Como lidar com a descoberta de uma doença

A descoberta de uma doença, como um câncer, ou até mesmo algo mais simples, como uma hipertensão, por exemplo, pode ser uma novidade bem traumática para algumas pessoas. Afinal, nem todos reagem da mesma forma, e algumas das reações podem, inclusive, piorar o quadro da pessoa. Por isso é tão importante a ajuda de um psicólogo durante o processo da enfermidade para que o indivíduo possa encarar sua situação da melhor forma possível e com a força necessária para enfrentar um dia após o outro.

No texto de hoje vamos falar sobre como lidar com a descoberta de uma doença e de que forma é possível a situação com muita coragem! Confira.

Aprendendo a lidar

Desde o momento em que uma pessoa recebe a notícia de uma doença, ela passa por todas as fases de negação, e depois pela aceitação. O tempo em que cada um fica nestas etapas pode variar em cada caso, e por isso é preciso motivar quem passar por isso a aceitar a enfermidade para que os resultados do tratamento surjam mais rápido.

Para quem precisa lidar com a descoberta de uma doença, nada melhor do que procurar por um apoio, como o suporte de outros pacientes que possuem a mesma enfermidade para poder dividir seus medos. Dessa forma fica mais fácil também enfrentar o tratamento, pois surge o sentimento de que não se está sozinha com o problema.

A família e amigos também não podem ficar longe em momentos delicados como este, pois a pessoa certamente precisará se sentir acolhida e cercada de amor, especialmente nos dias em que terá que ir a uma consulta médica, por exemplo. Sentir-se querido em situações de doença, pode ser o melhor tratamento!

Conheça cada um de nós lendo nosso perfil individual em psicólogos sp. Você poderá também ver os horários disponíveis e agendar sua consulta ou ainda solicitar que a nossa secretária ligue para você.

Como um psicólogo pode ajudar a pessoa a encarar o problema

Contar com o apoio psicológico pode ser a melhor forma de a pessoa aceitar a doença, e encará-la da melhor maneira. O profissional dará todo o suporte necessário ao paciente para que ele não se sinta sozinho nessa fase de sua vida, e possa enfrentá-la com mais força. Afinal, o jeito com que se encara o tratamento pode influenciar de forma positiva ou negativa nos resultados, por isso a importância de se enfrentar o quadro atual do indivíduo com positividade.

O psicólogo dará todo o apoio necessário para a pessoa, e será o suporte nas horas mais difíceis. É fundamental ter esse acompanhamento durante a fase do tratamento da doença, já que cada um reage de forma diferente: uns sentem-se fortes para enfrentar a doença, e outros ficam assustados e até paralisados com a notícia. E isso pode ser perigoso! O psicólogo fará com que a pessoa enfrente com coragem cada etapa de sua doença.

A descoberta de uma doença não é uma situação positiva, mas com força a pessoa poderá enfrentar seu quadro e passar por isso com alegria de viver. E com o apoio da família, dos amigos mais queridos e de um psicólogo, a luta fica ainda mais fácil.