Newsletter
Assine Aqui

5 dicas para começar uma vida nova

5 dicas para começar uma vida nova

Deseja começar uma vida nova? Quer aproveitar as possibilidades e caminhos abertos? Então planeje-se e comece a agir.

Quando você pensa “Preciso começar uma vida nova” saiba que isso é uma expressão que indica um desejo concreto de mudança. Muitas vezes, trata-se de uma decisão que você apenas está adiando, ou um tipo de mudança que você quer que ocorra em sua vida.

Mas como você está se sentindo em relação a isso? Já sentiu a necessidade de poder apertar o botão de “pausa” da vida e passar para uma nova página, sem que haja nenhuma repercussão negativa?

Lembre-se: da mesma forma que uma caminhada, o tempo é também é linear. O ontem passou e você deve se centrar nas ações futuras.

É papel do psicólogo ajudar as pessoas, por isso aqui segue 5 dicas de como começar uma vida nova sem lhe deixar mais confuso sobre o que você deve fazer. 

Autoconhecimento e avaliações

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A linha do tempo da sua vida é apenas sua, não se esqueça disso. É você que irá gerenciá-la e não deve comparar as suas metas e realizações com as das outras pessoas.

Dê uma olhada na sua trajetória e veja o que já realizou, se é possível chegar às raízes das mudanças que você gostaria de ver acontecendo. Para os psicólogos, este é um exercício válido, pois, o maior fator que impacta o sucesso é a percepção do foco que você se mantém alinhado e tenta expandir.

Pratique a autoavaliação e o autoconhecimento, concentrando-se em algum fator importante para sua vida futura. Pense, por exemplo, nas coisas que você já faz, mas que gostaria de passar a evitar, como beber demais, alimentar-se mal, procrastinar etc.

Reflita sobre aquilo que mais o incomoda. Talvez seja hora de declarar a sua capacidade de mudança, de agir por conta própria. Se está cansado de andar em círculos ou de se sentir preso, talvez seja hora de seguir um caminho diferente.

Aqui estão 5 dicas propostas para você começar uma vida nova.

Como começar uma vida nova em 5 dicas

Valor Consulta Psicóloga Karla






Não quero informar nome ou e-mail





De que forma que você costuma reagir ao estresse, às decisões importantes que devem ser tomadas, aos problemas que se repetem? Como você lida em dar início à partida? Por que costuma facilmente ser desviado dos caminhos que escolheu? Há dificuldade em superar contratempos?

Se todas estas questões o preocupam, está na hora de realizar uma autoavaliação. Para começar uma vida nova é preciso ter autoconsciência e assim fazer afirmações para si mesmo. 

Se você costuma ser sempre orientado por pensamentos negativos e de desistência frente ao novo, pode ser um desafio tentar reagir. Esses sinais negativos são a verdadeira dificuldade no momento de gerenciar as emoções negativas, impedindo que possa superar e apontar novas diretrizes.

1. O medo da perda: uma ilusão

Passe a encarar  o seu próprio medo da perda. Todos os seres humanos perdem, independente da classe social ou do contexto individual.

Existem vícios mentais que fazem que a sua mente se agarre a hábitos nocivos e pensamentos negativos. E estes sim podem ter um preço muito alto em sua vida.

A perda do que já foi investido em um esforço, trabalho ou situação, é um tipo de pensamento que deve ser transformado em novas posturas. Crie você mesmo medidas para combatê-los de forma ativa, com alternativas viáveis ​​que proporcionem mais felicidade e satisfação. 

2. Decisões firmes

Verifique se você está realmente tomando decisões firmes. As vezes ainda estamos apenas desejando mudar e não sabemos como.

Baixo comprometimento gera menos confiança em si mesmo. Pense e faça escolhas certas, sem ter medo do erro. Confronte suas escolhas conscientes de forma direta, invista na sua capacidade de sair da inércia.

A inércia é um comportamento que pode se estender a outras partes da sua vida. É bastante difícil arranjar um novo emprego ou começar uma vida nova se ela está presente na forma de agir e tomar decisões.

Mantenha-se alerta e sensível aos seus processos de tomada de decisão e analise-os com frequência.

3. Planejamento

Pensar no futuro sem sair do papel não é nada produtivo. O sucesso é a prova de que seu esquema de mapear os objetivos não são fantasias mentais. Planeje, coordene seus objetivos na forma que você melhor for aplicar.

Ponha metas de curto prazo e longo prazo no papel. Alinhe-os de forma a determinar se existe conflito em termos reais.

4. Gerenciamento do arrependimento

É inevitável a sensação de arrependimento na vida. Porém, o arrependimento pode afundá-lo nos piores momentos, como de estresse, de raiva, impotência etc.

Faça um balanço dos seus arrependimentos no passado e veja se eles foram realmente importantes ou apenas fases da vida.

O que você pode aprender sobre si mesmo e suas futuras ações olhando para o que você se arrepende? Na verdade, o arrependimento pode ser usado de forma produtiva para você se entender melhor.

5. Lidar com a ansiedade

Sair do carrossel de pensamentos repetitivos é difícil, e às vezes exige ajuda profissional para isso.

Os pensamentos que desejamos suprimir, porém, não conseguimos são os da ansiedade. É um mecanismo que mente procura para se agarrar a medos, frustrações, pensamentos negativos entre outros.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Acontece, que, quanto mais você tenta não pensar, mais pensa realmente nas ideias repetitivas. Um plano ideal é cercar-se de pessoas que você confia e converse sobre suas preocupações. 

Mesmo que você tenha desistido de algo na sua vida ou tenha sido excluído de alguns processos à força, começar uma vida nova e de novo, sempre exige um pouco de vontade.

Sempre haverá a sensação prazerosa de descobrir novas possibilidades e caminhos aberto à frente. O medo de falhar também não deixa de existir, desde que você saiba lidar com ele e como superá-lo.

Seja criativo ao começar uma vida nova planejando novas fases, atividades mesmo em termos abstratos, todas são importantes em alcançar o sucesso. Se se sentir estagnado ou entediado com o seu dia-a-dia, expanda suas opções.

Gostou deste texto sobre como começar uma vida nova? Então não deixe de ler sobre como controlar a ansiedade!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • 5 características de pessoas assertivas

    Características de pessoas assertivas
    A moderna psicologia descreve alguns tipos comportamentais e pessoas assertivas é uma delas. Confira as características de pessoas assertivas elencadas por um psicólogo
  • Como aumentar minha segurança e autoestima

    Como aumentar minha segurança e autoestima
    Vejas as dicas de como você pode aumentar sua segurança e autoestima, com o texto da psicóloga do consultório de psicologia Psicólogos Berrini
  • Autoconhecimento

    Autoconhecimento
    Diariamente encontramos pessoas confusas e perdidas diante de situações do cotidiano, graças a falta de autoconhecimento. Acesse para saber mais

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *