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Ativação Comportamental em casos de Depressão

Ativação Comportamental em casos de Depressão

Saiba como lidar com os estados de depressão através da Ativação Comportamental.

Quando uma pessoa está deprimida, ela se torna menos ativa. Quanto menos ativa ela é, menos oportunidades existem para que elementos gratificantes aconteçam. Quanto menos coisas positivas acontecem, pior se torna seu humor. A ativação comportamental é uma das formas de sair desse círculo vicioso. Veja a seguir sobre o que se trata!

O que é a Ativação Comportamental?

Segundo indicam os psicólogos, a ativação comportamental é uma estratégia básica de enfrentamento, mesmo de curto prazo, que pode ter um efeito importante no seu humor. Quando você se sente deprimido ou mesmo ansioso, é provável que você faça apenas as tarefas que mais gosta ou evite outras atividades importantes.

Valor Consulta Psicóloga Vânia






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Desta forma, a ativação comportamental é um tipo de meta dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que visa ajudar as pessoas a se envolverem com mais frequência em atividades agradáveis e​, com isso, a melhorar suas habilidades na resolução de problemas. Na TCC, o terapeuta ajuda a programar algumas experiências mais agradáveis, geralmente com outras pessoas em sua vida.

Quando a Ativação Comportamental é necessária

As consequências do estado ansioso e deprimido geralmente são a piora do humor, a sensação de desligamento de outras pessoas, de tarefas e aumento da autossabotagem e estresse.

Há uma relação estreita entre as atividades do cotidiano e do humor. Quando a pessoa se sente bem e passa mais tempo com outras pessoas, ela pratica atividades que as faz sentir bem e está pronta para novas tarefas. Toda essa atividade tem efeitos de feedback positivos.

Ter relacionamentos positivos com outras pessoas, nos faz sentir conectados e valorizados. Mas, o inverso também é verdadeiro. Pessoas que estão deprimidas tendem a fazer menos contatos geralmente e, têm menos oportunidades de sentir prazer, domínio e conexão.

Há formas falsas de sair dessas armadilhas, ao esperar até que algo externo melhore o seu humor e, se isso acontecer, você pode ter mais vontade de voltar aos contatos e atividades. No entanto, essa abordagem é sempre passiva e pode fazer com que você se sinta dependente de fatores externos. O grande problema com a abordagem passiva é que você provavelmente ficará esperando por um longo tempo e não o contrário, de resolver seus conflitos internos.

Por isso, uma forma mais proativa de quebrar esse círculo vicioso da depressão é aumentar o seu nível de atividade, mesmo que não tenha vontade para começar. Essa abordagem é que é chamada de ativação comportamental.

Como funciona, na prática, a Ativação Comportamental

A ativação comportamental para os casos de depressão trata de tornar a sua vida mais significativa e prazerosa novamente, mas envolve estas etapas:

  • Conhecendo os ciclos viciosos de inatividade;
  • Monitoramento das atividades diárias para entender as relações entre a atividade e o humor;
  • Identificação de valores e objetivos, descobrir o que realmente importa para você;
  • Ativação simples, realização de atividades significativas para impulsionar suas experiências de prazer;
  • Resolução de problemas de quaisquer barreiras à ativação.

Portanto, o primeiro passo na terapia de ativação comportamental é monitorar sua atividade e humor para entender como funcionam os ciclos viciosos de inatividade. Na ativação comportamental, você identifica objetivos específicos para a semana e trabalha para alcançá-los. Esses objetivos assumem a forma de atividades prazerosas que são consistentes com a vida que você deseja viver.

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Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

A ativação comportamental é projetada para aumentar o seu contato com atividades positivamente recompensadoras. Porém, embora a ativação comportamental seja uma habilidade de enfrentamento bastante simples, pode ser difícil de fazer, especialmente quando você não está se sentindo motivado.

Ao implementar a ativação comportamental, às vezes, as pessoas identificam atividades que são importantes para outras pessoas. Se você inventar atividades que não são importantes para você, será difícil estimular a motivação e realmente se sentir conectado às atividades nas quais está se engajando.

Quando estiver escolhendo suas atividades para a ativação comportamental, tente pensar o que é importante para você. Que tipo de vida você deseja construir para si mesmo? Crie atividades específicas que realmente importem para você e que sejam afinadas com seus desejos. Isso ajudará a dar-lhe aquele impulso de motivação quando estiver experimentando altos níveis de ansiedade.

Quando as atividades são específicas e mensuráveis, podem dar-lhe mais orientações para fazer a ativação comportamental. Uma forma boa de começar é listar as atividades, da mais fácil à mais difícil.

Depois de configurar essa lista, escolha algumas atividades que serão muito fáceis de realizar. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que está se exercitando, mas também não se estresse ou se desestimule.

Uma nova forma de autoconhecimento

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Uma coisa é importante: a ativação comportamental não deve se tornar opressora ou uma fonte de estresse para você. Ao começar com algumas atividades fáceis, você também pode fomentar a motivação em enfrentar as atividades mais difíceis.

Crie uma variedade de atividades em várias áreas diferentes da vida, como trabalho, relacionamentos, cuidados pessoais, família e amigos. Quanto mais variedade você tiver, mais equilibrada sua vida se tornará e mais provável será sua motivação para continuar a usar a ativação comportamental como uma estratégia de enfrentamento.

Se você acha que é difícil ficar motivado quando se trata de ativação comportamental, peça apoio aos profissionais da área. A ajuda de um psicólogo pode ser fundamental. Informe sobre suas atividades e o que gostaria de realizar durante a semana.

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Seu profissional pode ajudá-lo a realizar essa atividade ou verificar com você durante a semana para ver como está seu progresso. Estar atento e presente quando estiver envolvido na ativação comportamental pode garantir que você experimente e se envolva totalmente nas atividades escolhidas.

A ativação comportamental é uma excelente maneira de abordar alguns dos sintomas de depressão, o que pode reduzir o risco e ajudar a tratá-la. Com a ativação comportamental, podemos dar o pontapé inicial em sua atividade, planejando-a e seguindo os planos.

Certifique-se de que está fazendo o básico, de incluir objetivos simples, de todos os dias, como lavar roupa, cozinhar, fazer compras, e incluir algumas atividades que são sociais. E, finalmente, recompense seu progresso.

Reconheça suas realizações. Isso pode aumentar sua motivação para seguir em frente, especialmente durante aqueles momentos em que seu humor está baixo. Com um passo de cada vez, você pode usar a ativação comportamental para construir uma vida mais significativa e gratificante.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

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