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Aprenda a lidar com essa sensação de vazio

Sensação de Vazio e Psicologia

Já se deparou com uma sensação de vazio em sua vida? Leia o artigo e conheça algumas estratégias de como lidar com ela.

Muitos de nós, em diversos momentos de nossas vidas, nos deparamos com uma sensação de vazio. Ela ocorre em diversos momentos da vida, por razões muito diferentes.

Os psicólogos afirmam que essa sensação de vazio pode ser, por exemplo, por sentir falta de alguma coisa em sua vida.

Podemos abandonar a nós mesmos inconscientemente e até mesmo em situações inusitadas. Seja por depressão e falta de motivação, ou por estar se esforçando ao extremo para obter a perfeição e a aprovação dos outros.

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Podemos ainda nos abandonar quando mudamos nossas prioridades. Ao colocarmos a carreira acima do bem-estar, por exemplo, podemos deixar de dormir, de fazer exercícios, gerando uma carga de stress alta que desencadeia a ansiedade e a depressão.

Seja como for, a sensação de vazio pode ser sintoma de várias coisas. Desde uma simples mudança em nossa vida, como até de algum transtorno mais grave.

Por isso escrevemos algumas dicas para lidar com a sensação de vazio. Caso ela persista, é importante procurar um psicólogo. Ele poderá descobrir as causas do vazio e lhe dar o tratamento adequado.

Dica 1. Reconheça a sensação de vazio

Para se sentir melhor é preciso reconhecer a sensação de vazio. E mais importante ainda, seja gentil consigo mesmo. Não se sinta culpado por esse sentimento nem tente descartá-lo ou mudá-lo. Para haver mudança é preciso que haja a aceitação primeiro.

Por exemplo, se você perceber que essa sensação de vazio é oriunda da morte de um ente querido que ocorreu há anos atrás, não se culpe. Não é um luto atrasado. Sentimentos vão e vem. Além disso, é muito comum entrarmos em estágio de negação no luto.

>>> Leia também: Como lidar com o luto

Basicamente, fingimos que a morte não aconteceu e parece que não damos importância a ela. Mas, basicamente, o que fazemos é manter o buraco que a morte dessa pessoa nos causou.

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Fazemos isso por não aceitar a perda. E, às vezes, essa sensação de vazio volta para nos assombrar e lembrar da perda. Nesse caso, ao aceitá-la, podemos dar prosseguimento ao processo de luto que estagnou há anos.

Esse é apenas um exemplo. Há muitas causas para a sensação de vazio que podem ser desilusões amorosas, excesso de trabalho, transtornos psicológicos etc. Por isso é importante aceitar o vazio para entender a real causa dele.

E quando estiver indo buscar uma xícara de café, ou parar sua rotina por algum momento, explore sua sensação de vazio. Para isso, que tal fazer um ou outro dos questionamentos abaixo? (Não faça tudo de uma vez).

  • Eu tenho me comparado aos outros?
  • Eu digo a mim mesmo coisas positivas?
  • Costumo notar falhas ou me chamar de feio e estúpido?
  • Meus sentimentos estão sendo considerados em meus relacionamentos ou estou deixando eles em segundo plano?
  • Tenho cuidado ativamente das minhas necessidades físicas e de saúde?
  • Tenho tido comportamentos compulsivos e vícios com a finalidade de fugir de meus sentimentos?
  • Estou focado apenas nas necessidades de outra pessoa?
  • O que estou tentando provar ou ganhar?
  • Estou me culpando ou sentindo culpa por coisas que estão fora do meu controle?
  • Estou me mostrando compaixão como faria com um amigo próximo ou membro da família?
  • Estou me afirmando em minhas decisões e respeitando minhas opiniões pessoais?

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Dica 2. Passe alguns dias consigo mesmo

Caso a sensação de vazio seja muito persistente, pode ser interessante fazer um exercício de introspecção.

Passe alguns dias consigo mesmo, fazendo coisas que gosta e também lhe propiciando autocuidado. Tire uma folga do trabalho se for preciso!

>>> Leia também: Autossabotagem

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Mas o mais importante é evitar atitudes de compulsão durante esse período. Evite álcool, jogos, drogas, TV ou qualquer atitude que vise “preencher o vazio”. Você precisa olhar para si mesmo e essas atitudes compulsivas apenas irão afastá-lo do objetivo.

Como diferentes atividades funcionam para pessoas diferentes, você pode descobrir que a meditação, a escrita ou exercícios físicos, hobbies, atividades artísticas etc. irão ajudá-lo a se conectar com seu eu.

Dica 3. Explore e entenda o que está sentindo no presente

Que tal começar a conhecer a si mesmo com um exercício bacana? Durante 5 minutos do seu dia pare e tente reconhecer o que está sentindo naquele momento. Escreva esse sentimento em um caderninho de anotações.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

E descreva também outras sensações como a temperatura que seu corpo está percebendo, o ambiente, dores e outras sensações físicas.

Além de retomar a consciência de si mesmo, à medida que você pratica intervalos curtos de “permissão de sentimentos”, gradualmente aumenta sua tolerância para incluir sentimentos maiores por períodos mais longos. E isso irá ajudar a diminuir a sensação de vazio.

Essas são algumas dicas para lidar com a sensação de vazio. Caso perdure ou você perceba que “está se perdendo” e/ou esteja tendo atitudes compulsivas procure um psicólogo.

A sensação de vazio é o alerta que indica que algo dentro de você não está bem. Pode ser uma tristeza passageira, mas pode indicar algo mais sério e que deve ser olhado com cuidado. Um processo terapêutico é fundamental.

Gostou do artigo? Então poderá se interessar por esse também: Tipos de compulsão.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

6 comentários em “Aprenda a lidar com essa sensação de vazio

  1. Boa tarde, estou sentido esse vazio, uma solidão e estou cercado de pessoas, eu odeio isso pq isso existe, eu senti isso no mês de março (já senti antes aí deu um tempo) agora voltou em março, mas essa volta foi doloroso demais eu sentir falta de ar, pedi ajuda a Deus e só melhorei pq chegou visita (um casal de amigos) aí tive que conversar com eles acabou que passou, mas voltou a noite, de tanto fazer oração pedindo a Deus o alívio parou, agora voltou hoje estou assim, eu pedi a Deus pra tirar de mim isso pra sempre não só por 1 dia mas para todo sempre.

  2. Oie me chamo jerly sou evangelica mas essas ultimas semanas eu estou com algo estranho sentido um vaizio por dentro nao sei esplica principamente nas horas qui vou pra congregar na igreja tou sem animo nao concigo dormi como antes mente sobrecarregada oqui pode ser sera qui casso ajuda ou e so coisa do pisicologico

    • Em alguns momentos na vida é normal passarmos por fases assim. Vai ficar tudo bem! Mas, se sentir que um psicólogo pode te ajudar nesse momento, não deixe de buscar esse auxílio.

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