Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Com algumas medidas simples em nosso dia a dia é possível evitar problemas emocionais que exigirão tratamento com psicólogo
Quando se fala em evitar problemas emocionais, logo se pensa em tratamentos para curá-los. Porém, com escolhas certas na vida, muitos deles podem ser evitados. Alguns deles requerem cuidados extras, atividades físicas e muita disposição, mas é possível sim ter uma vida mais saudável também mentalmente com atitudes certas.
Um dos melhores caminhos para se evitar problemas emocionais é conhecer histórico familiar e saber se há alguma doença psicológica presente em parentes próximos.
Há muitas doenças que são hereditárias e, com algumas medidas, é possível reduzir significativamente seus sintomas, seja com escolhas certas ou com tratamento preventivo junto a psicólogos.
Para entender um pouco melhor sobre os problemas emocionais que podem ser evitados, preparamos este artigo para você. Confira!
Sintomas das problemas emocionais
A depressão é uma doença complexa, que envolve um comprometimento multigênico. Porém, as chances de algum apresentar quadros depressivos é três vezes maior naqueles cujos antecedentes tiveram alguma doença depressiva.
Nos dias atuais a depressão passou a ser melhor compreendida e tratada, mas há tempos passados seus portadores sofriam muito preconceito.
Esse medo de ser repreendido pela sociedade evitava que muitos buscassem tratamento correto, e o resultado às vezes era trágico. Diferente do que ocorria nos casos de diabetes, hipertensão, entre outras doenças cujo preconceito jamais existiu.
Diante disso, torna-se mais difícil identificar antepassados que sofriam de depressão, justamente por eles jamais terem buscado tratamento ou terem um diagnóstico que comprovasse a doença.
Como evitar problemas emocionais?
Assim como a depressão, a ansiedade é outra doença que requer atenção e cuidados para que tome proporções irreversíveis. Adotando medidas preventivas, é possível inibir ou conviver perfeitamente com elas, sem que prejudiquem nosso dia a dia.
No caso da depressão ou ansiedade, uma das medidas que podem ser tomadas é procurar conhecer quais “gatilhos”, desencadeiam quadros depressivos ou de ansiedade.
Estes gatilhos são situações geralmente relacionadas ao estresse, que transformarão a condição hereditária em doença.
Por exemplo, se passarmos por longos períodos de tempo expostos a situações de estresse, a depressão poderá se manifestar, já que é um estado de falta de energia mental e física.
E isso ocorrendo, estaremos ativando um gatilho que fará esta doença surgir dentro de nós. Outros gatilhos seriam situações de conflito, perda, pressão, bullying, entre outros causados por exposição a situações críticas.
É papel do psicólogo ajudar as pessoas. Portanto, aqui segue algumas medidas para melhorar.
Medidas para melhorar nossa vida
Uma das melhores formas de evitar situações que desencadeiam doenças emocionais é a prática de atividades físicas. A prática diária de exercícios liberam substâncias importantes para o bem-estar físico e mental, como a endorfina.
São substâncias que melhoram a circulação, descansam a mente e permitem até mesmo uma melhor fixação do cálcio nos ossos. E não precisa ser nada exagerado: 30 minutos de caminhada diária já está ótimo!
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
O relaxamento é outra escolha certa para melhora da qualidade de vida. Para isto, a prática de atividades de relaxamento traz alívio a tensões vividas no mundo atualmente.
Outra medida bastante indicada é a meditação, que permite que possamos nos conhecer melhor internamente.
Outras escolhas positivas para nossa vida está o não-uso de substâncias como o álcool, o tabaco, e outras drogas. Estar atento aos hábitos de sono e alimentação, buscar relacionamentos afetivos saudáveis, e ter o momento certo para o lazer são medidas fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
Como você pode ter percebido, a busca por uma melhor qualidade de vida, com a adoção de escolhas certas, pode inibir o surgimento de muitas doenças emocionais.
Porém, é fundamental que a qualquer sintoma que indique o surgimento da doença, um tratamento precoce com psicólogo pode impedir que ela tome proporções maiores.
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Por que o autoconhecimento é importante para a sua vida?
Com algumas medidas simples em nosso dia a dia é possível evitar problemas emocionais que exigirão tratamento com psicólogo Quando se fala em evitar problemas emocionais, logo se pensa em [...]
- Autocontrole
O autocontrole está relacionado a diversas coisas, como fazer compras, comer excessivamente e manter a postura durante discussões. Acesse para saber mais.
- Conheça 13 dicas simples para alcançar o bem-estar
Confira essas dicas para alcançar o bem-estar, afinal não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem. E não há muito segredo sobre como fazer isso.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como lidar com TDAH na vida adulta
O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também afeta adultos. Por muito tempo, ele foi considerado uma condição exclusiva das crianças. De acordo com a Associação Brasileira [...]
- Qual a relação entre saúde mental e física?
Existe uma conexão clara entre a saúde mental e física, segundo psicólogos. Quando uma não vai bem, a outra também é afetada de alguma forma. A falta de cuidado [...]
- A zona de conforto te prende? Saiba como deixá-la
A zona de conforto é, como o próprio nome sugere, um local confortável onde as pessoas gostam de se aninhar. Nela, tudo é familiar, previsível e aparentemente agradável. Somente [...]
Autor: psicologa Amanda Hyppolito Gasparini Carbinatto - CRP 06/149634Formação: A psicóloga Amanda Carbinatto é graduada em psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCRS e Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui ainda formação em Avaliação Psicológica...