Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Terapia Cognitiva Comportamental

  • Terapia Cognitivo Comportamental

O que é Terapia Cognitivo Comportamental – TCC

Atualmente muitas pessoas têm buscado pela Terapia Cognitivo Comportamental, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como de fato acontece esse tipo de abordagem no decorrer de um processo terapêutico.

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.

Ou seja, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.

Para a TCC, existem pensamentos que são considerados automáticos. Esses pensamentos são àqueles que construímos ao longo de nossa existência e refletem diretamente na maneira como enfrentamos os acontecimentos, sem sequer passarmos por uma análise interna.

Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada. Através do processo terapêutico, o psicólogo irá ajudar o paciente a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, mudá-los.

Entenderemos melhor sobre outros detalhes mais aprofundados da TCC ao longo desse artigo.

Como funciona, na prática, a Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles.

Em um primeiro momento, após explicarem ao terapeuta quais são as suas demandas e o que os levaram até à psicoterapia, através de testes comportamentais, os pacientes irão identificar, escrever e treinar, até compreenderem em sua totalidade as diferenças entre pensamentos e sentimentos.

Por exemplo: numa situação onde o indivíduo é corrigido por um erro que cometeu, automaticamente (ou seja, sem estar consciente do pensamento) surge a ideia de “Eu só cometo erros”, “Eu nunca serei promovido”, “Eu não faço nada direito”, etc.

A Terapia Cognitivo Comportamental irá nos mostrar que esses são pensamentos automáticos considerados negativos, e que a tendência diante de uma situação como o exemplo acima, é desencadearem sentimentos como rejeição, frustração e fracasso.

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Assim, através do processo terapêutico, entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos não condizem com a verdade.

E que ser chamado atenção por um erro, é uma possibilidade de melhoria e de um entendimento mais amplo sobre àquilo que nos propusemos a fazer, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Sendo assim, ao analisarem as suas próprias experiências, os pacientes chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.

Quando a Terapia Cognitivo Comportamental é indicada

A Terapia Cognitivo Comportamental é indicada quando os pensamentos automáticos do paciente são, em sua maioria, negativos.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Esses pensamentos facilmente desencadeiam uma série de fatores emocionais e físicos que interferem em diversos âmbitos da vida pessoal e profissional.

Por se tratar de uma terapia mais breve, tem como sua base tratar as questões e conflitos que o paciente traz em consultório num primeiro momento: como questões familiares, questões profissionais, entre outras.

No entanto, é uma terapia que possui diversos campos de atuação, e, ao longo do processo terapêutico, podem ser tratadas as mais diversas questões que surgirem. Algumas das demandas mais comuns em consultório são:

Se o paciente tiver dúvidas se a TCC é a abordagem mais indicada para o seu caso, é possível conversar com o terapeuta antes de agendar a primeira consulta para esclarecer outras possíveis dúvidas e receber todas as orientações e informações necessárias.

Quando surgiu a Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos.

Ele percebeu que pacientes depressivos tinham uma visão distorcida de si mesmos, do mundo ao redor e de seus futuros –  a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que o pensamento negativo distorcido altera o nosso humor e, consequentemente, o nosso comportamento.

A Terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida popularmente por TCC, surgiu com o objetivo de corrigir esses pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos.

Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”.

Nas últimas décadas a Terapia Cognitivo Comportamental tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido a sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.

Confira outros assuntos relacionados à Terapia Cognitivo Comportamental

Resiliência

Resiliencia e Terapia
Porque vemos pessoas com desamparo ou desapego enquanto outras conseguem superar desafios em situações parecidas? Acesse e saiba mais sobre resiliência

Qual é o seu limite

Qual é o seu limite
Você já se perguntou qual é o seu limite ? O psicólogo é o profissional que pode orientá-lo na busca pelo autoconhecimento e no entendimento dos seus limites.

