Transtorno Bipolar

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Sobre O Transtorno Bipolar

Características e Tratamento

Transtorno Bipolar é caracterizado pelas mudanças extremas de humor, oscilando em picos de mania a picos de depressão. Durante essas flutuações o paciente geralmente tem dificuldades em executar as atividades do dia a dia, podendo afetar, portanto, suas esferas de relacionamento, suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas.

Os sintomas do transtorno bipolar variam de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas o período da depressão causa a maioria dos problemas. Já para outros, é o estado da mania que provoca a principal preocupação. Sintomas da depressão e sintomas de mania podem ocorrer juntos, que é o episódio chamado de misto.

Episódios de Mania

Os episódios de mania do transtorno bipolar são caracterizados principalmente por:

• Euforia;
  • Inquietação;
  • Hiperatividade;
  • Irritabilidade;
  • Pouca necessidade de descanso;
  • Autoestima inflada;
  • Pensamento agitados.

É no período de mania que a pessoa geralmente corre mais riscos relacionados ao comportamento, como por exemplo o uso de drogas, gasto excessivo de dinheiro e a prática de sexo não seguro.

Episódios de Depressão

Os episódios de depressão do transtorno bipolar são caracterizados principalmente por:

• Tristeza;
  • Sentimento de culpa e desesperança;
  • Fadiga;
  • Distúrbios do sono (insônia ou excesso de sono);
  • Exaustão.

Tratamento para Transtorno Bipolar

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Embora o transtorno bipolar seja muitas vezes uma condição de longo prazo, há tratamento. Na maioria dos casos pode ser controlado por:

• Psicoterapia, conheça psicólogas do consultório;
  • Medicação: prescrito por um médico psiquiatra. Se você não tem ou não conhece nenhum, peça ajuda ao seu psicólogo para lhe orientar a encontrar algum.

Você tem alguma dúvida? Escreva para mim.

• Como aumentar minha segurança e autoestima

Vejas as dicas de como você pode aumentar sua segurança e autoestima, com o texto da psicóloga do consultório de psicologia Psicólogos Berrini
  • Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é a primeira etapa necessária para o psicólogo conhecer seu paciente. A partir dela, é possível se iniciar um vínculo entre os dois e os principais objetivos são o autoconhecimento para o paciente e através dessa ferramenta, dar início à psicoterapia
  • Qual a Função do Psicólogo?

O papel do psicologo é ajudar seu paciente a superar qualquer dificuldade em sua vida da melhor forma possivel.Conheça todos os tipos de terapia, leia mais.

Google+ por Thaiana Brotto