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Insegurança nos relacionamentos

Insegurança nos Relacionamentos - Psicologia

Um sentimento comum, que pode abalar qualquer relação é a insegurança. Alguns parceiros cobram demais, outros dão satisfação de menos. Isso se reflete e é resultado do medo de perder o parceiro.

Segundo psicólogos, a insegurança nos relacionamentos é mais frequente do que se imagina, prejudicando a comunicação, a autoestima e a confiança necessárias para relações saudáveis

A insegurança nos relacionamentos é fruto do medo. Medo de não ser suficiente, medo que o parceiro perca o interesse, medo do fracasso, medo de desistir, medo da rejeição, medo do termino da relação.

Sentir medo é normal, mas o medo não pode ser paralisante, nem ocupar mais espaço do que sentimentos saudáveis em um relacionamento. 

A insegurança surge quando há um sentimento de inferioridade. Em relacionamentos conjugais, a insegurança vem acompanhada de ciúme, carência e pensamentos fantasiosos.

O parceiro inseguro passa a idolatrar ou superestimar o cônjuge, sentindo-se indigno de ser amado ou desejado.

>>>Leia também: Relacionamento conjugal.

Se esses medos estão destruindo a relação de vocês, é possível superar e encontrar meios de lidar com essa situação, principalmente quando ela é fruto de nossa imaginação.

Confira agora como lidar com a insegurança nos relacionamentos:

1) Como vencer a insegurança nos relacionamentos

É preciso paciência e bastante amor para lidar com medos e insegurança nos relacionamentos. Para isso o primeiro passo é questionar de onde vem esse sentimento e se o parceiro tem dado motivos para que você se sinta assim.

Entenda quais são seus maiores medos e se eles são reais ou menores do que você os imagina. Muitas vezes encarar o medo e lidar com ele, faz com que a situação seja tangível e contornável. 

2) Desenvolva a autoestima e autoconfiança

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Vânia






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Pare de se cobrar tanto. Acredite em você. Busque desenvolver talentos e se realizar pessoalmente, fortalecendo o seu autoconhecimento e a sua autoestima. Aprenda mais sobre suas limitações e o quanto você se preocupa com elas.

Ter autoconfiança vem de um desejo íntimo por autoconhecimento. Conhecer seus pontos fortes e o que pode ser melhorado irá trazer mais segurança para lidar e aceitar imperfeições.

Lembre-se, ninguém consegue ser perfeito o tempo todo, nem poderia ser assim. 

3) Evite comparações

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Reconheça seus atributos sem se comparar com outras pessoas. Entenda que cada ser é único e só podemos ser bons, ao ser autênticos.

A autoconfiança vem do que é pessoal e intransferível. Busque melhorar o que pode ser melhorado, sem se cobrar demais.

Você é único e somente ao enaltecer as características de sua personalidade irá alcançar a plenitude.

Busque cuidar da sua saúde mental e do corpo sem obsessão. A aparência é importante para que você se sinta bem com você mesmo e não para agradar os outros. 

4) Conheça-se a si mesmo

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Busque conhecer a você mesmo. Conheça seus pontos fortes e pontos fracos e aprenda a lidar com eles.

Você não é o que os outros pensam de vocês, nem pode ser o que esperam de você.

Somente se conhecendo bem será possível manter-se bem e atraente para qualquer parceiro. É o jeito como você ri, e não a forma de sua boca que atrai o outro. 

Qual é o seu nível de:

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5) Busque ajuda profissional

Buscar a ajuda de um psicólogo pode ser fundamental para se aceitar e se ver com qualidades e defeitos como qualquer outra pessoa e também ajuda a eliminar a insegurança nos relacionamentos.

Muitas vezes, pessoas inseguras têm um histórico de traumas nos relacionamentos ou passaram por frustrações que marcaram sua vida.

A saúde psicológica vem de lidar com esses medos e inseguranças, além de superar rejeições do passado.

Um psicólogo poderá ajudar nesse processo, facilitando o autoconhecimento. 

Lembre-se de se amar e não submeter-se aos outros para obter aceitação. Ninguém é igual a ninguém.

Às vezes não estamos com um parceiro ideal para nós e nos forçamos a obter o aval dele para se sentir melhor. Evite e não aceite pressões morais para manter-se em relacionamentos falidos.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Saiba que sempre haverá alguém que irá aceitá-lo(a) e amá-lo(a) como você é, consciente do que pode ser melhorado e de suas principais virtudes. Relacionamentos abusivos deixam marcas profundas e devem ser evitados a todo o custo. 

Se seu parceiro tem atitudes que a deixam insegura, pense com seriedade sobre a possibilidade de terminar o relacionamento e buscar ser feliz.

Ninguém precisa viver sobre pressão, e muitas vezes nossa insegurança vem da falta de consideração da pessoa que se relaciona com a gente, mas ela nos faz acreditar que o problema somos nós. 

Esse artigo foi útil? Você também pode se interessar por este aqui: Sou uma pessoa difícil e não consigo manter um relacionamento.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

10 comentários em “Insegurança nos Relacionamentos

  1. Muito interessante .. gostei muito de ler sobre como lidar com uma situação tão difícil em um relacionamento, pois estou sempre errando no meu por falta de entendimento.
    Mas quero muito saber lidar e ser muito maduro no meu casamento, pra não me magoar e magoar minha parceira, com minhas atitudes infantis.
    Amanhã queria acordar uma pessoa melhor, e ser um marido melhor e não errar tanto como já errei nessa vida.

    • Olá! Pense na possibilidade de agendar um bate-papo com um psicólogo para trabalhar com profundidade o seu autoconhecimento. Eu tenho certeza que vai ajudá-lo!

  2. Olá!

    Gostaria muito de tratar o meu autoconhecimento, ultimamente venho deixar essa insegurança tomar conta de mim..

    • Um psicólogo pode ajudá-la! Contate a minha equipe para obter mais informações sobre horários e agendamentos: WhatsApp (11) 98922-1818.

  3. Eu errei uma vez quando eu e minha parceira tavamos morando juntos ..ficamos dois meses separados e voltamos a namorar só que agora a confiança não e mais a mesma qlquer coisa ela briga desconfia e isso me deixa muito mal triste inseguro por amar tanto minha parceira e não ver os mesmos retorno

    • Uma terapia de casal pode ser bastante interessante para vocês. Pense nessa possibilidade e sugira para ela!

  4. Gostei demais do artigo! Era exatamente o que eu precisava ler! Eu já desconfiava que meu maior problema está relacionado com a alto estima e depois de ler isso tudo tenho certeza. Infelizmente não posso pagar por terapia, mas gostaria de saber o que eu mesma posso fazer pra me ajudar a reverter esse quadro. ❤️

  5. Sou muito insegura e ciumenta , fico fusando o celular dele sempre , me torno chata de tantas perguntas desconfianças sempre , isso mexe demas comigo e assim agora sou uma pessoa doente de ansiedade, quero muito mudar ser mas segura de mim mesma e ser mas agradável ao lado do meu parceiro

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