipo de tecnologia, principalmente no que se refere às redes sociais e de comunicação.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para depressão? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Um dos problemas está no fato de que a grande maioria optou por fazer uso exclusivo dessa forma de interação social. É possível perceber indivíduos permanentemente conectados com o mundo digital e desconectados com o mundo físico. Essa desconexão com o mundo físico pode causar alguns sintomas de alienação, segregação e transtornos diversos, que antes não existiam.

A questão é que o problema não é a tecnologia em si, mas o mau uso dela. Não é possível ignorar a nova realidade digital. O que os psicólogos chamam a atenção é sobre a reflexão séria que devemos fazer em torno disso.

Problemas com a tecnologia

Para alguns estudiosos do ramo da neurologia, o excesso de aparelhos e informações pode prejudicar o raciocínio humano. O digital afeta a mente no sentido de que a tecnologia em excesso pode causar problemas nas relações sociais.

Por exemplo, crianças que passam mais de quatro horas à frente de um celular ou TV, correrão mais riscos do que outras, e que poderão adquirir no futuro, problemas como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Existe um aumento gradativo de transtornos mentais associados ao uso da tecnologia digital. Alguns destes transtornos são:

  • Nomophobia: ansiedade por não estar conectado a um dispositivo móvel.
  • Depressão de Facebook: causada tanto pelas interações ou falta delas na rede social.
  • Transtorno de Dependência da Internet: compulsão pelo uso excessivo e irracional da rede.
  • Efeito Google: compulsão em buscar qualquer ou toda informação no sistema de busca, causando no menor retenção de informação e produção mental.
  • Redução da atenção: problemas físicos como obesidade, perda de identidade, baixa autoestima, falta de empatia, estresse e depressão.

O problema não é da tecnologia, mas a forma como a utilizamos. Entre as dicas para estabelecer limites estão: optar por leituras, reviver memórias, exercitar o cérebro, aprender artes, idiomas, estudar, conversar mais, fazer exercícios físicos, dormir bem e alimentar-se.

Gostou deste artigo sobre o mundo digital? Confira nosso texto sobre vício em redes sociais: Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Depressão em adolescentes

    Depressão em Adolescentes
    Depressão em adolescentes é comum. A adolescência é uma fase complicada, de muitas descobertas. É comum adolescentes apresentarem mudanças comportamentais
  • O que é Depressão

    O que é Depressão com consultório do psicólogo em São Paulo
    (11) 4564-7707. Zona Sul-Brooklin. O que é depressão e como identificar a possibilidade de estar com depressão. Converse com um psicólogo e saiba o que deve ser feito
  • Depressão em crianças

    Lidar com Depressão em Crianças
    Depressão em crianças existe e é importante ter cautela no diagnóstico. Depressão se trata de uma doença grave e precisa ser tratada corretamente.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.