Como se destacar e subir de cargo na empresa?

Como se destacar e subir de cargo na empresa

O sucesso profissional é fundamental para alcançarmos satisfação pessoal. Depois de anos em uma empresa, trabalhando no mesmo cargo, é normal e importante almejar uma promoção na carreira. É mostrando resultados, competência e comprometimento com o trabalho que é possível se destacar entre os funcionários e subir de cargo.

Uma empresa que oferece possibilidade de crescimento aos seus funcionários consegue engajá-los muito mais. Afinal, é através da expectativa de melhora na carreira que os profissionais conseguem oferecer o melhor de si. Todos querem se destacar e ganhar uma oportunidade de promoção, mas como fazer isso? Simples: tornando-se indispensável.

De acordo com os psicólogos especializados em Recursos Humanos, as oportunidades de crescimento aparecem para aqueles que têm vontade de crescer na profissão, capacidade de aprender e conhecimento técnico. Além de possuir todas essas característica, quem quer ser promovido precisa mostrar todas elas através do marketing pessoal.

Se você já está há algum tempo no mesmo cargo e quer ser reconhecido, um psicólogo ou coach profissional pode lhe ajudar a realizar seu marketing pessoal, ressaltando seus pontos fortes e mostrando o resultado dos seus trabalhos para que a promoção apareça o mais rápido possível. Confira outras dicas agora mesmo:

5 dicas para ganhar uma promoção no trabalho

1 – Conheça a empresa na qual trabalha

O profissional que quer subir dentro da empresa precisa conhecer todos seus processos, lógica, áreas e funcionamento. Vá além e não se limite apenas aos conhecimentos da área em que trabalha. Apesar de ser interessante uma especialização em um ramo do negócio, ter esses outros conhecimentos amplia as suas chances de promoção, pois você se torna capaz de assumir outros cargos, inclusive posições de liderança.

2 – Entregue resultados

No mundo que vivemos, onde as métricas e resultados têm extrema importância, é fundamental mostrar os resultados que você alcançou com seu trabalho. Enxergue e exponha qual foi o seu papel nos resultados da empresa, meça a sua participação e responsabilidade no objetivo e mostre a sua importância.

3 – Cuide da sua imagem

Não permita que comportamentos negativos sejam associados a sua imagem profissional. Atrasos, fofocas, brincadeiras inadequadas, apatia, descaso, postura relaxada e má aparência são pontos que não contam ao seu favor e podem ser uma barreira para o seu crescimento. Mostre-se sempre comprometido com o trabalho, com uma postura ética e profissional. Faça isso sendo simpático e disponível com todos ao seu redor, desde os funcionários da limpeza até os donos da empresa.

4 – Continue aprendendo

Não perca a chance de participar de palestras, treinamentos e cursos. O mercado valoriza os profissionais que estão sempre se atualizando e acreditam que ainda há muito a aprender. Adote essa mesma postura quando um colega de trabalho ou chefe te corrigir ou ensinar algo novo. Mostre-se aberto e interessado nas novas informações.

5 – Solucione os problemas

Nos momentos mais complicados, como de crise financeira que estamos vivendo atualmente, são os profissionais que se colocam em posição de liderança e se engajam na procura por soluções que mais se destacam. Seja proativo e assuma as responsabilidades que são cruciais para o bom desenvolvimento dos negócios da empresa.

6 – Procure um Coach

O Coach é o profissional (conheça mais sobre coaching) que pode lhe ajudar a traçar seus objetivos e desenvolver um caminho para chegar até lá. Ele identifica quais são as suas principais qualidades e aptidões, ensina a reforçar seu marketing pessoal e oferece a motivação necessária para a mudança e crescimento na sua carreira.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.