Atendimento Online

As sessões serão por Vídeo durante a quarentena

Saiba como funciona o atendimento psicológico a distância

Secretária das 7hs às 21hs. Ligue 11 4564-7707

Consultas das 7hs às 22hs

Valores - Horários Disponíveis - Os Psicólogos

Newsletter Gratuita
Assine Aqui

5 benefícios psicológicos da atividade física

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Benefícios Psicológicos das Atividades Físicas

Conheça os principais benefícios psicológicos da atividade física no tratamento de transtornos emocionais e mentais

A vida moderna é exigente. Entre as condições para manter a saúde está a necessidade da prática de atividades físicas.

Os benefícios psicológicos da atividade física vai muito além da produção de hormônios que garantem a felicidade e bem-estar. Elas também promovem a longevidade, afastam doenças físicas e psicológicas.

Com dito, a atividade física ajudam na produção de hormônios tais como serotonina, dopamina e endorfina. Eles são responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade e também favorecem o metabolismo, a qualidade de pensamentos, as neurotransmissões e muito mais.

Quais os principais benefícios psicológicos da atividade física para a saúde mental?

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Transtornos mentais como esquizofrenia, depressão, ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo, adicção, fobias, apoio para cirurgias bariátricas, transtornos pós-traumáticos, entre outros, têm a prática esportiva como parte do integrante do tratamento.

Isso por que os benefícios psicológicos da atividade física são comprovados e perceptíveis. Confira!

1) Melhora a autoestima

Um dos principais benefícios psicológicos da atividade física é melhorar a autoestima.

Pacientes com depressão, transtorno bordedeline, ansiedade, transtornos de imagem podem ter o tratamento favorecido com a prática de atividades físicas.

2) Reduz o estresse

A redução do estresse é também um dos principais benefícios psicológicos da atividade física.

A atenção requerida e desviada para o controle do corpo, faz que com preocupações muitas vezes provocadas por ansiedade ou transtornos sociais sejam reduzidas a medida que se realiza práticas físicas.

3) Protege o sistema cognitivo, prevenindo doenças degenerativas

Ao estimular a oxigenação do cérebro, as neurotransmissões são favorecidas. Também estimula a memória e afasta pensamentos ruins. Com isso o organismo reduz a produção de cortisol que é descarregado no sangue.

Também proporciona a melhora o sistema cognitivo, reduz o envelhecimento precoce das células e promove a longevidade.

4) Reforça o sistema imunológico, severamente prejudicado por doenças mentais

O sistema imunológico costuma ser severamente prejudicado por transtornos psicológicos, facilitando doenças ocasionais, como resfriados, dores de cabeça e problemas do trato intestinal.

Ao praticar exercícios, os hormônios da felicidade — serotonina, endorfina e dopamina — se encarregam de reforçar nossos sistemas de defesa. Esses hormônios são produzidos em maiores quantidades pelo corpo graças as atividades físicas.

5) Aumenta a disposição, garantindo mais produtividade

O cansaço e a falta de motivação afeta pessoas que sofrem com diversos transtornos psicológicos. Obviamente a prática esportiva fará com o corpo passe a receber hormônios que garantem nossa disposição e bem-estar.

Também favorece a qualidade do sono, e após uma noite bem dormida a chance de ter um dia com mais qualidade é muito maior.

>>>> Leia também: O poder do sono

Os benefícios psicológicos da atividade física e a produção de substâncias que dão sensação de bem-estar

Ao longo do texto foi bastante citado que a prática de atividades físicas ajuda na produção dos hormônios da felicidade. Que tal entender como funciona cada um? Confira!

1) Dopamina

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A dopamina é um neurotransmissor responsável por uma série de funções no cérebro, mas principalmente em funções relacionadas com o controle de movimento, memória e prazer.

Hoje sabe-se que o Mal de Parkinson está diretamente relacionado a baixa produção de dopamina e a morte de neurônios. Recomenda-se o consumo de alimentos que favoreçam sua produção tais como abacate, amêndoas, feijão e nozes, assim como a prática de esportes.

2) Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela qualidade do sono, bom humor, apetite, ritmo cardíaco, funções intelectuais e sensibilidade a dor.

Manter a produção de serotonina é fundamental para diversas funções cerebrais que garantem nossa qualidade de vida e principalmente nossa disposição.

Alimentos como o chocolate preto, carnes magras, vinho tinto e leite podem contribuir com a produção natural de serotonina, assim como a prática de atividades físicas.

3) Endorfina

A endorfina é um neuro-hormônio produzido pelo corpo, utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Ela é produzida pela glândula hipófise. é um hormônio do bem, presente na forma natural do cérebro.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

A endorfina é um importante analgésico, ajudando a combater estados de ansiedade, depressão e mantendo o apetite. Ser feliz, ter relações sexuais e comer alimentos que dão prazer, assim como a prática esportiva favorecem a produção de endorfina.

O fato é que todos os médicos costumam recomendar aos seus pacientes realização de atividades físicas. O psicólogo contará com esse recurso adicional para tratar diversos transtornos psicológicos, desde a depressão até casos relacionados com a dependência química.

Caso você perceba que pode estar sofrendo com transtornos psicológicos, procure apoio psicológico e busque uma atividade física para ter mais qualidade de vida em sua vida.

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: É possível ser plenamente feliz?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Você não é perfeito!

    Você não é perfeito!
    Você não é perfeito, assim como ninguém o é. O ritmo frenético das nossas vidas e a busca em sermos melhores em tudo têm nos feito buscar a perfeição sempre
  • Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?

    Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?
    Dentre tantas técnicas, abordagens e opções de consultórios e clínicas, como saber qual psicólogo é ideal para o meu caso? Uma dúvida bastante comum quando alguém decide procurar um profissional é se todos os psicólogos são capazes de atender a todas as demandas.
  • Como lidar com um psicopata no trabalho

    Psicopata no trabalho
    Como lidar com um psicopata no trabalho, segundo o que diz um psicólogo. Saiba como lidar com a situação

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.