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Estresse

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Estresse e Psicologia

Estamos em um mundo que cada vez mais exige nosso tempo e atenção. E isso pode gerar problemas como ansiedade e estresse. Leia o texto e conheça os efeitos do estresse.

Atualmente o estresse é considerado como a grande marca da fadiga mental que a maioria das pessoas passa ou pelo menos conhece. Geralmente causado pelos níveis altos de pressão a que somos submetidos diariamente. Gostaria de saber mais? Leia o artigo e veja o que os psicólogos têm a dizer sobre os efeitos do estresse na vida cotidiana.

Tipos de estresse e como ele afeta a mente

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O estresse pode provocar diversas patologias, tanto físicas quanto psíquicas. Ele é uma reação do nosso corpo e que, se ficarmos expostos a ele por muito tempo, pode causar problemas de saúde sérios. Entre os principais problemas que o estresse causa, podemos citar:

  • Transtornos psicossomáticos;
  • Transtornos psicológicos;
  • Problemas físicos (gastrite, doenças cardíacas, baixa imunidade, doenças crônicas, pressão alta etc.).
  • Ansiedade;
  • Depressão, etc.

Além disso, você sabia que existem vários tipos de estresse? Confira alguns dos principais.

1. Estresse positivo

Ao contrário do que se afirma, o estresse nem sempre causa danos à pessoa. O estresse é uma reação natural do organismo a momentos de tenção.

Quando uma pessoa está sob pressão, ela pode ser motivada com mais energia. Um bom exemplo de estresse positivo é o que ocorre em uma competição esportiva.

2. Estresse negativo

Surge quando a pessoa padece antecipadamente de uma situação negativa a qual acredita que alguma coisa pode sair errada, gerando ansiedade e paralisando-a por completo.

O estresse negativo desequilibra e neutraliza todos os recursos que a ela dispõe, ocasionando tristeza, raiva, e problemas ainda mais graves.

3. Estresse agudo

Esse é o tipo estresse mais conhecido. Ele é o grande causador de problemas físicos e psicológicos graves, principalmente quando ele se mantém por um longo período. Alguns dos principais sinais de alerta do estresse agudo são:

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  • Dores musculares;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Medo e síndrome do pânico;
  • Frustração;
  • Problemas gástricos;
  • Excitação do sistema nervoso;
  • Náuseas;
  • Sudorese.

4. Estresse crônico

Esse tipo de estresse é causado por traumas, situações sócio econômicas insalubres, convivência ou ainda ter experimentado um episódio de violência marcante, etc. Ele também pode ser conhecido como Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Pessoas que vivenciaram situações traumáticas devem estar continuadamente em alerta. Ele é o tipo de estresse mais grave, que podem deixar sequelas durante toda a vida, chegando até mesmo a mudar profundamente os valores da pessoa e gerar consequências drásticas.

Consequências e os efeitos do estresse

Valor Consulta Psicóloga Vânia






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Assim, vimos os tipos de estresse e como ele se relaciona com o mundo interno e externo da pessoa. Agora veremos os efeitos do estresse e como podemos preveni-lo.

Um dos efeitos do estresse é que ele surge com a ideia de insegurança e sentimento de ansiedade. Sabemos que o estresse nem sempre tem consequências negativas, mas isso irá depender de vários fatores.

Principalmente do estado subjetivo de mal-estar da pessoa naquele momento. Confira as principais consequências do estresse.

1. Respostas psicofisiológicas

Em geral, as respostas são involuntárias, como o aumento da pressão cardíaca e atividade respiratória, com queixas habituais de fadiga mental, insônia, tremores, alterações hormonais, debilidade imunitária, e dores de diversos tipos.

2. Respostas emocionais

O estresse costuma prejudicar muito as emoções e sentimentos concretos que  acompanham o indivíduo. Desde pensamentos negativos constantes até mesmo nervosismo, irritabilidade, raiva, impaciência, frustração e muito mais.

3. Respostas comportamentais

Um dos efeitos do estresse é que ele muda nosso comportamento e até mesmo pode gerar transtornos psicológicos. As respostas comportamentais convertem em formas de enfrentar a realidade, como indecisão, atividade mental acelerada, perda do sentido do humor, memória, transtornos alimentares, obesidade, vícios, compulsões, depressão, ansiedade etc.

Como podemos prevenir os efeitos negativos do estresse?

Todos os nossos sentimentos, sejam eles positivos ou negativos, são necessários para nós. O estresse é, na verdade, a força que ajuda a impulsionar na vida. A questão é como podemos aproveitar essa energia que proporciona ativação psicofisiológica perante situações que precisem de esforço.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Existem algumas estratégias como na resolução de problemas ou no momento de tomada de decisões importantes que necessitam da clareza mental ideal. Para isso, a realização de atividades prazerosas, como esportes, passeios, meditação, manter relações sociais saudáveis ou aprender algum estudo novo, são algumas soluções simples e que dão bons resultados.

Os efeitos do estresse sobre o corpo são mais amplos e complexos do que se acredita. A tensão mental mantida por um longo período acabam por minar a saúde, gerando efeitos acumulativos. Como palavra de moda, o estresse tornou-se comportamento padrão em nossa sociedade e isso têm gerado muitos problemas graves.

Se você percebe mudanças ocorrendo em sua saúde mental e emocional, não hesite em procurar ajuda de um profissional que lhe indicará o melhor tratamento e prevenção a ser feito. A psicoterapia auxiliará você em compreender a sua causa e observar os sintomas.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.