5 características de pessoas assertivas

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
5 características de pessoas assertivas

A moderna psicologia descreve alguns tipos comportamentais e pessoas assertivas é uma delas. Confira as características de pessoas assertivas.

As teorias do temperamento são bastante antigas. Desde a época clássica grega, a psicologia, em geral, utiliza a ideia de quatro grandes grupos comportamentais: agressivo, passivo, agressivo/passivo e assertivo. Como vimos, a pessoa assertiva será a nossa atenção especial. Leia o artigo e conheça as características de pessoas assertivas.

O que é assertividade?

Trata-se da qualidade de uma pessoa ser positiva ou, na maioria dos casos, afirmativa. A pessoa que possui estas qualidades demonstra comportamentos como autoconfiança, sinceridade, honestidade etc.

A assertividade é a capacidade emocional e poder de ação que um indivíduo tem ao posicionar-se perante os outros e principalmente consigo mesmo. De outra forma, a assertividade determina nossas escolhas perante os outros.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

>>>Leia também: Assertividade: Por que devo ser assertivo?

Mas a assertividade não significa apenas possuir certeza sobre tudo e permanecer na condição de positividade a qualquer custo. Uma pessoa assertiva tende para o pensamento positivo, e não obrigatoriamente está sempre nesse estado. Mesmo que cometa falhas ou tenha decepções, ela sempre tentará tirar algo bom disso, tendo pensamentos e atitudes otimistas.

Gostaria de saber se você é uma pessoa assertiva? Então veja se você possui características de pessoas assertivas.

Primeiro aspecto: Comunicação

A pessoa assertiva se comunica de forma muito mais objetiva do que as demais, por acreditar que ser transparente é o caminho mais fácil. As pessoas que se aproximam de um indivíduo com estas características são estimuladas pela sua clareza e simplicidade, o que acaba gerando boas influências ao seu redor. Estas pessoas resolvem conflitos por meio da diplomacia e da credibilidade.

Segundo aspecto: Pacífico e não Passivo

O que significa isso? Qual é a diferença entre ambos os termos? A pessoa de temperamento passivo dificilmente se levantará contra algum tipo de dominação, individual ou coletiva. Já a que possui temperamento pacífico poderá apresentar com clareza que a solução da inércia ou omissão, não levam a lugar nenhum.

Resumidamente, pessoas assertivas buscam resolver seus problemas por meio da diplomacia, mas se esforçam para sair da situação desconfortável. Já as pessoas passivas preferem não se manifestar e aceitam qualquer circunstância, independente do prejuízo que ela venha causar.

Terceiro aspecto: Felicidade

A pessoa assertiva trata o seu modo de ver o mundo de forma mais natural do que as pessoas com temperamento irascível ou passivo. Enquanto estas necessitam de certos tipos de compensações por serem mais “extremas”, a assertiva contemplará o seu próprio universo sem causar compensações a si mesma. E esse é um dos principais motivos por elas serem menos propensas a vícios e compulsões. A felicidade é uma das características de pessoas assertivas.

Quarto aspecto: Autoconfiança

Esta é uma das principais características das pessoas assertivas, já que reconhecem a sua capacidade de orientar suas ideias de acordo com suas posturas pessoais frente às demais pessoas. Normalmente são excelentes planejadoras e executoras, porque ela própria determina a sua linha de raciocínio com clareza.

Quinto aspecto: Respeito

Resumindo todos os aspectos e características anteriores, o respeito está entre o mais importante sinal e indicativo das pessoas assertivas. É por meio dele que a comunicação objetiva, a felicidade de sentir-se livre das amarras emocionais, a autoconfiança em si, tornam a pessoa mais comprometida com a aceitação e perspectivas diferentes da sua. De certa forma, o autoconhecimento ajuda muito esta pessoa a entender como funciona o mundo das relações interpessoais.

Seja uma pessoa mais positiva

Aceitar a si mesmo é uma das maiores dificuldades que as pessoas têm hoje em dia. A busca incessante pelos valores alheios ou o individualismo extremo são os motivos mais frequentes para a diminuição da assertividade e da felicidade.

Por isso, muitas pessoas buscam ter características de pessoas assertivas. E isso é possível mudando seus hábitos. É importante lembrar que comportamentos podem demorar para mudar, portanto não desista.

Características de pessoas assertivas

Veja algumas características que você pode introduzir na sua vida

  • Empatia: colocar-se no lugar de outra pessoa, para entender o que ela pensa e sente.
  • Objetividade: ser pontual na medida do possível, mostrando como as suas decisões podem ser discutidas com clareza e sem interesses ocultos.
  • Honestidade: saber admitir seus erros e entender que suas opiniões não são certezas fundamentais.
  • Flexibilidade: posicionar-se no sentido de estar sempre aberta a opiniões divergentes e capaz de mudar de ideia para melhorar a si mesma.

Conforme vimos, uma pessoa assertiva possui grande autoconhecimento, controle de sua vida e de sua felicidade. A assertividade pode ser adquirida ao mudar seus hábitos e rotinas. E conhecer a si mesmo é o primeiro passo passo para esta mudança.

Consulte um psicólogo que lhe abrirá as janelas para ver um mundo mais colorido e positivo! Características de pessoas assertivas realmente transformam o nosso entorno em espaços afirmativos!

Se você gostou do artigo, pode se interessar por esse também: Como lidar com a pressão?

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.