Relacionamento Conjugal
A primeira coisa que um casal busca é o prazer de estar juntos. Porém, nem sempre esta fórmula dá certo, devido a inúmeros fatores.
Como, então, dar certo um relacionamento conjugal, tendo como norte a felicidade a dois e que seja prazeroso para ambos? Não é tão difícil, aqui vão algumas dicas de psicólogos.
Dicas para um bom relacionamento conjugal
1. Respeitar
Antes de mais nada, o respeito é um dos valores preciosíssimos a ser levado em consideração. Alimente-o, nunca será demais. Sem respeito, as coisas tendem a não funcionar direito.
Muitas vezes, ambos desejam se comunicar, porém, permanecem frustrados justamente por que cada um mantém intactas as suas próprias individualidades e comportamentos.
Não abrir mão ou ceder aos seus impulsos e sentimentos, pode acarretar em dificuldades na comunicação.
Cultivar o respeito abrirá portas para a compreensão mútua e as experiências serão mais proveitosas. A falta de respeito é o primeiro passo para a tensão e início de discussões.
2. Compartilhar
Dividir responsabilidades e compartilhar seus interesses é zelar pelo relacionamento conjugal.
Isto pode ser desde questões cotidianas como pagar contas, discutir sobre planos, desejos, cuidar igualitariamente de filhos, organizar e limpar a casa, participar de interesses em comum no lazer, etc.
O bom relacionamento conjugal é o compartilhar de somatórias de cada um, na reciprocidade saudável.
3. Doar
Isso não significa ceder, transferir tudo de si a outra pessoa. Doar também pode resultar em oferecer, presentear. Uma das melhores ofertas e não tem gato algum, é o riso e o bom humor: condição básica para o bom relacionamento conjugal.
Um sorriso, às vezes, vale mais que mil palavras. E claro, presenteie inesperadamente seu cônjuge com surpresas, sinal de que a pessoa a quem ama e vive ao seu lado é valorizada. Elogie com frequência.
Poder admirar sempre a outra pessoa, faz com que o sinal de felicidade seja conquistado.
4. Tolerância e compreensão
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
O casal que evita conversar ou expor os seus problemas, mesmo os individuais, estará fadado a não saber superar dificuldades. E, nos momentos de debilidade, o relacionamento conjugal fica prejudicado.
Este é um dos principais problemas hoje que levam milhares de casais aos consultórios de psicologia. A falta de compreensão no relacionamento conjugal levam ambos ao estresse e outros problemas, como violência, por exemplo.
Todos os conflitos pessoais do indivíduo, somados às questões do cotidiano, se tornam difíceis de lidar se houver omissões e brechas no diálogo no relacionamento conjugal.
A melhor forma de subtrair este empecilho é optar ou tentar, pela prática da assertividade.
Um relacionamento conjugal deve ser recíproco quase em tudo, pois seus comportamentos afetam diretamente um ao outro.
5. Autocrítica
Um relacionamento conjugal é algo a dois. Portanto, um comportamento comunicativo de uma via só não existe. Apenas criticar as ações e comportamentos do outro sem olhar para si causa sofrimento e desgaste.
Reavaliar suas ações e reconhecer erros, faz parte de um bom relacionamento conjugal, além do fato de indicar um amadurecimento pessoal. O orgulho próprio e a falta de humildade estimula a disputa interna, a arrogância e gera brigas desnecessárias.
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Incentive-se pela prática de amenizar estes impulsos. Com certeza, fará com que o relacionamento conjugal não se transforme numa experiência traumática.
Para saber mais >>> Psicoterapia de Casal: Entenda os benefícios que este dispositivo terapêutico pode trazer
Estas dicas ajudarão ao casal refletir e poder mudar, mas sempre é saudável obter uma resposta vinda de um profissional da área.
Se o casal não consegue observar quais são suas funções no relacionamento conjugal é por que há problemas no caminho da felicidade a dois.
Por isso, com a terapia de casal é possível identificar onde estão as lacunas da relação e, a partir daí, listar os problemas que precisam ser modificados.
Gostou do artigo? Então esse também pode lhe interessar: Insegurança nos Relacionamentos: devemos agradar os outros?
Quem leu esse texto também se interessou por:
Esposa Controladora
Uma esposa controladora pode prejudicar a relação do casal, mas saiba que há o que pode ser feito. Pequenas ações de cada um dos parceiros poderão ajudar
5 dicas para melhorar o casamento
Como encontrar o caminho feliz seguindo dicas de psicólogos para melhorar o casamento ou o seu relacionamento com o seu parceiro.
Violência no Casamento
Já se questionou se as discussões do casamento são saudáveis? É importante diferenciar violência de divergências do dia-a-dia. Acesse e leia sobre o assunto
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.