Aconselhamento Pré Matrimonial

Aconselhamento Pré Matrimonial

Qual a importância do aconselhamento pré matrimonial?

Esta é uma das modalidades de terapia de casal que vem se ampliando atualmente no cenário terapêutico, mas afinal, porque fazer este aconselhamento antes de uma união?

Vamos imaginar que você não se envolveria em um negócio financeiro, ou sociedade que está fadada a fracassar, não é mesmo? Da mesma maneira, nenhum de nós imagina se envolver em um relacionamento pensando que ele irá terminar. Você também não aceitaria viver em uma terra completamente desconhecida sem antes buscar conhece-la melhor, a respeito de quais expectativas e possíveis dificuldades encontrará nesta terra.

Quando entramos em um relacionamento, estamos cheios de empolgação, expectativas, muito amor para dar e a tendência a acreditar que após o casamento, a lua de mel durará para sempre. Porém mesmo com todas estas expectativas positivas, após um tempo de relacionamento, muitas dificuldades aparecem e o desgaste pode trazer a sensação de que existem dois estranhos morando na mesma casa.

Acontece que de maneira geral, não nascemos prontos para relacionamentos, e também não aprendemos sobre relacionamentos na escola. As dificuldades vão aparecendo e em determinado momento nos sentimos “perdidos”, sem saber como agir ou a quem recorrer.

Nós também criamos expectativas muito altas a respeito do casamento e do nosso cônjuge, que em grande parte não são supridas gerando desânimo e frustração.

O aconselhamento pré matrimonial irá abordar de maneira realista todas expectativas sobre o casamento, pois entendemos que até o casal mais “perfeito” irá precisar de uma dose extra de empenho e dedicação para que seu casamento seja bem sucedido.

Casamento é uma decisão muito grande!

Tomamos decisões todos os dias. O que comer, o que vestir, qual transporte usar…. porém mesmo uma pessoa com grande habilidade para tomar decisões pode passar por uma crise no momento que antecede o casamento, onde muitas dúvidas aparecem e é difícil encontrar as respostas certas. É uma decisão que influenciará permanentemente duas vidas. Afetará suas emoções, sua individualidade, suas decisões e planos.

Nesta fase de escolhas e decisões, é muito importante abordar os mais diversos assuntos de maneira consistente, como família, finanças, profissão, estudos, afetividade, sexo. A fim de garantir que o conhecimento de um cônjuge sobre o outro não permaneça apenas “na superfície”. Estes são temas que podem influenciar definitivamente o casamento, e por mais que não sejam importantes para você durante o namoro e noivado, podem se tornar verdadeiras “bolas de neve” no casamento.

Você só tem a ganhar conhecendo mais sobre seu parceiro, aprendendo a valorizar o que realmente é importante para ele e aprendendo a resolver assertivamente seus conflitos!

Autora: Ana Perez (Psicóloga CRP 06/103606)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.