Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como as redes sociais podem trazer problemas para o relacionamento

Como as redes sociais podem trazer problemas para o relacionamento

Muitas são as histórias de casais que tiveram problemas devido às redes sociais. Nosso texto irá abordar o porquê disso acontecer. Confira!

Não há dúvida de que as redes sociais são uma ótima maneira de manter contato com amigos e familiares. Pode inspirar-lhe decoração, cozinhar e ajudar a explorar novos interesses e aprender novas habilidades.

E quanto ao seu relacionamento? Será que elas também o impactam?

Além de postar uma selfie de casal fofo de vez em quando, o mau uso das mídias sociais pode causar problemas no seu relacionamento.

As redes sociais podem causar problemas no relacionamento?

A resposta é sim e as razões pelas quais isso acontece pode surpreender você. Continue lendo para descobrir 10 maneiras pelas quais as mídias sociais contribuem para os problemas de relacionamento.

1. Infidelidade online

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Uma das maneiras pelas quais as redes sociais causam problemas de relacionamento é dar aos usuários oportunidades de serem infiéis ao cônjuge.

A infidelidade nas redes sociais podem acontecer de diversas maneiras. Pode ser uma simples paquera, trocas de fotos e até mesmo chegar ao âmbito físico. Confira algum dos comportamentos de infidelidade mais comuns:

  • Tendo sexo virtual;
  • Relações emocionais com o sexo oposto;
  • Conversas picantes;
  • Sexting (troca de conteúdos eróticos, por exemplo).

Os casais que obscurecem essas linhas de fidelidade são mais propensos a serem infelizes, menos comprometidos com o parceiro e têm maior probabilidade de se separarem.

2. As redes sociais podem atrapalhar o romance

Imagine que você está abraçando seu parceiro/parceira e as coisas começam a ficarem mais românticas. Vocês estão curtindo um momento íntimo e, de repente, seu parceiro/parceira pega o celular e começa a responder a uma mensagem.

Isso não é muito romântico, é? Na verdade, vai totalmente “cortar o clima” romântico.

Portanto, quando estiver em um jantar ou curtindo um momento íntimo com seu par, concentre-se nisso. Crie intimidade e fortaleça os laços com seu parceiro/parceira.

3. Comparações de relacionamento

As redes sociais acabam fomentando a comparação do seu relacionamento com o de outras pessoas. Por exemplo, uma esposa publica uma foto de flores que o marido comprou para ela, apenas para agradar. E aí você começa a sentir ciúmes, pensando: “Quando foi a última vez que meu marido me trouxe flores apenas para ser legal? Eu odeio que ele não seja romântico”.

Agora temos que lhe revelar algo que seus pais, avós e muitos outros tutores devem ter lhe falado milhares e milhares de vezes: “as aparências enganam”. Você viu o que eles queriam que você visse: uma vida perfeita e um casal muito amoroso.

Mas o que você pode não ter visto foi a discussão explosiva que o casal teve mais cedo naquele dia, fazendo com que o marido comprasse flores como uma maneira de pedir desculpas…

É importante lembrar que o que as pessoas postam nas redes sociais não é a vida real. É um conteúdo altamente selecionado. Ou em resumo, a grama do vizinho é mais verde por que estamos do outro lado da cerca. Quando adentramos ao quintal dele, vemos que ela é exatamente a mesma grama que a nossa.

4. Menosprezados pelo telefone

Demonstrou-se que o vício em mídia social reduz a atenção das pessoas. Inclusive nas outras e em momentos que isso não deveria ocorrer. Casais em encontros, férias, o cinema ou em qualquer encontro agora passam mais tempo em seus smartphones telefones do que juntos.

Isso é problemático, especialmente quando começa a atrapalhar o precioso tempo de união dos casais.

5. Prejudica a comunicação de um casal

Demonstrou-se que as redes sociais reduzem as interações face a face. Todos sabemos que isso é fato. Afinal, nós já “conversamos” com nossos amigos percorrendo os feeds do Instagram deles, então por que discutir esses mesmos eventos durante o café?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Mas você sabia que aqueles que adoram mídias sociais costumam interagir pessoalmente com seus parceiros românticos?

O vício em redes sociais pode minar a capacidade de um casal de se comunicar. Eles podem até preferir mandar mensagens de texto para seus parceiros sobre assuntos importantes do que fazê-lo pessoalmente.

