Como lidar com a descoberta de uma doença
A descoberta de uma doença, como um câncer, ou até mesmo algo mais simples, como uma hipertensão, por exemplo, pode ser uma novidade bem traumática para algumas pessoas.
Afinal, nem todos reagem da mesma forma, e algumas das reações podem, inclusive, piorar o quadro da pessoa. Algumas pessoas podem desencadear sintomas de ansiedade e/ou depressão.
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Por isso é tão importante a ajuda de um psicólogo durante o processo da enfermidade para que o indivíduo possa se fortalecer e desenvolver o seu autoconhecimento, para encarar sua situação da melhor forma possível e com a força necessária para enfrentar um dia após o outro.
No texto de hoje vamos falar sobre como lidar com a descoberta de uma doença e de que forma é possível a situação com muita coragem! Confira.
Aprendendo a lidar
Desde o momento em que uma pessoa recebe a notícia de uma doença, ela passa por todas as fases de negação, e depois pela aceitação. O tempo em que cada um fica nestas etapas pode variar em cada caso, e por isso é preciso motivar quem passar por isso a aceitar a enfermidade para que os resultados do tratamento surjam mais rápido e que a pessoa tenha como prioridade o seu bem-estar.
Para quem precisa lidar com a descoberta de uma doença, nada melhor do que procurar por um apoio, como o suporte de outros pacientes que possuem a mesma enfermidade para poder dividir seus medos.
Dessa forma fica mais fácil também enfrentar o tratamento, pois surge o sentimento de que não se está sozinha com o problema.
A família e amigos também não podem ficar longe em momentos delicados como este, pois a pessoa certamente precisará se sentir acolhida e cercada de amor, especialmente nos dias em que terá que ir a uma consulta médica, por exemplo.
Sentir-se querido em situações de doença, pode ser o melhor tratamento!
Como um psicólogo pode ajudar a pessoa a encarar o problema
Contar com o apoio psicológico pode ser a melhor forma de a pessoa aceitar a doença, e encará-la da melhor maneira.
O profissional dará todo o suporte necessário ao paciente para que ele não se sinta sozinho nessa fase de sua vida, e possa enfrentá-la com mais força. Afinal, o jeito com que se encara o tratamento pode influenciar de forma positiva ou negativa nos resultados, por isso a importância de se enfrentar o quadro atual do indivíduo com positividade.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
O psicólogo dará todo o apoio necessário para a pessoa, e será o suporte nas horas mais difíceis.
É fundamental ter esse acompanhamento durante a fase do tratamento da doença, já que cada um reage de forma diferente: uns sentem-se fortes para enfrentar a doença, e outros ficam assustados e até paralisados com a notícia. E isso pode ser perigoso! O psicólogo, através do processo terapêutico, fará com que a pessoa enfrente com coragem cada etapa de sua doença.
A descoberta de uma doença não é uma situação positiva, mas com força a pessoa poderá enfrentar seu quadro e passar por isso com alegria de viver. E com o apoio da família, dos amigos mais queridos e de um psicólogo, a luta fica ainda mais fácil.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Nervosismo
Você fica nervoso e irritado com facilidade ? A raiva é um estado emocional que varia de intensidade, indo de uma leve irritação a uma imensa fúria
Como lidar com as mudanças?
Como lidar com as mudanças ? Algumas pessoas não sabem como lidar com as mudanças e isso acaba se tornando um transtorno, necessitando da ajuda de um psicólogo.
Psicologia do Esporte
Psicologia do Esporte é cada vez mais discutida e olhada profudamente por atletas, treinadores, empresários do esporte e até patrocionadores.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.