Perfeccionismo

Perfeccionismo
O perfeccionismo é considerado um traço de personalidade que envolve a tentativa constante de ser o melhor em tudo que faz, e o medo excessivo de cometer erros.

O que fazer quando me sinto confuso

Quando me sinto confuso
É bastante comum em alguns momentos de nossas vidas nos sentirmos confusos, não sabendo se tomamos essa ou aquela decisão, as coisas parecem um pouco perdidas e às vezes achamos que não vamos conseguir sair daquele momento...

Liderança e Habilidades Sociais

Liderança e Habilidades Sociais
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas em direção aos objetivos. Quer saber como o treino e a psicologia podem lhe ajudar?

Comunicação e Habilidades Sociais

Comunicação e Habilidades Sociais
Muitos acreditam que possuir habilidades sociais é um dom e se esquecem que também envolve muita prática e força de vontade. Acesse e leia mais sobre.

Estresse é um problema?

Estresse é um problema
Estresse é a resposta do seu organismo a qualquer situação de perigo, pressão ou ameaça.  Entenda os sintomas físicos, cognitivos e comportamentais do estresse

Compulsão por exercícios físicos

Compulsão por exercícios físicos
Compulsão por exercícios físicos tem sido uma procura constante nos consultórios de psicologia. Saiba como ela acontece, o que precisar ser feito de acordo com o psicólogo.

Como gerenciar as suas expectativas

Como gerenciar as suas expectativas
Gerenciar expectativas faz parte do nosso dia a dia. Aprenda como gerenciar suas expectativas a fim de tirar proveito delas.

Assertividade

Assertividade
Por que devo ser assertivo e por que algumas pessoas não conseguem ser assertivas? Texto sobre assertividade, sob a perspectiva da uma psicóloga

Mania de perseguição

Mania de perseguição
A intensidade da mania de perseguição pode variar muito para cada pessoa, mas os sintomas são similares, como suor, tremor e um medo incontrolável.

Bullying

Bullying e Psicoterapia
O bullying é caracterizado, basicamente, por indivíduos que zombam, caçoam e humilham, na maioria das vezes em público, um indivíduo considerado mais 'fraco'

6 segredos para ter mais felicidade na vida

Segredos para ter mais felicidade na vida
Para se ter felicidade na vida é preciso adotar uma série de pequenos hábitos que irão ajudá-lo nisso, conforme dizem os psicólogos

Insegurança Emocional

Insegurança Emocional
A insegurança emocional é geralmente definida por psicólogos como uma sensação de desconforto que é desencadeada por acreditar ser inútil, não amado ou não bom o suficiente.

Porque as pessoas mentem

Porque as pessoas mentem
Muitas vezes topamos com pessoas mentirosas em nossas vidas. É importante saber como lidar com elas e saber porque elas mentem, conforme descreve a psicóloga

Bullying Corporativo

Bullying Corporativo
O bullying corporativo é a situação na qual um funcionário repetidamente e durante um período prolongado de tempo está exposto a uma situação de assédio comportamental

Terapia Comportamental

Terapia Comportamental em São Paulo
Terapia Comportamental com experientes psicólogas do Consultório de Psicologia Psicólogos Berrini, Zona Sul de São Paulo SP. Agende sua consulta.

Narcisismo

Narcisismo
O conceito do narcisismo ou da autoadmiração em excesso foi explorada por diversos filósofos através da história. Entenda a visão da psicóloga.

Emagrecer, Dieta e Terapia Cognitivo-Comportamental

Emagrecer, Dieta e Terapia Cognitivo-Comportamental
O emagrecimento, ou sua dificuldade, pode ser também um questão psicológica. Quando os hábitos alimentares se tornam um problema e como a TCC pode ajudar.

5 situações que podem lhe causar sofrimento

Situações que podem lhe causar sofrimento
Lidar com situações que causem sofrimento psicológico é fundamental para evitar transtornos como a depressão ou fobias sociais. Saiba como identificá-las