Isso pode ser devastador para um relacionamento. A comunicação e o respeito mútuo são a base dos relacionamentos.

6. Mantém o passado vivo

Os usuários de redes sociais geralmente adicionam o maior número possível de amigos à sua rede privada. Muitas vezes isso pode incluir um ex ou ex-interesse amoroso.

Isso pode significar problemas para o seu relacionamento atual. Não apenas abre a porta para reavivar um romance passado, mas também pode fazer com que seu parceiro atual se sinta inseguro ou com ciúmes.

7. Reduz noites românticas

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Você já foi a um restaurante romântico com seu parceiro/parceira e acaba gastando mais tempo com seus telefones do que conversando e se conectando com eles?

Ter uma noite romântica, pelo menos uma vez por mês, ajuda a manter a chama acesa e leva a relacionamentos mais felizes. Casais que dedicam tempo de qualidade um ao outro aumentam o amor romântico e banem o tédio do relacionamento.

Aqueles que se envolvem regularmente em encontros noturnos também têm uma vida sexual melhor, níveis mais altos de comunicação e são menos propensos a se divorciar.

O problema com o smartphone é que as redes sociais se tornam mobile. Ou seja, elas vão a qualquer lugar, mesmo em sua noite romântica.

8. Aumenta a inveja e a paranóia

Quanto mais amigos o seu cônjuge tiver, especialmente os do gênero preferido, mais paranoico ele poderá torná-lo sobre o seu relacionamento.

Suspeitar do que seu cônjuge está fazendo on-line pode fazer você se sentir paranoico, desconfiado. E pode mesmo levá-lo a ultrapassar limites pessoais e de privacidade como verificar o telefone deles quando eles saem da sala.

9. Cria oportunidades para compartilhar demais

As redes sociais oferecem contato constante com seus amigos mais próximos – e até com estranhos!

Muitos casais acabam compartilhando informações demais sobre suas vidas pessoais, como locais de encontros noturnos ou discussões que tiveram.

A publicação de tais informações não apenas viola a privacidade do seu parceiro, mas também pode ser altamente embaraçoso para serem lidas por estranhos, amigos e familiares.

10. Prejudica a empatia

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Sussex usou exames de ressonância magnética no cérebro em multitarefas nas mídias sociais e descobriu que aqueles que fazem multitarefas (como jogar videogame/no telefone enquanto conversam com seu cônjuge) têm menos densidade cerebral no córtex cingulado anterior.

Então, o que esse jargão médico significa para casais multitarefa? Em termos leigos, essa área do cérebro é responsável pelo controle emocional e cognitivo. Também nos ajuda a ter empatia com os outros.

As varreduras revelaram que as multitarefas são menos empáticas do que aquelas que se concentram em uma coisa de cada vez.

Dado que a empatia é um ingrediente-chave na construção de um relacionamento feliz e saudável, a falta dela afeta significativamente o seu relacionamento.

Como vimos as redes sociais contribuem para problemas de relacionamento. Mas elas não são a causa do problema e sim o mau uso dela. Banir maus comportamentos e começar a gastar tempo de qualidade vai te garantir um relacionamento feliz.

As redes sociais estão entrelaçadas em nossas vidas e não podemos evitá-las completamente, mas você pode tomar medidas para não prejudicar seu relacionamento. Encontre uma maneira de minimizar o tempo da tela e use esse tempo para se relacionar com seu parceiro e enriquecer seu relacionamento.

Se você sente que vem tendo problemas no seu relacionamento que podem ter a ver com as redes sociais ou mesmo sobre outras questões, vocês também têm a opção de procurar uma Terapia de Casal. Um psicólogo pode contribuir positivamente para solucionar quaisquer questões de relacionamento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial

    Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial
    Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial ? Alguns casos são mais difíceis de identificar e tratar – e aí entra a ajuda indispensável de um psicólogo.
  • O que são relacionamentos saudáveis?

    Relacionamentos saudáveis
    Não há fórmulas mágicas para definir se uma relação é mais ou menos saudável que outra. O que há, sim, são limites para aquilo que pode ser considerado justamente o oposto de saudável.
  • Terapia de Casal

    Psicólogos para Terapia de Casal
    Terapia de casal traz benefícios relevantes à relação. Descubra se é hora de iniciá-la e como ela pode te ajudar nesse guia completo sobre Terapia de Casal

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *