Transtorno Bipolar

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Sobre O Transtorno Bipolar

Características e Tratamento

Transtorno Bipolar é caracterizado pelas mudanças extremas de humor, oscilando em picos de mania a picos de depressão.

Durante essas flutuações o paciente geralmente tem dificuldades em executar as atividades do dia a dia, podendo afetar, portanto, suas esferas de relacionamento, suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas.

Os sintomas do transtorno bipolar variam de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas o período da depressão causa a maioria dos problemas. Já para outros, é o estado da mania que provoca a principal preocupação.

Sintomas da depressão e sintomas de mania podem ocorrer juntos, que é o episódio chamado de misto.

Episódios de Mania

Os episódios de mania do transtorno bipolar são caracterizados principalmente por:

Valor Consulta Psicóloga Janaina

• Euforia;
  • Inquietação;
  • Hiperatividade;
  • Irritabilidade;
  • Pouca necessidade de descanso;
  • Autoestima inflada;
  • Pensamento agitados.

É no período de mania que a pessoa geralmente corre mais riscos relacionados ao comportamento, como por exemplo o uso de drogas, gasto excessivo de dinheiro e a prática de sexo não seguro.

Episódios de Depressão

Os episódios de depressão do transtorno bipolar são caracterizados principalmente por:

Tratamento para Transtorno Bipolar

Embora o transtorno bipolar seja muitas vezes uma condição de longo prazo, há tratamento. O ideal é buscar a ajuda de um psicólogo e dar início a um processo terapêutico.

Na maioria dos casos, o transtorno bipolar também pode ser controlado através de medicação – nestes casos, somente com prescrição médica.

Você tem alguma dúvida? Escreva para mim.

Como se comunicar com o psicólogo?
    Você chegou a conclusão que precisa fazer terapia, mas não sabe como ou o que dizer para o psicólogo? Confira dicas para se comunicar com seu terapeuta.

Psicopatas: entenda tudo sobre eles
    O mundo dos psicopatas pertence a um imaginário social, mas você tem o conhecimento real sobre o assunto? Leia o artigo e entenda.
  • Estresse e seus efeitos

Estresse e Psicologia
    Estamos em um mundo que cada vez mais exige nosso tempo e atenção. E isso pode gerar problemas como ansiedade e estresse.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.