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Como superar a separação?

Categoria dos serviços da psicóloga: terapia de casal, relacionamento conjugal, relacionamentos, casamento, divórcio
Superar a Separação

Palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza. Esses sintomas fazem parte dos casais apaixonados.

No entanto, com o passar do tempo, outros sentimentos podem tomar conta do relacionamento, desencadeando o fim do diálogo entre o casal, falta de respeito, discussão a todo instante, tédio quando estão juntos, falta de planos para o futuro, desconfiança, ausência de carinho, entre outros.

Esses sinais indicam que a separação pode estar próxima. E se isso acontecer? Como lidar com a ruptura? Uma boa saída é contar com a terapia.

O psicólogo, através da psicoterapia, pode ajudar e tornar mais fácil essa fase da vida.

Depois da separação, por meio da terapia, a pessoa terá mais condições de lidar com as emoções como medo, tristeza, culpa, raiva, alegria e saberá aumentar sua capacidade de se adaptar à mudança e se preparar para o novo.

O psicólogo vai fazer você enxergar que, como a morte, é importante respeitar o tempo de luto que vem após uma separação.

O papel do psicólogo é fazer com que a pessoa entenda que o relacionamento acabou e que é preciso tirar coisas boas da experiência vivida, sem traumas e sem obstáculos para enfrentar uma nova fase, que também pode ser muito boa.

Valor Consulta Psicóloga Ingrid






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A separação é difícil em qualquer momento do relacionamento, seja namoro, noivado, casamento, mas, também, é uma fase da vida que passa.

O importante é fazer o possível para que não deixe cicatrizes, não se torne um peso na vida das partes e nem uma lembrança amarga.

O modo como você for retomar a vida depois da separação vai fazer toda a diferença no resgate de sua autoestima.

O dia a dia depois da separação

Prepare-se! Sua rotina vai mudar. A partir de agora, você vai realizar muitas coisas sozinho ou com outras pessoas, mas não mais com o companheiro com o qual se relacionava no amor.

Nesse texto, trouxemos algumas dicas para você encarar o futuro, que começa hoje em sua vida

  1. Não idealize o parceiro: questione qualidades e encontre defeitos. Isso ajuda a esgotar os sentimentos amorosos;
  2. Elimine as recordações: pare de escutar a música que marcou a relação ou de frequentar os mesmos lugares. Não fique vigiando o ex-parceiro nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter etc. Desligue-se totalmente;
  3. Evite sentimentos que possam te dominar, como raiva e culpa;
  4. Evite compartilhar problemas da separação com novos parceiros. Isso pode dificultar a construção de um novo vínculo;
  5. Invista em atividades que lhe dão prazer: cursos, cinema, amigos, leitura. Preencha o tempo e não se lamente;

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  1. Aposte nos cuidados pessoais, incluindo atividade física;
  2. Procure, de vez em quando, amigos para desabafar;
  3. Evite ficar muito tempo só, mas esses momentos também são necessários;
  4. Concentre-se no trabalho e deixe de lado pensamentos negativos;
  5. Não saia correndo atrás de uma nova relação. Isso aumenta a ansiedade e o risco de se decepcionar;
  6. Perceba que, apesar da dor, a separação traz novas possibilidades, como uma futura relação mais plena e satisfatória;
  7. Caso tenha filhos, não os contamine com seus rancores. Isso faz com que as crianças sofram mais. Evite também falar mal de seu ex-parceiro para amigos e familiares. Não alimente ressentimentos, isso não é saudável;
  8. Um novo relacionamento pode ser bem-vindo. Não resista caso isso aconteça naturalmente.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.