Terapia Cognitiva Comportamental
O que é Terapia Cognitivo Comportamental – TCC
Atualmente muitas pessoas têm buscado pela Terapia Cognitivo Comportamental, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como de fato acontece esse tipo de abordagem no decorrer de um processo terapêutico.
A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.
Ou seja, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.
Para a TCC, existem pensamentos que são considerados automáticos. Esses pensamentos são àqueles que construímos ao longo de nossa existência e refletem diretamente na maneira como enfrentamos os acontecimentos, sem sequer passarmos por uma análise interna.
Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada. Através do processo terapêutico, o psicólogo irá ajudar o paciente a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, mudá-los.
Entenderemos melhor sobre outros detalhes mais aprofundados da TCC ao longo desse artigo.
Como funciona, na prática, a Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles.
Em um primeiro momento, após explicarem ao terapeuta quais são as suas demandas e o que os levaram até à psicoterapia, através de testes comportamentais, os pacientes irão identificar, escrever e treinar, até compreenderem em sua totalidade as diferenças entre pensamentos e sentimentos.
Por exemplo: numa situação onde o indivíduo é corrigido por um erro que cometeu, automaticamente (ou seja, sem estar consciente do pensamento) surge a ideia de “Eu só cometo erros”, “Eu nunca serei promovido”, “Eu não faço nada direito”, etc.
A Terapia Cognitivo Comportamental irá nos mostrar que esses são pensamentos automáticos considerados negativos, e que a tendência diante de uma situação como o exemplo acima, é desencadearem sentimentos como rejeição, frustração e fracasso.
Assim, através do processo terapêutico, entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos não condizem com a verdade.
E que ser chamado atenção por um erro, é uma possibilidade de melhoria e de um entendimento mais amplo sobre àquilo que nos propusemos a fazer, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Sendo assim, ao analisarem as suas próprias experiências, os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.
Quando a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada
A Terapia Cognitivo Comportamental é indicada quando os pensamentos automáticos do paciente são, em sua maioria, negativos.
Esses pensamentos facilmente desencadeiam uma série de fatores emocionais e físicos que interferem em diversos âmbitos da vida pessoal e profissional.
Por se tratar de uma terapia mais breve, tem como sua base tratar as questões e conflitos que o paciente traz em consultório num primeiro momento: como questões familiares, questões profissionais, entre outras.
No entanto, é uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem. Algumas das demandas mais comuns em consultório são:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Estresse;
- Luto;
- Conflitos familiares;
- Terapia de Casal;
- Divórcio;
- Autoestima;
- Autoconhecimento;
- Autocontrole;
- Entre outros.
Se o paciente tiver dúvidas se a TCC é a abordagem mais indicada para o seu caso, é possível conversar com o terapeuta antes de agendar a primeira consulta para esclarecer outras possíveis dúvidas e receber todas as orientações e informações necessárias.
Quando surgiu a Terapia Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos.
Ele percebeu que pacientes depressivos tinham uma visão distorcida de si mesmos, do mundo ao redor e de seus futuros – a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que o pensamento negativo distorcido altera o nosso humor e, consequentemente, o nosso comportamento.
A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida popularmente por TCC, surgiu com o objetivo de corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos.
Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.
Nas últimas décadas a Terapia Cognitivo Comportamental tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido a sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.
Confira outros assuntos relacionados à Terapia Cognitivo Comportamental
Liderança e Habilidades Sociais
Aprenda a lidar com o fracasso no trabalho
Comportamento Impulsivo
Resiliência
Qual é o seu limite
Perfeccionismo
O que fazer quando me sinto confuso
Comunicação e Habilidades Sociais
Estresse é um problema?
Compulsão por exercícios físicos
Como gerenciar as suas expectativas
Assertividade
Mania de perseguição
Bullying
6 segredos para ter mais felicidade na vida
Insegurança Emocional
Porque as pessoas mentem
Bullying Corporativo
Terapia Comportamental
Narcisismo
Emagrecer, Dieta e Terapia Cognitivo-Comportamental
5 situações que podem lhe causar sofrimento
Como o estresse afeta sua saúde
Como reduzir os efeitos negativos da poluição sonora
Como manter o foco no que realmente importa
Como lidar com a pressão?
É possível uma vida sem estresse?
Incertezas
Estresse no Trabalho
Necessidade em ser Notado vs. Timidez
Compras Compulsivas
Otimismo ou Ilusão
Terapeuta
Tratamento para TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
Timidez excessiva
O que é Procrastinação
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Autoconfiança
Sexualidade
Links Externos
CFP – Conselho Federal de Psicologia
CRP – Conselho Regional de Psicologia
USP – Instituto de Psicologia
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Psicóloga Responsável
Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.