Conheça 5 formas de se autossabotagem e como lidar com ela
A autossabotagem é um ataque dirigido à própria pessoa. Conheça mais sobre a autossabotagem e entenda essas situações.
Apenas precisamos parar por alguns poucos momentos para sentir que estamos praticando a autossabotagem. Quando a realidade psicológica é um verdadeiro foco de emoções e pensamentos pessimistas, a autossabotagem mental entra em cena.
Quando se percebe com a devida atenção, com certa frequência a sua mente cria mecanismos de ataque com pensamentos agressivos, julgamentos, culpa e vitimização, enchendo sua cabeça e colocando você em estado de bloqueio e inércia. O resultado final: autossabotagem.
Como acontece a autossabotagem?
Ela surge com um desejo súbito de permanecer se julgando por aquilo que você não seria capaz de fazer ou alcançar. A mente se programa para considerar que estas mensagens são corretas e passa a se sentir impotente, débil, chegando ao estado de autossabotagem.
A autocrítica faz parte da natureza humana, mas ela possui um limite saudável. Por isso, é importante ver e perceber como estas formas de ataques mentais causam estes estados internos negativos. E isso tudo se reflete em nossas atitudes e decisões.
Conheça os tipos de autossabotagem
1. Vitimização
Uma forma de ataque mental que é comum, no momento de justificar o sofrimento que é feito em si mesmo, para obter uma pequena gratificação em troca.
Trata-se de uma autossabotagem muito frequente, que acaba por se alimentar de pensamentos negativos de impotência.
2. Culpabilidade
A culpa é uma forma de sabotar mentalmente os julgamentos, que parecem seguir uma base de códigos internos em se autoproclamar culpado. Atendido este fluxo de pensamentos negativos e punitivos, percebe-se que eles continuam ditando o que se deve fazer e o que se julga errado.
Culpar constantemente a si mesmo cria uma prática caótica de autossabotagem de suas próprias decisões e ações.
3. Medo e Estresse
O medo faz parte da natureza humana e deve ser respeitado. No entanto, quando se torna frequente e paralisante ele pode causar um longo processo depressivo e de inação.
4. Anestesia emocional
Pode ser considerada um tipo de bloqueio interno, relacionado com as formas que vimos sobre sabotagem interna. A anestesia emocional acontece pelo desejo de não sofrer. E isso pode paralisar a mente e as ações.
E, em consequência, a própria vida, no sentido de ter prazer, alegria e felicidade, de buscar ações visando conquistar os objetivos desejados.
Como tratar e prevenir a autossabotagem
1. Práticas de meditação e exercícios
O ioga, por exemplo, é uma ótima saída para prevenir os estados de autossabotagem da mente.
Através dos exercícios de controle mental, é possível estabelecer uma disciplina de pensamentos e estados emocionais.
2. Observação atenta da sabotagem
Perceba, de forma neutra, as consequências que os ataques mentais causam em você. Veja o grau de necessidade que há para continuar alimentando certos vícios de pensamentos defensivos.
É possível vencer uma guerra mental com o silêncio.
3. Conheça seus valores e crenças
Para que a autossabotagem permaneça controlada e minimizada, é importante e conveniente que você entenda as suas crenças e sua forma de ver o mundo.
Muitas vezes, crenças e valores limitantes apenas existem em sua mente e, em razão disso, consequências negativas acontecem na sua vida.
4. Pratique ações de enriquecimento pessoal
Nem sempre os objetivos mais importantes são aqueles feitos com grandes conquistas. Faça e pratique uma pequena ação, que o seu resultado pode ser tornar no futuro a primeira de muitas ações.
Pequenos objetivos têm a vantagem de aumentar a eficácia, ajudando a alterar o conceito sobre si mesmo.
5. Comece a sair da zona de conforto
As grandes mudanças só acontecem quando o medo de sair da zona de conforto se desfaz. Essas mudanças exigem deixar a sua zona de conforto e passar a encarar as novas situações desconhecidas.
Como a autossabotagem faz parte da vida humana, bem como o medo, depressão e ansiedade, procure com o máximo de responsabilidade a ajuda de um profissional da área da saúde mental, que permitirá alcançar as metas definidas por você.
Gostou deste artigo sobre autossabotagem? Talvez possa se interessar também por esse: Como evitar a autossabotagem no trabalho.
Quem leu esse texto também se interessou por:
Razão x Emoção
Razão e Emoção é um conflito que há muito tempo permeia nossas vidas, relações, decisões. Entenda as principais características de acordo com a psicóloga
Casamento versus Trabalho
Um desafio imposto pela vida moderna é conciliar casamento e trabalho. Isso porque o trabalho exige horas a fio de dedicação.
Traumas psicológicos
Traumas psicológicos podem trazer consequências para a vida da pessoa. Mas é possível enfrentar essas consequências e a ajuda de um psicólogo é muito importante nesse momento
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.