Newsletter Gratuita
Assine Aqui

5 características de pessoas assertivas

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Características de pessoas assertivas

A moderna psicologia descreve alguns tipos comportamentais e pessoas assertivas é uma delas. Confira as características de pessoas assertivas.

As teorias do temperamento são bastante antigas. Desde a época clássica grega, psicólogos, em geral, utilizam a ideia de quatro grandes grupos comportamentais: agressivo, passivo, agressivo/passivo e assertivo.

Como vimos, a pessoa assertiva será a nossa atenção especial. Leia o artigo e conheça as características de pessoas assertivas.

O que é assertividade?

Trata-se da qualidade de uma pessoa ser positiva ou, na maioria dos casos, afirmativa. A pessoa que possui estas qualidades demonstra comportamentos como autoconfiança, sinceridade, honestidade etc.

A assertividade é a capacidade emocional e poder de ação que um indivíduo tem ao posicionar-se perante os outros e principalmente consigo mesmo. De outra forma, a assertividade determina nossas escolhas perante os outros.

>>>Leia também: Assertividade: Por que devo ser assertivo?

Mas a assertividade não significa apenas possuir certeza sobre tudo e permanecer na condição de positividade a qualquer custo.

Uma pessoa assertiva tende para o pensamento positivo, e não obrigatoriamente está sempre nesse estado. Mesmo que cometa falhas ou tenha decepções, ela sempre tentará tirar algo bom disso, tendo pensamentos e atitudes otimistas.

Gostaria de saber se você é uma pessoa assertiva? Então veja se você possui características de pessoas assertivas.

Primeiro aspecto: Comunicação

A pessoa assertiva se comunica de forma muito mais objetiva do que as demais, por acreditar que ser transparente é o caminho mais fácil.

As pessoas que se aproximam de um indivíduo com estas características são estimuladas pela sua clareza e simplicidade, o que acaba gerando boas influências ao seu redor. Estas pessoas resolvem conflitos por meio da diplomacia e da credibilidade.

Segundo aspecto: Pacífico e não Passivo

Valor Consulta Psicóloga Janaina






Não quero informar nome ou e-mail





O que significa isso? Qual é a diferença entre ambos os termos? A pessoa de temperamento passivo dificilmente se levantará contra algum tipo de dominação, individual ou coletiva. Já a que possui temperamento pacífico poderá apresentar com clareza que a solução da inércia ou omissão, não levam a lugar nenhum.

Resumidamente, pessoas assertivas buscam resolver seus problemas por meio da diplomacia, mas se esforçam para sair da situação desconfortável. Já as pessoas passivas preferem não se manifestar e aceitam qualquer circunstância, independente do prejuízo que ela venha causar.

Terceiro aspecto: Felicidade

A pessoa assertiva trata o seu modo de ver o mundo de forma mais natural do que as pessoas com temperamento irascível ou passivo.

Enquanto estas necessitam de certos tipos de compensações por serem mais “extremas”, a assertiva contemplará o seu próprio universo sem causar compensações a si mesma. E esse é um dos principais motivos por elas serem menos propensas a vícios e compulsões. A felicidade é uma das características de pessoas assertivas.

Quarto aspecto: Autoconfiança

Esta é uma das principais características das pessoas assertivas, já que reconhecem a sua capacidade de orientar suas ideias de acordo com suas posturas pessoais frente às demais pessoas.

Normalmente são excelentes planejadoras e executoras, porque ela própria determina a sua linha de raciocínio com clareza.

Quinto aspecto: Respeito

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Resumindo todos os aspectos e características anteriores, o respeito está entre o mais importante sinal e indicativo das pessoas assertivas.

É por meio dele que a comunicação objetiva, a felicidade de sentir-se livre das amarras emocionais, a autoconfiança em si, tornam a pessoa mais comprometida com a aceitação e perspectivas diferentes da sua.

De certa forma, o autoconhecimento ajuda muito esta pessoa a entender como funciona o mundo das relações interpessoais.

Seja uma pessoa mais positiva

Aceitar a si mesmo é uma das maiores dificuldades que as pessoas têm hoje em dia. A busca incessante pelos valores alheios ou o individualismo extremo são os motivos mais frequentes para a diminuição da assertividade e da felicidade.

Por isso, muitas pessoas buscam ter características de pessoas assertivas. E isso é possível mudando seus hábitos. É importante lembrar que comportamentos podem demorar para mudar, portanto não desista.

Características de pessoas assertivas

Veja algumas características que você pode introduzir na sua vida

  • Empatia: colocar-se no lugar de outra pessoa, para entender o que ela pensa e sente.
  • Objetividade: ser pontual na medida do possível, mostrando como as suas decisões podem ser discutidas com clareza e sem interesses ocultos.
  • Honestidade: saber admitir seus erros e entender que suas opiniões não são certezas fundamentais.
  • Flexibilidade: posicionar-se no sentido de estar sempre aberta a opiniões divergentes e capaz de mudar de ideia para melhorar a si mesma.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Conforme vimos, uma pessoa assertiva possui grande autoconhecimento, controle de sua vida e de sua felicidade. A assertividade pode ser adquirida ao mudar seus hábitos e rotinas, buscando o auxílio de psicólogo.

A terapia é o meio mais fácil de ajudá-lo (a) a adquirir autoconhecimento e, consequentemente, tornar-se uma pessoa assertiva.

Consulte um psicólogo que lhe abrirá as janelas para ver um mundo mais colorido e positivo! Características de pessoas assertivas realmente transformam o nosso entorno em espaços afirmativos!

Se você gostou do artigo, pode se interessar por esse também: Como lidar com a pressão?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Inferioridade

    Inferioridade
    Inferioridade é um assunto comum nos consultório de psicologia. Sentir-se inferior pode se caracterizar por inúmeras razões. É um assunto bastante delicado e que precisa ser tratado com cautela.
  • Como conviver com pessoas com problemas psicológicos graves

    Como conviver com pessoas com problemas psicológicos graves
    Conviver com pessoas com problemas psicológicos deve ser aprendido para evitar complicações, consultório da psicóloga em São Paulo, Brooklin
  • Autossabotagem

    Autossabotagem
    Um comportamento auto destrutivo combinado com pensamentos negativos leva a auto sabotagem. Acesse, saiba mais e nos escreva para tirar uma dúvida.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.