Psicoterapia Infantil

Saiba como funciona o trabalho clínico com crianças

A psicoterapia infantil refere-se à variedade de técnicas e métodos utilizados pelos psicólogos para ajudar crianças e adolescentes que têm dificuldade em se expressar e a lidar com as suas emoções. Embora existam diferentes tipos de psicoterapia, todos dependem de uma comunicação eficaz entre o paciente e o psicólogo como forma de alcançar mudanças nas suas emoções e em seu comportamento.

A psicoterapia pode trabalhar individualmente com uma criança, com um grupo de crianças, com uma família ou com múltiplas famílias. Para as crianças ou para os adolescentes, brincar, desenhar, construir e comunicar são maneiras importantes de compartilhar sentimentos e de resolver problemas.

Como determinar se meus filhos precisam de psicoterapia?

Não são somente os adolescentes e os adultos que apresentam disfunções e transtornos de origem psicológica. As manifestações em crianças ocorrem com frequência e podem ser percebidas através do baixo rendimento escolar, de comportamentos agressivos, da hiperatividade, da timidez em excesso, da dificuldade de interação com outras crianças ou até mesmo com os próprios familiares, entre outros.

Na avaliação inicial, o profissional de saúde qualificado irá determinar a necessidade do tratamento de psicoterapia. Essa decisão será baseada em fatores como os problemas atuais da criança, o histórico, o nível de desenvolvimento, a capacidade de cooperar com o tratamento e que tipo de intervenções serão mais propensas a ajudar com as preocupações apresentadas pelos pais da criança.

A psicoterapia é frequentemente aplicada juntamente com a gestão de comportamento e o acompanhamento escolar.

A relação que se desenvolve entre o psicoterapeuta e o paciente é muito importante. A criança deve sentir-se confortável, seguro e compreendido pelo profissional que realizará o tratamento. Este tipo de atmosfera de confiança permite que o menino ou a menina possa expressar seus pensamentos e emoções, além de permitir que o processo terapêutico seja realmente eficaz.

Como a psicoterapia pode ajudar as crianças?

A psicoterapia é o tratamento adequado para ajudar as crianças que passam por conflitos e alterações comportamentais. Durante a psicoterapia, elas recebem apoio emocional e, de forma lúdica e com bastaste paciência, são orientadas a resolver questões internas, problemas com pessoas do seu convívio e a compreender as suas emoções e os seus conflitos, além de aprender a tentar novas soluções para os desafios apresentados.

Os objetivos da terapia podem ser específicos (mudança de comportamento, melhoria das relações com amigos ou familiares, melhoria no desempenho escolar), ou gerais (diminuir a ansiedade ou melhorar a autoestima). A duração do tratamento psicoterapêutico depende da complexidade e da gravidade dos problemas apresentados pela criança.

Quais perguntas que os pais devem fazer ao psicoterapeuta?

Os pais devem fazer as seguintes perguntas ao psicoterapeuta para se sentirem mais confiantes no tratamento da criança:

  • Por que a psicoterapia é recomendada para o meu filho?
  • Quais são os resultados que devo esperar com o tratamento?
  • Quanto tempo o meu filho deve permanecer em terapia?
  • Quantas vezes o pai deverá ver o psicoterapeuta do seu filho?
  • O psicoterapeuta deve se reunir apenas com a criança ou será preciso se reunir com toda a família?
  • Quantas sessões de psicoterapia serão necessárias?
  • Como o psicoterapeuta vai manter os pais informados sobre o andamento do tratamento e como os pais podem ajudar?
  • Em quanto tempo é possível ver algumas mudanças?

O psicólogo será capaz de fornecer respostas a todas as suas preocupações e dúvidas. Todo psicoterapeuta infantil é especificamente treinado para fornecer o melhor tratamento para as crianças e também para tranquilizar os pais do paciente.

Ficou com alguma dúvida e quer saber mais sobre o funcionamento da Psicoterapia Infantil? Entre em contato com a gente!

Fotos do Consultório de Psicologia Infantil

Psicoterapia Infantil em São Paulo
Psicoterapia para Criança
 

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.