Qual é o seu tipo de carreira?

Os pensamentos mais frequentes a respeito de qual a melhor carreira a seguir para cada tipo de personalidade são, por exemplo, “os traços de minha personalidade, meus ideais e valores de vida são destinados a um trabalho mais independente e autônomo, mas eu exerço um trabalho onde isso não acontece”, “eu sou motivada por puros desafios, porém meus desafios são previsíveis”, ou então, “prezo por ter qualidade de vida, contudo, atuo em um cargo que me exige trabalhar 12 horas por dia e finais de semana com trabalhos a serem feitos em casa”.

O que pode acontecer se você não sabe qual é o seu tipo de carreira, ou melhor, a sua âncora? Você pode se sentir deslocado e desmotivado em um ambiente de trabalho sem entender de fato o que acontece. A auto-realização acontece quando você atua em minha âncora no trabalho.

Afinal, o que é uma carreira?

Estamos acostumados a entender carreira como uma trajetória que se inicia desde um cargo de estagiário, passando pelos cargos de assistente, analista, coordenador, gerente, diretor e até, enfim, uma presidência. Entretanto, dentro de uma carreira, encontramos mais opções por meio de um novo ponto de vista atual: as âncoras de carreira. Nelas podemos descobrir e explorar o nosso único e real objetivo em uma carreira de trabalho.

O que são as âncoras de carreira?

As âncoras de carreira nos mostram que cada um é único e complementar dentro de uma equipe de trabalho. Cada pessoa possui motivações próprias de acordo com os traços de sua personalidade e com base em seus valores, princípios e ideais de vida.

Alguns exemplos de âncoras de carreira são:

  • 1 – Desafio Puro
  • 2 – Estilo de vida
  • 3 – Dedicação a uma causa
  • 4 – Segurança e Estabilidade
  • 5 – Criatividade Empresarial
  • 6 – Autonomia e Independência
  • 7 – Competência Técnica e Funcional
  • 8 – Competência Administrativa Geral

Enfim, são inúmeros casos que conhecemos e acredito que você deva conhecer alguém nesta situação ou se identificou com o texto. Portanto, agora que já temos esta informação, o que fazer? Como posso descobrir a minha âncora de carreira?

O primeiro passo é buscar ajuda e com um profissional, seja ele um coach ou um psicólogo, descobrir quem você é, quais são seus traços, valores e como pode usá-los para o benefício de sua carreira.

Autora: Leticia Marques (Psicóloga CRP 06/114273)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.