Desilusão Amorosa

Desilusão Amorosa

Como enfrentar?

Desilusão amorosa é um tema que, ao mesmo tempo em que é bastante comum, também é bastante delicado. A desilusão amorosa pode se enquadrar em muitos aspectos, sendo alguns mais comuns onde o indivíduo sente um amor não correspondido, ou terminou um relacionamento, seja ele namoro ou casamento, ou mesmo quando rompe os laços antes mesmo de iniciar qualquer relação.

A desilusão amorosa pode ser vista de inúmeras formas por cada pessoa que a sente. Alguns enfrentam com mais tranquilidade e entendem que a vida também é feita de perdas, outros acabam por interpretar de forma mais complexa, e querem entender o porquê daquilo ter acontecido. Normalmente, em casos de relacionamento que se rompem, quando a decisão é tomada a partir de apenas um dos lados, o outro começa a se culpar, a achar que não fez as coisas certas na relação, começa a apontar os próprios erros e se culpar por algo que não necessariamente foi ocasionado por culpa de alguém.

Antes de qualquer coisa, o indivíduo precisa entender que relações são construídas através de duas pessoas inteiras, duas pessoas que estão disponíveis para se doar, entender e aceitar inúmeras coisas. Todos têm defeitos e qualidades, alguns defeitos podem até ser melhorados, mas, ainda assim, existem. Isso significa que não adianta tentar ser uma pessoa perfeita apenas para agradar o outro, pois em algum momento iremos falhar nessa missão, e a reação da outra pessoa não poderemos controlar. Portanto, é importante que você seja você.

Perdas e aprendizados

As desilusões podem surgir decorrentes de muitas coisas, às vezes a relação realmente não está mais acrescentando na vida de ambos, ou mesmo não estão sabendo lidar com os problemas. Para isto, também existe a terapia de casal, que pode ajudar a entender um pouco mais da relação, com a visão de um profissional, que será totalmente neutro em suas análises.

Conheça cada um de nós lendo nosso perfil individual em psicólogos sp. Você poderá também ver os horários disponíveis e agendar sua consulta ou ainda solicitar que a nossa secretária ligue para você.

Sentir-se desiludido é como sentir-se decepcionado, e normalmente isto decorre de expectativas que foram depositadas no outro e não foram atendidas. Por isso a importância de buscar uma ajuda profissional. Quando isso ocorre, o trabalho do terapeuta é mostrar ao paciente seus valores, entender o grau de dificuldade do mesmo de enfrentar esta perda – que também pode ser chamada de luto –, e trabalhar diante disso com o objetivo de fazer o paciente olhar para esta relação como um crescimento e uma nova experiência em sua vida.

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.